sábado, 29 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
MOBILIZAÇÃO DOS MÉDICOS NO SUS- suspensão no atendimento nesta terça
MOBILIZAÇÃO DOS MÉDICOS NO SUS
Vinte e um estados terão suspensão no atendimento nesta terça
Em 19 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos e em dois (São Paulo e Santa Catarina) este tipo de paralisação será pontual
Amanhã (25), médicos de todos os estados protestarão contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde. O movimento – coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – quer chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento oferecido. A previsão é que se tenha a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS.
Em 19 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro, sendo que no Piauí deve se prolongar por 72 horas. Em outros dois estados, este tipo de paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período. Em outros seis estados, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública. Alias, atos do tipo deverão acontecer simultaneamente em todo o país.
“Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda. Para ele, ao mobilizar, os médicos estão defendendo os interesses da população. “Faremos o que todo brasileiro gostaria de estar fazendo: dar um basta nas precariedades do SUS”.
Urgências garantidas - Nos estados em que se optou pela paralisação, serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). No entanto, ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e emergência. “Todos os atendimentos serão remarcados. Queremos dizer a população que o movimento é a favor da saúde”, apontou Tibiriçá.
No início do mês, o Conselho Federal de Medicina determinou aos Conselhos Regionais (CRMs) o envio de correspondências aos gestores públicos (secretários de saúde e diretores técnicos e clínicos de estabelecimentos de saúde) com um alerta sobre o movimento iminente. No documento, os responsáveis eram orientados a escalonar suas escalas e as marcações para evitar constrangimentos aos pacientes e seus familiares, bem como assegurar novas datas para os procedimentos desmarcados.
Principais reivindicações - A decisão sobre os encaminhamentos locais estão sob a responsabilidade dos estados em função dos diversos cenários e contextos vivenciados pelo SUS no país. Os problemas existem, mas nem sempre se materializam da mesma forma. As principais dificuldades relatadas pelos médicos e pacientes são a baixa remuneração, a não implantação da CBHPM e a defasagem da tabela SUS. Também afetam o trabalho médico a ausência de um plano de carreira, a precarização dos vínculos de emprego, as contratações sem concurso e a falta de isonomia salarial na mesma rede do SUS. Além desse quadro, constata-se a situação caótica da urgência e emergência em nível nacional.
Os médicos que são servidores concursados pelas Secretarias de Saúde reclamam que os salários estão defasados e não correspondem á responsabilidade, á dedicação e aos preparos exigidos. Um levantamento informal feito pelas entidades médicas mostra, por exemplo, que a média do salário-base (sem gratificações ou outros tipos de adicionais) pago ao profissional com contrato de 20 horas semanais fica em 1.946,91. Os valores oscilam de 723,81 a 4.143,67.
A mobilização nacional do dia 25 de outubro será uma oportunidade dos médicos reiterarem junto às autoridades as reivindicações deliberadas desde o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem 2010), que tem balizado inúmeras manifestações e movimentos localizados. Uma delas é o piso salarial definido em 2011 pela Fenam em 9.188,22 para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho.
Este valor é o parâmetro para dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e, principalmente, para a discussão do PCCV de médicos do SUS com prefeituras e câmaras municipais. Isso ocorre inclusive nas negociações para formulação de editais de concursos públicos lançados pelas prefeituras e estados. Além do PCCV e do piso como soluções complementares, as entidades apontam a necessidade da instituição da Carreira de Estado dos médicos do SUS, com dedicação exclusiva, contratação via concurso e salário compatível.
Quadro 1 - Situação do protesto nacional dos médicos do SUS contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência (tipo de protesto x estado)*
Tipo de protesto Estados
Suspensão dos atendimentos eletivos em toda a rede SUS no dia 25 de outubro Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe.
Suspensão dos atendimentos eletivos em toda a rede SUS por 72 horas, a partir de 25 de outubro Piauí
Suspensão dos atendimentos eletivos em algumas unidades de saúde ou por algumas horas durante o dia 25 Santa Catarina e São Paulo
Realização de apenas manifestações e protestos públicos Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins
Confira abaixo o quê os estados prepararam para o dia 25 de outubro:
Acre – As entidades médicas confirmam a adesão dos profissionais do Acre ao protesto, sendo que eles decidiram suspender os atendimentos eletivos na data. Estão previstos a realização de atos públicos como forma de informar à sociedade sobre os problemas que comprometem o SUS no Estado e no país.
Alagoas – No estado, os 1.638 médicos que atendem pelo SUS suspenderão suas atividades em 25 de outubro. O Sindicato dos Médicos, Welington Galvão, inclusive já comunicou o fato à Procuradoria da República em Alagoas. As consultas e exames não realizados serão reagendados, sendo que nos estabelecimentos de saúde foram fixados avisos para a população com antecedência com informes sobre o motivo do protesto.
Amapá – Os médicos do Amapá prometem suspender os atendimentos eletivos no dia 25 de outubro, assegurando o funcionamento das urgências e emergências. Na data do protesto, as entidades locais realizarão assembléia, na sede do Conselho Regional de Medicina, para discutir as más condições de trabalho e a baixa remuneração dos profissionais. Na oportunidade será apresentado um manifesto com os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde na região.
Amazonas – Em Assembleia Geral Extraordinária, os médicos amazonenses decidiram fazer uma carreata contra as más condições de trabalho e a baixa remuneração dos profissionais oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma coletiva de imprensa acontecerá, dia 25, às 9h00, no Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) e, em seguida, os médicos vão seguir em carreata pelos principais pontos da cidade. Em 25 de outubro, ainda segundo o Sindicato do Amazonas, os médicos vão paralisar os atendimentos de rotina, e, dependendo das decisões tomadas neste dia, entrar em greve.
Bahia – As entidades médicas estaduais confirmam a paralisação do atendimento dos procedimentos eletivos em 25 de outubro. Em Salvador, estão previstas concentrações de médicos, às 8h00, em frente ao Creasi (antigo Iapseb) e, às 10h00, em frente ao Shopping Iguatemi. Os profissionais que atuam no SUS vão pedir mais recursos para o setor, melhor assistência à população e uma remuneração digna. Na pauta, também estão outras reivindicações como concurso público, plano de cargos e salários e tabela SUS (CBHPM no SUS).
Ceará – Todos os médicos do serviço público do Ceará (Estado e Municípios) foram convidados a paralisarem suas atividades no dia 25 de outubro. Também como parte das ações em defesa do SUS, haverá no dia 25, às 15h uma sessão política na Assembleia Legislativa do Ceará, em comemoração pelos 70 anos do sindicato dos médicos cearenses. A sessão foi requerida pela deputada Mirian Sobreira. Na ocasião, seis profissionais serão homenageados.
Distrito Federal – Os médicos de Brasília não vão paralisar suas atividades no dia 25 de outubro, no entanto, a data não passará em branco. O Sindicato dos Médicos lançará um hotsite com os relatórios das visitas do sindicato às unidades de saúde do DF (projeto SindMédico na Cidade). Nos documentos, são denunciadas as condições de trabalho inadequadas e o sucateamento do sistema de saúde pública no DF. Relatório estatístico sintético dessas verificações será publicado na revista do sindicato. A proposta é dar publicidade aos entraves para a atuação do profissional da medicina e prover segurança jurídica ao indicar ao Ministério Público as falhas de gestão que colocam em risco o ato médico.
Espírito Santo – Haverá paralisação do atendimento ambulatorial em todas as unidades públicas de saúde na capital, Vitória, e nos municípios do interior. Nas concentrações organizadas pelas entidades médicas, o preto será a cor predominante em faixas e nas roupas dos participantes em sinal de luto pela situação da saúde pública no Estado. No Espírito Santo, a partir do slogan “Eu Luto pela Saúde. E você?” os médicos querem estimular a população a refletir sobre o problema e se aliar ao movimento deflagrado.
Goiás - Os médicos também devem aderir à suspensão do atendimento nas unidades públicas. Representantes das entidades médicas locais deverão visitar alguns estabelecimentos de saúde – na capital e no interior – para denunciar os problemas que afetam o trabalho dos profissionais e afetam diretamente a população. Além de denunciar essas más condições de trabalho, o Cremego e o Simego querem chamar a atenção da população para a importância da participação de todos na luta das entidades médicas em defesa da saúde.
Maranhão – Em 25 de outubro, data em que os médicos suspenderão os atendimentos eletivos do Estado na rede pública, haverá um grande Fórum de Saúde Pública, com a presença maciça de médicos, secretários de saúde e outros gestores da rede pública, além de políticos e autoridades. Na oportunidade, os médicos pretendem fazer o diagnóstico do atendimento e cobrar respostas aos problemas apresentados.
Mato Grosso – Haverá suspensão de atendimentos eletivos em todas as unidades do SUS, no Estado. Como em outros locais, apenas estará garantido o funcionamento dos setores de urgência e emergência. Estão previstas manifestações em frente aos principais hospitais de Cuiabá para chamar a atenção da sociedade para os problemas da rede pública na região.
Mato Grosso do Sul – As entidades médicas locais organizarão manifestações em frente a alguns pontos de atendimento em Campo Grande. Nas mobilizações, os médicos explicarão para a sociedade os motivos do protesto da categoria. Não haverá suspensão das atividades no Estado.
Minas Gerais – os médicos mineiros bateram o martelo e confirmarão adesão ao movimento dfe 25 de outubro. Naquela data, não haverá atendimento de consultas e outros procedimentos eletivos na rede pública. O ato quer chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, qualidade de assistência à população e melhor remuneração para os profissionais. Na Praça da Assembleia Legislativa, está previsto um ato público, às 9h30. A tarde, às 15h00, também no parlamento estadual ocorrerá uma audiência aberta à sociedade com a participação de deputados das Comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor.
Pará – Os médicos confirmam a suspensão das consultas e procedimentos eletivos no dia 25. Apenas as cirurgias que já estavam marcadas serão realizadas. As áreas de urgência e emergência também funcionarão. A categoria convida todos os interessados em um Sistema Único de Saúde (SUS) a participar d ato público que será realizado na terça, a partir das 8h00, em à Santa Casa, em Belém. Depois, esta programada passeata até a sede do CRM-PA, na região central.
Paraíba – Está previsto um ato público em frente ao Busto de Tamandaré, ás 10h00, com a participação de médicos, lideranças e representantes da sociedade. O atendimento eletivo aos pacientes do SUS também será suspenso, conforme as diretrizes do movimento nacional.
Paraná – A coordenação estadual do movimento médico organizou um ato público para marcar o protesto de 25 de outubro. De 9h00 às 18h00, na Boca Maldita (ponto tradicional do centro de Curitiba), médicos distribuirão folhetos informativos para chamar a atenção da sociedade para as dificuldades encontradas na rede local.
Pernambuco – No dia 25 de outubro, haverá paralisação dos atendimentos eletivos, mas as entidades médicas do estado também programam uma forma diferente de protestar. Será realizada a campanha "Médicos dão sangue pelo SUS", que consiste numa grande mobilização no Parque da Jaqueira (Zona Norte do Recife), onde os médicos serão convidados a doarem sangue. Um posto do Hemope estará montado no local de 8h00 às 17h00. As principais reivindicações da categoria em Pernambuco são o financiamento adequado da saúde, pela criação da carreira de estado para o Médico e contra a privatização no serviço público.
Piauí – Os médicos piauienses prolongarão o protesto de 25 de outubro. No estado, a suspensão dos atendimentos eletivos nas unidades da rede pública será por 72 horas. O protesto será encerrado apenas no dia 27. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos. A categoria reivindica o reajuste salarial, cumprimento das Leis que tratam da Progressão da Carreira Médica e da Insalubridade.
Rio de Janeiro – Em frente à Assembleia Legislativa do Estado, haverá protesto para reivindicar por melhores salários e condições de trabalho. Os médicos cariocas reclamam do subfinancia mento da rede pública, da falta de estrutura e de equipamentos nas unidades do SUS, da falta de recursos humanos e da remuneração baixa. Em fiscalização recente, realizada no Hospital Souza Aguiar, no Centro, foram constatados problemas que exemplificam a crise do SUS na região: não havia colchões e lençóis nas macas, o número de profissionais de plantão correspondia à metade do necessário e numa local preparado para acomodar 14 pacientes estavam 35 pessoas, sendo que quatro delas com diagnóstico confirmado de tuberculose e uma suspeita de meningite sem qualquer isolamento.
Rio Grande do Norte – No estado, acontecerá a suspensão dos atendimentos eletivos, salvo em casos de urgência e emergência. O dia será marcado por uma manifestação pública na Praça 7 de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, além de visita a unidades de saúde, onde serão prestados esclarecimentos aos profissionais e a população. Confira abaixo a programação detalhada. As atividades serão encerradas com uma assembleia de avaliação do movimento, na sede da Associação Médica.
Rio Grande do Sul – Em Porto Alegre, os médicos decidiram fazer uma paralisação para marcar o Dia Nacional em Defesa do SUS. A mobilização foi aprovada em assembleia geral extraordinária que também definiu o início de nova campanha por aumento salarial da categoria. Ainda em 25 de outubro, está programado ato público na Câmara de Vereadores da Capital, a partir das 16h00, com a participação de representantes dos hospitais conveniados ee de outras categorias da área da saúde.
