sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COMIDA DE PUB INGLÊS

COMIDA DE PUB INGLÊS


Ralph J. Hofmann
Verão brasileiro.  Dias abrasadores. Será que faz sentido almoçar feijão e arroz com uma carne e uma salada para depois voltar ao escritório?
Será que a solução não está na chuvosa inglaterra com seu “Almoço de Lavrador” (Ploughman’s Lunch) servido nos pubs.
Este prato deriva do singelo sanduíche de queijo que o lavrador leva para o campo junto  com uma garrafa de cerveja quente, e do sanduíche de queijo que um viajante que se detivesse em viagem pediria no pub.  Temos algo assim no Brasil. O sanduíche de pão de forma com queijo.
O Ploughman’s Lunch consiste de nacos de vários queijos, meia maçã, um tomate, pickles de pepino e/ou cebolinhas, um pouco do que os ingleses chamam de “relish”  que às vezes é uma pasta agri-doce-pimentosa de manga I(chutney), outras algo semelhante usando por base outra fruta.
Acompanha uma fatia de pão com manteiga ou algum tipo de pãozinho.
Quando almoço isto aqui em Porto Alegre normalmente coloco queijo gorgonzola e/ou brie, um ovo cozido, maçã ou pera, chutney de manga picante ou ketchup picante, tomate italiano, e um pedaço de presunto ou peito de frango frio.  O pão é de centeio ou sete grãos.
Isto é minha adaptação do conceito.
Para mineiros lembro certas especialidades locais. Vocês têm umas ricotas temperadas prensadas de sabor fantástico, queijo reino e alguns anos atrás sempre que meu primo vinha de Belo Horizonte trazia uma picanha defumada que levávamos à friambreria e mandávamos cortar em finas fatias. Não sei se isto é típico de Minas ou coisa de um fornecedor do meu primo.
É um estilo para clima quente. Cada um adapta ao seu critério.
Ao Ralpb o carinho e agradecimentos da Coluna Da Mulher
 Um beijo
 Dione Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos