sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Maravilhas do Vinagre
VINAGRE
5% do tipo vinagre que você pode comprar nos supermercados mata:
99% das bactérias,
82% dos fungos (mofo) e
80% dos germes (vírus).
O vinagre é fortemente antibacteriano.
Spray de Vinagre: coloque um pouco de vinagre branco em um frasco spray. Pulverize sobre a área mofada, e deixe agir sem enxaguar.
Onde usar: Nos utensílios de madeira, como colheres de pau, tábuas de carne, geladeira, freezer e no micro-ondas.
Lavanderia: Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.
Cozinha: Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha: para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com 1 xícara (chá) de vinagre.
Para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
Banheiras: O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.
Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.
Chuveiros: Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.
Box: Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente. Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar. Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.
Pias: Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.
Vasos sanitários: Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.
Paredes: Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.
Armários: Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.
Odores de animais: Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
Dicas: Mantenha uma garrafa spray limpa cheia de vinagre em sua cozinha. Limpe sua tábua de carne toda vez que usá-la, limpe seu banheiro, carpete, canil e enfim tudo que quiser. O cheiro do vinagre dissipa-se dentro de poucas horas.
Obs.: use o vinagre em spray na tábua de carne, antes de dormir. Deixe a noite toda e pela manhã lave quando for usar.
Sete sinais de que você precisa consultar um dentista
Sete sinais de que você precisa consultar um dentista
Especialista aponta principais problemas orais que devem ser tratados sem demora
A boca é uma porta de entrada para várias doenças. Além dos problemas relacionados à saúde oral, há doenças que decorrem de um processo infeccioso iniciado na boca e que acabam resultando em complicações cardiovasculares e do diabetes, distúrbios renais e respiratórios, hepatite e até mesmo prematuridade. De acordo com o doutor Ruy Hizatugu, professor da EAP (Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD), em São Paulo, além da higienização adequada dos dentes ao menos três vezes por dia, o paciente deve consultar um dentista na presença de 7 sinais:
1. DOR DE DENTE. “Um levantamento do Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos revelou que os estudantes perdem mais de 51 milhões de horas-aula ao ano por causa de problemas dentais. De fato, a dor de dente costuma ser tão pouco suportada por jovens e crianças que, quando não faltam à escola, também não conseguem prestar atenção na matéria. A cárie é a causa mais comum de dor de dente, sendo tanto pior quanto mais exposto está o nervo do dente”.
2. SANGRAMENTO. “O sangramento deve ser investigado se persistir por mais de dois ou três dias. Geralmente, ocorre quando a pessoa coloca muita força na hora da escovação. Mas, as principais causas incluem gengivite, traumas, distúrbios hemorrágicos, doenças como a leucemia e o escorbuto, além de próteses móveis mal ajustadas”.
3. FERIDAS. “As feridas podem ter várias causas. Desde as mais simples, como quando a pessoa acaba mordendo a parte interna da boca ou quando fica passando a língua em um dente quebrado, além das aftas e da herpes labial, até as que sugerem uma investigação mais complexa. Infecções por bactérias, vírus ou fungos devem ser investigadas, assim como as leucoplasias – que são mais frequentes em fumantes de cigarros, cachimbo e charutos, ou ainda de quem abusa do álcool. A propósito, a associação dos dois potencializa o surgimento desse tipo de lesão”.
4. SENSIBILIDADE NOS DENTES. “Bebidas quentes ou geladas podem causar dor em pessoas com dentes hipersensíveis. Tanto pode ser resultado de cáries dentárias, como de dentes fraturados, esmalte desgastado, doenças na gengiva ou ainda a dor pode ser provocada por uma raiz exposta. O tratamento levará em conta a causa do problema e o grau de sensibilidade”.
5. DOR NA MASTIGAÇÃO. “Quando o paciente sente dores durante a mastigação, e se a dor for persistente, deve procurar um cirurgião-dentista sem demora para chegar ao diagnóstico correto do problema. Esse tipo de sintoma pode estar associado a doenças como sinusite, artrite, gengivite, bruxismo, ou ainda a uma disfunção da articulação temporomandibular”.
6. FRATURA. “Com o aumento da expectativa de vida e a incorporação de novos hábitos alimentares, os dentes vêm sendo cada vez mais exigidos. Como os dentes trincados ou fraturados apresentam sintomas diversos, é importante procurar um especialista na presença de dor ao mastigar, dor ao entrar em contato com bebidas muito quentes ou muito frias, ou ainda dor localizada. Como o desconforto vem e vai, e nem sempre o problema é visualizado no raio-X, esse tipo de diagnóstico depende em grande parte da regularidade com que se consulta o dentista”.
7. ABCESSO. “Esse tipo de problema também é muito comum e geralmente se manifesta quando há um acúmulo de pus em torno da raiz do dente – resultado de uma infecção bacteriana. O tratamento consiste em drenar o pus, limpar e desinfetar a cavidade pulpar. Em casos muito graves, a extração do dente é necessária. Mas, como a Odontologia está cada vez mais conservadora, procuramos sempre uma forma de tratar o dente doente e prescrever antibióticos para o paciente”.
Fonte: Dr. Ruy Hizatugu, especialista em endodontia e professor da EAP – Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em São Paulo – www.apcd.org.br
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
sábado, 2 de fevereiro de 2013
Neste dia que amanhece minha alma louva ao Eterno.
Bom dia.
Neste dia que amanhece minha alma louva ao Eterno.
Louva pelo sol que desponta iluminando a terra mohada pelo sereno e pelas gotas de chuva que fertilizam a terra.
Louva pelo silêncio dos pássaros no ninho, esperando que os raios de sol esquentem e sequem suas penas para que possam voar rumo ao horizonte.
Minha alma louva por estar vendo o maravilhoso esplendor da criação. Me curvo diante do meu Criador pela luz que ilumina nossa vida. Me curvo diante de tanta majestade e pela minha vida, e pela vida dos que eu amo. Eu louvo cheia de júbilo e agradecimentos por tudo de belo e bom que tenho e terei no dia de hoje. Agradeço pelas pessoas que convivo e pelas que verei hoje. Agradeço pela graça de estar viva louvando meu Criador e Eterno e único aquele que É. Te louvo por estar vendo e sentindo a sua presença em tudo. Amen.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)