Rondônia – Os médicos da rede pública do Estado decidiram aderir ao movimento nacional e protestaram contra a crise do SUS com a suspensão dos atendimentos eletivos por. Na oportunidade, a categoria pretende denunciar distorções na gestão da saúde na região. Os profissionais não querem o prejuízo da população, por isso asseguram o funcionamento normal das urgências e emergências. Como parte da mobilização são esperadas manifestações próximas às principais unidades da rede estadual.
Roraima – As entidades médicas divulgarão as reivindicações da categoria para a sociedade para sensibilizar a população os principais problemas dos médicos. Não haverá suspensão das atividades.
Santa Catarina - Em defesa do SUS, os médicos catarinenses optaram por suspender suas atividades no dia 25 de outubro durante uma hora. No início da tarde, entre 13h00 e 14h00, os profissionais não realizarão atendimento eletivos e se concentrarão em frente ao Hospital Celso Ramos. O protesto não atingirá os setores de urgência e emergência dos prontos-socorros, hospitais e ambulatórios.
São Paulo – A situação dos médicos do SUS será denunciada na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de São Paulo, durante audiências públicas com os parlamentes. Além do protesto da categoria, já foram confirmadas paralisações localizadas. Os médicos dos Hospitais Emílio Ribas, do Servidor Estadual e do HC de Ribeirão Preto não farão atendimento eletivos no dia 25. Outros protestos devem ocorrer em diferentes municípios. Outro alvo da mobilização em São Paulo será o Projeto de Lei do Executivo, que tramita na Câmara Municipal, que prevê a contratação de médicos sem concurso, de forma temporária, com instituição de jornada semanal de 12 horas e flexibilização da jornada de 20 horas. No dia 25, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), haverá coletiva à imprensa com o anúncio do Movimento em Defesa do SUS.
Sergipe – Os atendimentos eletivos serão suspensos no dia 25. Está programado um ato público, às 8h00, no calçadão da Rua João Pessoa, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal (Agência Serigy), no Centro de Aracaju. São esperados médicos de todos os municípios que, juntos, apontarão os problemas vivenciados na rede de atendimento. A preocupação maior da categoria é esclarecer para a sociedade o motivo da luta em prol do SUS.
Tocantins – As entidades médicas tocantinenses pretendem aproveitar a data para esclarecer à população e aos profissionais da saúde sobre os problemas que afetam o SUS localmente. Não está prevista a suspensão dos atendimentos eletivos.
-------------------------------
Setor de Imprensa
Conselho Federal de Medicina
Vinte e um estados terão suspensão no atendimento nesta terça
Em 19 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos e em dois (São Paulo e Santa Catarina) este tipo de paralisação será pontual
Amanhã (25), médicos de todos os estados protestarão contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde. O movimento – coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – quer chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento oferecido. A previsão é que se tenha a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS.
Em 19 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro, sendo que no Piauí deve se prolongar por 72 horas. Em outros dois estados, este tipo de paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período. Em outros seis estados, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública. Alias, atos do tipo deverão acontecer simultaneamente em todo o país.
“Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda. Para ele, ao mobilizar, os médicos estão defendendo os interesses da população. “Faremos o que todo brasileiro gostaria de estar fazendo: dar um basta nas precariedades do SUS”.
Urgências garantidas - Nos estados em que se optou pela paralisação, serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). No entanto, ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e emergência. “Todos os atendimentos serão remarcados. Queremos dizer a população que o movimento é a favor da saúde”, apontou Tibiriçá.
No início do mês, o Conselho Federal de Medicina determinou aos Conselhos Regionais (CRMs) o envio de correspondências aos gestores públicos (secretários de saúde e diretores técnicos e clínicos de estabelecimentos de saúde) com um alerta sobre o movimento iminente. No documento, os responsáveis eram orientados a escalonar suas escalas e as marcações para evitar constrangimentos aos pacientes e seus familiares, bem como assegurar novas datas para os procedimentos desmarcados.
Principais reivindicações - A decisão sobre os encaminhamentos locais estão sob a responsabilidade dos estados em função dos diversos cenários e contextos vivenciados pelo SUS no país. Os problemas existem, mas nem sempre se materializam da mesma forma. As principais dificuldades relatadas pelos médicos e pacientes são a baixa remuneração, a não implantação da CBHPM e a defasagem da tabela SUS. Também afetam o trabalho médico a ausência de um plano de carreira, a precarização dos vínculos de emprego, as contratações sem concurso e a falta de isonomia salarial na mesma rede do SUS. Além desse quadro, constata-se a situação caótica da urgência e emergência em nível nacional.
Os médicos que são servidores concursados pelas Secretarias de Saúde reclamam que os salários estão defasados e não correspondem á responsabilidade, á dedicação e aos preparos exigidos. Um levantamento informal feito pelas entidades médicas mostra, por exemplo, que a média do salário-base (sem gratificações ou outros tipos de adicionais) pago ao profissional com contrato de 20 horas semanais fica em 1.946,91. Os valores oscilam de 723,81 a 4.143,67.
A mobilização nacional do dia 25 de outubro será uma oportunidade dos médicos reiterarem junto às autoridades as reivindicações deliberadas desde o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem 2010), que tem balizado inúmeras manifestações e movimentos localizados. Uma delas é o piso salarial definido em 2011 pela Fenam em 9.188,22 para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho.
Este valor é o parâmetro para dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e, principalmente, para a discussão do PCCV de médicos do SUS com prefeituras e câmaras municipais. Isso ocorre inclusive nas negociações para formulação de editais de concursos públicos lançados pelas prefeituras e estados. Além do PCCV e do piso como soluções complementares, as entidades apontam a necessidade da instituição da Carreira de Estado dos médicos do SUS, com dedicação exclusiva, contratação via concurso e salário compatível.
Quadro 1 - Situação do protesto nacional dos médicos do SUS contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência (tipo de protesto x estado)*
Tipo de protesto Estados
Suspensão dos atendimentos eletivos em toda a rede SUS no dia 25 de outubro Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe.
Suspensão dos atendimentos eletivos em toda a rede SUS por 72 horas, a partir de 25 de outubro Piauí
Suspensão dos atendimentos eletivos em algumas unidades de saúde ou por algumas horas durante o dia 25 Santa Catarina e São Paulo
Realização de apenas manifestações e protestos públicos Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins
Confira abaixo o quê os estados prepararam para o dia 25 de outubro:
Acre – As entidades médicas confirmam a adesão dos profissionais do Acre ao protesto, sendo que eles decidiram suspender os atendimentos eletivos na data. Estão previstos a realização de atos públicos como forma de informar à sociedade sobre os problemas que comprometem o SUS no Estado e no país.
Alagoas – No estado, os 1.638 médicos que atendem pelo SUS suspenderão suas atividades em 25 de outubro. O Sindicato dos Médicos, Welington Galvão, inclusive já comunicou o fato à Procuradoria da República em Alagoas. As consultas e exames não realizados serão reagendados, sendo que nos estabelecimentos de saúde foram fixados avisos para a população com antecedência com informes sobre o motivo do protesto.
Amapá – Os médicos do Amapá prometem suspender os atendimentos eletivos no dia 25 de outubro, assegurando o funcionamento das urgências e emergências. Na data do protesto, as entidades locais realizarão assembléia, na sede do Conselho Regional de Medicina, para discutir as más condições de trabalho e a baixa remuneração dos profissionais. Na oportunidade será apresentado um manifesto com os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde na região.
Amazonas – Em Assembleia Geral Extraordinária, os médicos amazonenses decidiram fazer uma carreata contra as más condições de trabalho e a baixa remuneração dos profissionais oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma coletiva de imprensa acontecerá, dia 25, às 9h00, no Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) e, em seguida, os médicos vão seguir em carreata pelos principais pontos da cidade. Em 25 de outubro, ainda segundo o Sindicato do Amazonas, os médicos vão paralisar os atendimentos de rotina, e, dependendo das decisões tomadas neste dia, entrar em greve.
Bahia – As entidades médicas estaduais confirmam a paralisação do atendimento dos procedimentos eletivos em 25 de outubro. Em Salvador, estão previstas concentrações de médicos, às 8h00, em frente ao Creasi (antigo Iapseb) e, às 10h00, em frente ao Shopping Iguatemi. Os profissionais que atuam no SUS vão pedir mais recursos para o setor, melhor assistência à população e uma remuneração digna. Na pauta, também estão outras reivindicações como concurso público, plano de cargos e salários e tabela SUS (CBHPM no SUS).
Ceará – Todos os médicos do serviço público do Ceará (Estado e Municípios) foram convidados a paralisarem suas atividades no dia 25 de outubro. Também como parte das ações em defesa do SUS, haverá no dia 25, às 15h uma sessão política na Assembleia Legislativa do Ceará, em comemoração pelos 70 anos do sindicato dos médicos cearenses. A sessão foi requerida pela deputada Mirian Sobreira. Na ocasião, seis profissionais serão homenageados.
Distrito Federal – Os médicos de Brasília não vão paralisar suas atividades no dia 25 de outubro, no entanto, a data não passará em branco. O Sindicato dos Médicos lançará um hotsite com os relatórios das visitas do sindicato às unidades de saúde do DF (projeto SindMédico na Cidade). Nos documentos, são denunciadas as condições de trabalho inadequadas e o sucateamento do sistema de saúde pública no DF. Relatório estatístico sintético dessas verificações será publicado na revista do sindicato. A proposta é dar publicidade aos entraves para a atuação do profissional da medicina e prover segurança jurídica ao indicar ao Ministério Público as falhas de gestão que colocam em risco o ato médico.
Espírito Santo – Haverá paralisação do atendimento ambulatorial em todas as unidades públicas de saúde na capital, Vitória, e nos municípios do interior. Nas concentrações organizadas pelas entidades médicas, o preto será a cor predominante em faixas e nas roupas dos participantes em sinal de luto pela situação da saúde pública no Estado. No Espírito Santo, a partir do slogan “Eu Luto pela Saúde. E você?” os médicos querem estimular a população a refletir sobre o problema e se aliar ao movimento deflagrado.
Goiás - Os médicos também devem aderir à suspensão do atendimento nas unidades públicas. Representantes das entidades médicas locais deverão visitar alguns estabelecimentos de saúde – na capital e no interior – para denunciar os problemas que afetam o trabalho dos profissionais e afetam diretamente a população. Além de denunciar essas más condições de trabalho, o Cremego e o Simego querem chamar a atenção da população para a importância da participação de todos na luta das entidades médicas em defesa da saúde.
Maranhão – Em 25 de outubro, data em que os médicos suspenderão os atendimentos eletivos do Estado na rede pública, haverá um grande Fórum de Saúde Pública, com a presença maciça de médicos, secretários de saúde e outros gestores da rede pública, além de políticos e autoridades. Na oportunidade, os médicos pretendem fazer o diagnóstico do atendimento e cobrar respostas aos problemas apresentados.
Mato Grosso – Haverá suspensão de atendimentos eletivos em todas as unidades do SUS, no Estado. Como em outros locais, apenas estará garantido o funcionamento dos setores de urgência e emergência. Estão previstas manifestações em frente aos principais hospitais de Cuiabá para chamar a atenção da sociedade para os problemas da rede pública na região.
Mato Grosso do Sul – As entidades médicas locais organizarão manifestações em frente a alguns pontos de atendimento em Campo Grande. Nas mobilizações, os médicos explicarão para a sociedade os motivos do protesto da categoria. Não haverá suspensão das atividades no Estado.
Minas Gerais – os médicos mineiros bateram o martelo e confirmarão adesão ao movimento dfe 25 de outubro. Naquela data, não haverá atendimento de consultas e outros procedimentos eletivos na rede pública. O ato quer chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, qualidade de assistência à população e melhor remuneração para os profissionais. Na Praça da Assembleia Legislativa, está previsto um ato público, às 9h30. A tarde, às 15h00, também no parlamento estadual ocorrerá uma audiência aberta à sociedade com a participação de deputados das Comissões de Saúde e de Defesa do Consumidor.
Pará – Os médicos confirmam a suspensão das consultas e procedimentos eletivos no dia 25. Apenas as cirurgias que já estavam marcadas serão realizadas. As áreas de urgência e emergência também funcionarão. A categoria convida todos os interessados em um Sistema Único de Saúde (SUS) a participar d ato público que será realizado na terça, a partir das 8h00, em à Santa Casa, em Belém. Depois, esta programada passeata até a sede do CRM-PA, na região central.
Paraíba – Está previsto um ato público em frente ao Busto de Tamandaré, ás 10h00, com a participação de médicos, lideranças e representantes da sociedade. O atendimento eletivo aos pacientes do SUS também será suspenso, conforme as diretrizes do movimento nacional.
Paraná – A coordenação estadual do movimento médico organizou um ato público para marcar o protesto de 25 de outubro. De 9h00 às 18h00, na Boca Maldita (ponto tradicional do centro de Curitiba), médicos distribuirão folhetos informativos para chamar a atenção da sociedade para as dificuldades encontradas na rede local.
Pernambuco – No dia 25 de outubro, haverá paralisação dos atendimentos eletivos, mas as entidades médicas do estado também programam uma forma diferente de protestar. Será realizada a campanha "Médicos dão sangue pelo SUS", que consiste numa grande mobilização no Parque da Jaqueira (Zona Norte do Recife), onde os médicos serão convidados a doarem sangue. Um posto do Hemope estará montado no local de 8h00 às 17h00. As principais reivindicações da categoria em Pernambuco são o financiamento adequado da saúde, pela criação da carreira de estado para o Médico e contra a privatização no serviço público.
Piauí – Os médicos piauienses prolongarão o protesto de 25 de outubro. No estado, a suspensão dos atendimentos eletivos nas unidades da rede pública será por 72 horas. O protesto será encerrado apenas no dia 27. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos. A categoria reivindica o reajuste salarial, cumprimento das Leis que tratam da Progressão da Carreira Médica e da Insalubridade.
Rio de Janeiro – Em frente à Assembleia Legislativa do Estado, haverá protesto para reivindicar por melhores salários e condições de trabalho. Os médicos cariocas reclamam do subfinancia mento da rede pública, da falta de estrutura e de equipamentos nas unidades do SUS, da falta de recursos humanos e da remuneração baixa. Em fiscalização recente, realizada no Hospital Souza Aguiar, no Centro, foram constatados problemas que exemplificam a crise do SUS na região: não havia colchões e lençóis nas macas, o número de profissionais de plantão correspondia à metade do necessário e numa local preparado para acomodar 14 pacientes estavam 35 pessoas, sendo que quatro delas com diagnóstico confirmado de tuberculose e uma suspeita de meningite sem qualquer isolamento.
Rio Grande do Norte – No estado, acontecerá a suspensão dos atendimentos eletivos, salvo em casos de urgência e emergência. O dia será marcado por uma manifestação pública na Praça 7 de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, além de visita a unidades de saúde, onde serão prestados esclarecimentos aos profissionais e a população. Confira abaixo a programação detalhada. As atividades serão encerradas com uma assembleia de avaliação do movimento, na sede da Associação Médica.
Rio Grande do Sul – Em Porto Alegre, os médicos decidiram fazer uma paralisação para marcar o Dia Nacional em Defesa do SUS. A mobilização foi aprovada em assembleia geral extraordinária que também definiu o início de nova campanha por aumento salarial da categoria. Ainda em 25 de outubro, está programado ato público na Câmara de Vereadores da Capital, a partir das 16h00, com a participação de representantes dos hospitais conveniados ee de outras categorias da área da saúde.
Rondônia – Os médicos da rede pública do Estado decidiram aderir ao movimento nacional e protestaram contra a crise do SUS com a suspensão dos atendimentos eletivos por. Na oportunidade, a categoria pretende denunciar distorções na gestão da saúde na região. Os profissionais não querem o prejuízo da população, por isso asseguram o funcionamento normal das urgências e emergências. Como parte da mobilização são esperadas manifestações próximas às principais unidades da rede estadual.
Roraima – As entidades médicas divulgarão as reivindicações da categoria para a sociedade para sensibilizar a população os principais problemas dos médicos. Não haverá suspensão das atividades.
Santa Catarina - Em defesa do SUS, os médicos catarinenses optaram por suspender suas atividades no dia 25 de outubro durante uma hora. No início da tarde, entre 13h00 e 14h00, os profissionais não realizarão atendimento eletivos e se concentrarão em frente ao Hospital Celso Ramos. O protesto não atingirá os setores de urgência e emergência dos prontos-socorros, hospitais e ambulatórios.
São Paulo – A situação dos médicos do SUS será denunciada na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de São Paulo, durante audiências públicas com os parlamentes. Além do protesto da categoria, já foram confirmadas paralisações localizadas. Os médicos dos Hospitais Emílio Ribas, do Servidor Estadual e do HC de Ribeirão Preto não farão atendimento eletivos no dia 25. Outros protestos devem ocorrer em diferentes municípios. Outro alvo da mobilização em São Paulo será o Projeto de Lei do Executivo, que tramita na Câmara Municipal, que prevê a contratação de médicos sem concurso, de forma temporária, com instituição de jornada semanal de 12 horas e flexibilização da jornada de 20 horas. No dia 25, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), haverá coletiva à imprensa com o anúncio do Movimento em Defesa do SUS.
Sergipe – Os atendimentos eletivos serão suspensos no dia 25. Está programado um ato público, às 8h00, no calçadão da Rua João Pessoa, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal (Agência Serigy), no Centro de Aracaju. São esperados médicos de todos os municípios que, juntos, apontarão os problemas vivenciados na rede de atendimento. A preocupação maior da categoria é esclarecer para a sociedade o motivo da luta em prol do SUS.
Tocantins – As entidades médicas tocantinenses pretendem aproveitar a data para esclarecer à população e aos profissionais da saúde sobre os problemas que afetam o SUS localmente. Não está prevista a suspensão dos atendimentos eletivos.
-------------------------------
Setor de Imprensa
Conselho Federal de Medicina
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Veja a Coluna da Mulher hoje nas bancas ou pelo site.
http://www.bancadigital.com.br/correiodosul/reader2/
veja a Coluna da Mulher hoje nas bancas ou pelo site.
Homenagem aos médicos e professores
veja a Coluna da Mulher hoje nas bancas ou pelo site.
Homenagem aos médicos e professores
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Coluna da Mullher-: Dicas com o papel Aluminio- Afiar facas, tesoura,e...
Coluna da Mullher-: Dicas com o papel Aluminio- Afiar facas, tesoura,e...: O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilizade do que apenas ir ao forno. Nós, do Arteblog vamos ensinar outras 10 utilizaçõ...
Dicas com o papel Aluminio- Afiar facas, tesoura,etc
O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilizade do que apenas ir ao forno. Nós, do Arteblog vamos ensinar outras 10 utilizações para esse material.
Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.
Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.
Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.
Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.
Sem veda-rosca – o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.
Achamos a resposta – Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.
Na maior limpeza – Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa suja-lo.
Fruta fora da geladeira durando muito – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mante-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.
Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.
Cone multiuso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Equilibrar-se com o elemento terra significa melhorar a parte financeira
DIA DAS BRUXAS VAMOS FAZER UMAS SIMPATIAS
Equilibrar-se com o elemento terra significa melhorar a parte financeira. Para isso, basta tirar os sapatos e andar descalço. É claro que não vale caminhar no chão de cimento. Tem de entrar em contato com a terra, a grama, a areia. Que tal deixar o chinelo de lado quando for à praia e colocar as pernas em ação na beira do mar? Ou passear por um belo parque ou jardim?
2) Ainda pensando no elemento terra, a dica é dar um belo e apertado abraço em uma árvore. Simples assim. O gesto promete segurança quando o assunto em questão é o bolso.
3) A prosperidade financeira também é ativada ao ter a atitude ecológica de plantar ou cuidar de um jardim.
4) O elemento ar é o responsável pelo equilíbrio mental. Acender incensos é uma das formas de contribuir com a harmonia. Se anda preocupado com o relacionamento conturbado, prefira um de rosa. Caso o problema que lhe rouba o sono seja de trabalho, opte por um de girassol. O incenso de eucalipto é o indicado para questões de saúde.
5) As velas ajudam a harmonizar-se com o elemento fogo, que proporciona ação e iniciativa. Fique atento às suas cores: a rosa é para o amor; a amarela, dinheiro; a azul, paz; a roxa, purificação e proteção.
6) O fogo pode ajudar a eliminar as dificuldades que tanto teimam em prejudicar seu caminho e progresso. Rasgue muitos papéis pensando nas barreiras que quer eliminar. Depois, queime-os reforçando o pedido.
7) O equilíbrio emocional fica por conta do elemento água. Quando o campo sentimental não vai bem, nada melhor do que banhar-se em um rio, cachoeira, mar. É sempre agradável, não?
8) Outra boa pedida para manter-se bem com o elemento água é fazer algo que muitas pessoas tentam evitar: tomar um banho de chuva. Tudo bem que chegar molhado ao trabalho ou a algum compromisso passa longe de ser agradável, mas em um dia de folga, que mal há? Principalmente se estiver bem acompanhado. Ou vai dizer que nunca viu filmes com beijos apaixonados regados a muita chuva e ficou com uma pontinha de inveja ou vontade de reproduzir a cena?
9) Encontrar um amor é o que boa parte das pessoas deseja. A sugestão éa é um banho mágico, que promete eliminar as mágoas passadas e abrir as portas para o sentimento verdadeiro. Os ingredientes são uma colher (café) de mel, pétalas de seis rosas (de qualquer cor), uma colher (sopa) de orégano e uma colher (sopa) de alecrim. Coloque tudo em 1 litro de água morna e jogue da cabeça aos pés. Recolha o material e deixe embaixo de uma árvore.
2) Ainda pensando no elemento terra, a dica é dar um belo e apertado abraço em uma árvore. Simples assim. O gesto promete segurança quando o assunto em questão é o bolso.
3)
4) O elemento ar é o responsável pelo equilíbrio mental. Acender incensos é uma das formas de contribuir com a harmonia. Se anda preocupado com o relacionamento conturbado, prefira um de rosa. Caso o problema que lhe rouba o sono seja de trabalho, opte por um de girassol. O incenso de eucalipto é o indicado para questões de saúde.
5) As velas ajudam a harmonizar-se com o elemento fogo, que proporciona ação e iniciativa. Fique atento às suas cores: a rosa é para o amor; a amarela, dinheiro; a azul, paz; a roxa, purificação e proteção.
6) O fogo pode ajudar a eliminar as dificuldades que tanto teimam em prejudicar seu caminho e progresso. Rasgue muitos papéis pensando nas barreiras que quer eliminar. Depois, queime-os reforçando o pedido.
7) O equilíbrio emocional fica por conta do elemento água. Quando o campo sentimental não vai bem, nada melhor do que banhar-se em um rio, cachoeira, mar. É sempre agradável, não?
8) Outra boa pedida para manter-se bem com o elemento água é fazer algo que muitas pessoas tentam evitar: tomar um banho de chuva. Tudo bem que chegar molhado ao trabalho ou a algum compromisso passa longe de ser agradável, mas em um dia de folga, que mal há? Principalmente se estiver bem acompanhado. Ou vai dizer que nunca viu filmes com beijos apaixonados regados a muita chuva e ficou com uma pontinha de inveja ou vontade de reproduzir a cena?
9) Encontrar um amor é o que boa parte das pessoas deseja. A sugestão éa é um banho mágico, que promete eliminar as mágoas passadas e abrir as portas para o sentimento verdadeiro. Os ingredientes são uma colher (café) de mel, pétalas de seis rosas (de qualquer cor), uma colher (sopa) de orégano e uma colher (sopa) de alecrim. Coloque tudo em 1 litro de água morna e jogue da cabeça aos pés. Recolha o material e deixe embaixo de uma árvore.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Bombeiros orientam população sobre cuidados com o botijão de gás
Bombeiros orientam população sobre cuidados
com o botijão de gás
Cuidados simples e atenção podem evitar acidentes
Utensílio indispensável em qualquer residência o botijão de gás pode provocar graves acidentes se não forem observados alguns cuidados na sua utilização. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso também bastante atenção na hora da compra, do manuseio e do acondicionamento do recipiente.
Os cuidados começam na hora da compra. Todo botijão deve conter um lacre exclusivo e inviolável com a marca sobre a válvula. O consumidor deve conferir se a marca estampada em relevo no botijão é a mesma do lacre e da etiqueta. Se o botijão estiver sem o lacre, com o lacre sem marca, quebrado ou solto deve ser recusado. Os bombeiros orientam também para que a compra seja feita apenas em revendedores autorizados e nunca em pontos de venda informais ou clandestinos. Caso haja alguma suspeita, o consumidor pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 181.
O botijão deve ser guardado em locais ventilados e instalado longe de tomadas, interruptores e instalações elétricas. A distância ideal é de no mínimo 1,50m. Os bombeiros chamam a atenção para que a instalação seja feita longe de ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, provocando acidentes.
Depois instalado é indispensável fazer o teste de vazamento no botijão, uma medida simples que vai aumentar a segurança. O teste é simples. Basta passar espuma de sabão ao redor da válvula. Se surgirem bolhas, o Corpo de Bombeiros alerta que é preciso desconectar o regulador de pressão de gás e verificar se existe vazamento na válvula. Se mesmo assim o problema persistir leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame um técnico. Outro cuidado importante é não passar a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados para executar o serviço.
Se o gás acabar nunca vire ou deite o botijão porque se ainda existir algum resíduo do produto ele poderá escoar provocando graves acidentes. Antes de trocá-lo é preciso verificar se todos queimadores do fogão estão desligados e só depois disso o botijão vazio deve ser desconectado e colocado o novo. Para esse serviço, o consumidor deve usar apenas as mãos, nunca ferramentas como martelo ou alicate. Este também é o momento ideal para examinar as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.
Vazamentos
Se mesmo após todos esses cuidados, houver suspeita de algum vazamento, o consumidor deve fechar a alavanca do regulador de pressão de gás e, em seguida, levar o botijão para um local aberto e longe de fontes de ignição. Interruptores de eletricidade e equipamentos eletrônicos ou outros que possam produzir faísca devem ser mantidos desligados.
Atenção! A chave geral de eletricidade só deve ser desligada se estiver fora da residência. Fósforos, isqueiros ou cigarros nunca devem ser acesos neste momento e recomenda-se, ainda, abrir as portas e janelas e alertar as pessoas que estiverem próximas. Se notar a presença de fogo, feche o registro, desligue a chave geral e chame o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
APELO A TODOS OS AMIGOS DE ISRAEL Mobilizar-lo em favor de Israel
APELO A TODOS OS AMIGOS DE ISRAEL
Clique e leia .... POR FAVOR, POR FAVOR
CNN emitiu um referendo mundial sobre a identificação do mundo com a guerra em Gaza!
Devemos votar a favor de Israel - os resultados até agora são inaceitáveis!
Não ignore essa mensagem! e mobilizar-lo em favor de Israel
Por favor, clique no link e clique na bandeira de Israel!
CNN apoia os palestinos em seu proveito, e encoraja as pessoas a votar neles!
Este é o lugar onde devemos responder ...
Não é possível que 40% é para nós e para ...- 60% a seu favor!
Acabei de votar> neste momento já estamos em 49,2% 50,8% Israel e Palestina
Devemos responder em grande número para fazer ouvir nossas vozes!
Milhares de mails que circulam sobre isso agora mesmo!
APPEL A TOUS LES AMIS D'ISRAEL
LISEZ....CLIQUEZ ET FAITES PASSER SVP MERCI
CNN a publié un référendum mondial sur l'identification du monde avec la guerre de Gaza !
Nous devons voter en faveur d'Israël - les résultats obtenus jusqu'à présent sont inadmissibles!
Ne négligez pas ce message! et mobilisez vous en faveur d'Israël
S'il vous plaît cliquer sur le lien et ensuite cliquez sur le drapeau d'Israël!
CNN supporte les Palestiniens à leur avantage, et encourage les gens à voter pour eux!
C'est là que nous devons réagir ...
Il n'est pas possible que 40% soit pour nous et ...- 60% en leur faveur !
Je viens de voter > à cette heure déjà nous sommes à 49.2 % Israël et 50.8 % Palestine
Nous devons répondre en grand nombre pour faire entendre nos voix!
Des milliers de mails à ce sujet circulent en ce moment!
Soyez des nôtres et soutenez Israël, en faisant passer ce message à vos familles et connaissances !
Sans état d'âme pour tout le monde!
LISEZ....CLIQUEZ ET FAITES PASSER SVP MERCI
CNN a publié un référendum mondial sur l'identification du monde avec la guerre de Gaza !
Nous devons voter en faveur d'Israël - les résultats obtenus jusqu'à présent sont inadmissibles!
Ne négligez pas ce message! et mobilisez vous en faveur d'Israël
S'il vous plaît cliquer sur le lien et ensuite cliquez sur le drapeau d'Israël!
CNN supporte les Palestiniens à leur avantage, et encourage les gens à voter pour eux!
C'est là que nous devons réagir ...
Il n'est pas possible que 40% soit pour nous et ...- 60% en leur faveur !
Je viens de voter > à cette heure déjà nous sommes à 49.2 % Israël et 50.8 % Palestine
Nous devons répondre en grand nombre pour faire entendre nos voix!
Des milliers de mails à ce sujet circulent en ce moment!
Soyez des nôtres et soutenez Israël, en faisant passer ce message à vos familles et connaissances !
Sans état d'âme pour tout le monde!
domingo, 16 de outubro de 2011
Boa semana
Ame e viva
O que temos visto por ai???
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes. Com suas danças e poses em closes ginecológicos, cada vez mais siliconadas, corpos esculpidos por cirurgias plasticas, como se fossem ao supermercado e pedissem o corte como se quer... mas???
Chegam sozinhas e saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros, analistas, e outros mais que estudaram, estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos. Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos "personal dancer", incrível.
E não é só sexo não! Se fosse, era resolvido fácil, alguém dúvida? Sexo se encontra nos classificados, nas esquinas, em qualquer lugar, mas apenas sexo!
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho, sem necessariamente, ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico na cama... Sexo de academia.
Fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçadinhos, sem se preocuparem com as posições cabalisticas.
Sabe essas coisas simples, que perdemos nessa marcha de uma evolução cega. Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção. Tornamo-nos máquinas, e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir", só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada nos sites de relacionamentos "ORKUT", "PAR-PERFEITO" e tantos outros, veja o número de comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!" até a desesperançada "Nasci pra viver sozinho!".
Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários, em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis, se olharmos as fotos de antigamente, pode ter certeza de que não são as mesmas pessoas, mulheres lindas se plastificando, se mutilando em nome da tal "beleza".
Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento, e percebemos a cada dia mulheres e homens com cara de bonecas, sem rugas, sorriso preso e cada vez mais sozinhos.
Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário... Pra chegar a escrever essas bobagens? (Mais que verdadeiras) é preciso ter a coragem de encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa.
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia isso é julgado como feio, démodê, brega, familias preconceituosas.
Alô gente!!! Felicidade, amor, todas essas emoções fazem-nos parecer ridículos, abobalhados...
Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado. "Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
Mas e daí? Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado. "Pague mico", saia gritando e falando o que sente, demonstre amor...
Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais...
Perceba aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, ou talvez a pessoa que nada tem haver com o que imaginou mas que pode ser a mulher da sua vida. E, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois... Quem disse que ser adulto é ser ranzinza ?
Um ditado tibetano diz: "Se um problema é grande demais, não pense nele... E, se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele?"
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo, assistir desenho animado, rir de bobagens e ou ser um profissional de sucesso, que adora rir de si mesmo por ser estabanado.
O que realmente, não dá é para continuarmos achando que viver é out ou in.
Que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo, que temos que querer a nossa mulher 24 horas maquiada, e que ela tenha que ter o corpo das frutas tão em moda, na TV, e também na Playboy e nos banheiros. Eu duvido que nós homens queiramos uma mulher assim para viver ao nosso lado, para ser a mãe dos nossos filhos, gostamos sim de olhar e imaginar a gostosa, mas é só isso, as mulheres inteligentes entendem e compreendem isso.
Queira do seu lado a mulher inteligente: "Vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois, ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo, tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida".
Porque ter medo de dizer isso, porque ter medo de dizer: "Amo você", "fica comigo"... Então não se importe com a opinião dos outros, seja feliz!
Antes ser idiota para as pessoas que infeliz para si mesmo!
(Arnaldo Jabor)
sábado, 15 de outubro de 2011
Rua Santa Cruz, Centro o trânsito está colocando em risco vidas
Você acha certo as vovozinhas atravessarem correndo a rua porque não tem outra forma ?
A maior emoção e aventura que faço é ir ao centro pela Santa Cruz, um esporte radical.
Rua Santa Cruz, Centro o trânsito está colocando em risco vidas.
Os mais prejudicados são as crianças, os deficientes e idosos.
Eu mesma tenho dificuldade de atravessar quando vou para o centro.
Você acha certo as vovozinhas atravessarem correndo a rua porque não tem outra forma em horários de antes e pôs almoço e pique ao entardecer?
É olhar para um lado e outro, medir o tempo e correr. Está correto isto?
Quem vai na Santa Cruz sentido centro, quando chega na esquina da praça da igreja Santa Cruz e precisa atravessar tem que esperar um bom tempo e a boa vontade de alguma alma caridosa que diminua a velocidade para atravessar para a praça.
Depois vai pegar mais uma esquina da Dr. Arnaldo, onde os motoristas impacientes já estão esperando quase um terço ou mais com o carro na avenida, pela dificuldade de entrar nesta rua. E se atravessamos por trás dos carros, eles voltam e batem na perna das pessoas e nem notam.
Mudar de passeio logo em frente ao posto não tem como; Você olha para a direita e vê se não vem alguma bicicleta, e prepare pra correr. Se não pode correr, não tente, vá ate a praça Roque Rotundo, espere pacientemente diminuir o trânsito porque a faixa em frente ao grupo só funciona horário de saída de alunos. Quando conseguir, corra até a praça, espere o sinal abrir aí atravessou a rua. Isso se não for atropelado(a) por uma moto.
Eu vivo isto constantemente, sou uma heroína.
Continue pela Santa Cruz e quanto chegar ao cruzamento da Antônio Carlos, tente novamente atravessar a rua. Ali às vezes tem um guarda, e se você pedir ele apita e pára o trânsito para você passar em segurança. E se não pedir, ele não fará isso, a não ser que haja muitas senhoras lá, pois os jovens fazem malabarismo e passam.
Agora se você está do lado de cima da Santa Cruz, quando chegou na Avenida Rio Branco e quer descer a avenida, cuidado, pois os motoristas não têm visão da rua por causa dos muitos carros estacionados. Os carros têm de avançar até o meio da rua para terem visão, e os pedestres ficam esperando ajuntar pessoas que quando estão em maior número atravessam triunfantes, fazendo os carros pararem.
Pensa que terminou a novela? Não, tem ainda que atravessar a avenida correndo, e aí chega do outro lado e tem mais uma fila de carro descendo mais os que saem da esquina que vêm do Santos Anjos, e lá não tem carros parando pra você. Corra e atravesse, aí sim já está no caminho um pouco mais seguro.
Se quiser grandes emoções, atravesse essas ruas à pé.
Boa sorte ou ...
Dione Fonseca
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
PROFESSORES SãO COVARDEMENTE ESPANCADOS PELO GOVERNO DO CEARa-BRASIL
PROFESSORES SãO COVARDEMENTE ESPANCADOS PELO GOVERNO DO CEAR?-BRASIL |
Recebi por e-mail de um professor de teologia e me deu imensa tristeza ao ler e repasso para vocês Acredito que quem devia apanhar são os que enganam o povo , aumento de salario só para classes privilegiadas, Aposentado cada ano ve minguar o salário, falta de respeito com os brasileiros, mensalão, cuecas, meias e mandam bater em professores. Onde esta o direito de greve Onde esta o direito do cidadão, onde estão os que votamos para nos defenderem? . DEN?NCIA URGENTE: PROFESSORES S?O COVARDEMENTE ESPANCADOS PELO GOVERNO DO CEAR?-BRASIL O Batalh?o de Choque da PM/CE acaba de agredir e prender, com viol?ncia, professores da rede estadual de ensino que est?o em greve h? 54 dias. Bateram inclusive em professores que est?o em greve de fome. Tudo isso acontece na Assembl?ia Legislativa do Cear?, onde os professores e demais trabalhadores em educa??o se encontram, tentando impedir aprova??o de iniciativa do Governador Cid Gomes, que, dividindo a carreira dos professores entre aqueles que s? tem o ensino m?dio e os graduados, tenta burlar a lei do piso, deixando a grande maioria da categoria sem receber nenhum aumento. Al?m disso, essa divis?o acaba com a carreira, desrespeitando os interst?cios de 5% e destruindo direitos hist?ricos dos professores. H? noí?cias de diversos companheiros presos e outros seriamente feridos! Assim que ter mais not?cias, compartilho com todos. Adriano Espindola |
domingo, 2 de outubro de 2011
US DOLAR
US DOLAR
|
Sabem por que?
Na época da independência americana, por volta do ano 1776, JAIM SALOMON foi o assessor de economia e colaborador para assuntos econômicos de George Washington, que foi o 1º Presidente dos EUA e Comandante Chefe do Exercito do Novo Estados Unidos.
Na época da independência americana, por volta do ano 1776, JAIM SALOMON foi o assessor de economia e colaborador para assuntos econômicos de George Washington, que foi o 1º Presidente dos EUA e Comandante Chefe do Exercito do Novo Estados Unidos.
Nos dias gelados do inverno de 1777, os soldados dos EUA congelavam de frío por falta de abrigo adequado e passaram fome, por falta de alimentos.
JAIM SALOMON convocou a Comunidade Judía dos USA, que já se constituía em alguns milhares de familias, e enviou um pedido aos judeus da Europa, solicitando ajuda com doações em dinheiro para o novo Estado.
Esta ação teve um êxito tão brilhante, que George Washington por si só, achou leal destacar que "sem ação de SALOMON os acontecimentos da historia teriam sido diferentes, pois o Exercito dos USA não teria resistido".Em memoria a JAIM SALOMON pela ajuda do povo judeu na criação da República dos Estados Unidos em sua guerra de independência, Washington destacou sua ação de um modo muito especial.
Ao tomar uma nota de um dólar, verás no reverso, do lado direito da nota, que as estrelas sobre a cabeça da águia são estrelas pequenas de seis pontas, ou estrelas de Maguen David! E que também todas juntas formam um Maguen David; ainda mais, se girares a cabeça da águia para baixo, verás que em sua base está configurada uma "Menorah", clássico símbolo do judaísmo.
Ambos os símbolos se incorporaram definitivamente no desenho da moeda básica, de acordo com as instruções precisas de Washington, que disse|:
"O povo americano jamais se esquecerá da ajuda que dada pelos filhos do Povo Judeu nos momentos mais importantes da criação dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE."
Recebi por e-mail de uma pessoa especial e falava em repassar Então por facor repassem
Assinar:
Postagens (Atom)