quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Grave,atenção Encontrado morcego na zona urbana e exame confirma raiva

Zoonoses faz alerta




Encontrado morcego na zona urbana e exame confirma raiva
No dia 13 de outubro, um morcego da espécie Nyctinomops laticaudatus, foi capturado por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Zoonoses, na zona urbana e após exame realizado no dia 21 de outubro, foi confirmado que o animal contraiu raiva.

Após esta confirmação, o setor de Zoonoses, dando continuidade a ação preventiva, tomou algumas providências. A primeira delas foi vacinar, num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o morcego, todos os cães e gatos. Os agentes também vacinaram pessoas que tiveram contato com o animal capturado.


Agora o setor de Zoonoses está realizando panfletagem para orientar a população das medidas preventivas e buscando abrigos de morcegos na área urbana com captura amostral de 10% dos animais para a vigilância da raiva urbana.

Atualmente, o contato com morcegos infectados, independente da espécie, constitui o maior risco de ocorrência de raiva humana. Há também o risco de contato com gatos, cachorros e mesmo animais de grande porte como gado e cavalos, que podem ser infectados em contato com morcegos.

A literatura relata que o risco de transmissão de raiva para os humanos é grande. Por isso, toda agressão por morcego, seja a animais domésticos ou a seres humanos, deve ser comunicada a Secretaria Municipal de Saúde.
O setor de Zoonoses do município está com equipe preparada para realizar a captura desses animais para análise. Sendo assim, o setor solicita que a população ligue para o telefone 3690-2230 ou 3690-2215, caso encontre morcegos durante o dia na zona urbana.

A Secretaria de Saúde ainda informa que é de competência do proprietário, a limpeza de forros e porões residenciais e comerciais

O setor de Zoonoses fica na Avenida Benjamim Constant, 1000, no segundo andar do terminal rodoviário.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Varginha



jornalismo@varginha.mg.gov.br


release nº 338 27/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos