quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caso de óbito por H1N1 em Varginha

Secretaria Municipal de Saúde confirma caso de óbito por H1N1 em Varginha

O Núcleo de Vigilância em Saúde do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de Varginha confirmou oficialmente na tarde desta sexta-feira (10) o primeiro caso de morte no município causada pela Influenza A H1N1.
Segundo a Semus, de janeiro de 2012 até hoje, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 16 casos suspeitos da doença. Dez casos suspeitos apresentaram resultados negativos após análise, e outros cinco aguardam resultado final. No ano de 2011, foram notificados oito suspeitas, e todas apresentaram resultados negativos depois de analisados.
Campanha na rede municipal de ensino - Para intensificar a prevenção e a eficácia no diagnóstico, a Prefeitura de Varginha realiza desde quarta-feira (08) a campanha de orientação e prevenção contra a Influenza A H1N1 na rede pública e particular de ensino.
O vírus da Influenza A H1N1 possui circulação sazonal em Minas Gerais. Por isso, a Prefeitura de Varginha, juntamente com o governo estadual e o governo federal, implantaram no município o Plano de Ação contra a Influenza A H1N1 com o objetivo de reduzir ao mínimo as complicações da doença, com a rápida identificação de casos e a atenção necessária ao paciente.

A campanha nas escolas está dentro do calendário elaborado pela Semus e visa multiplicar as informações preventivas junto à população, neste caso, entre a comunidade escolar do município. "No retorno às aulas é preciso reforçamos os cuidados em relação à H1N1" destaca o secretário municipal de Saúde Fausto Geraldeli Carvalho ao comentar sobre o estado de alerta em que Minas Gerais se encontra. "A preocupação no momento é minimizar os efeitos da disseminação do vírus, já que ele está em circulação no Estado, e inclusive aqui no sul de Minas" completa o secretário municipal.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do trabalho realizado pela equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Setor de Epidemiologia junto à comunidade escolar, é reforçar as orientações e o investimento em ações educativas que envolvam informações sobre a doença, etiqueta da tosse e cuidados básicos de higiene em geral. "A campanha além de atingir os estudantes, também busca alcançar os profissionais da educação" esclarece a coordenadora do Setor de Epidemiologia, a enfermeira Roseane S. e Silva.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que os jovens e crianças representam, durante um surto infeccioso, uma importante fonte de disseminação de uma infecção, o que justifica a manutenção da aplicação de medidas de restrição, no caso, o afastamento dos alunos com suspeita de Síndrome Gripal no período de contaminação.
Orientações da Secretaria Municipal de Saúde: alunos e funcionários das escolas da rede pública e particular de ensino de Varginha devem estar atentos se apresentarem síndrome gripal, com sintomas de febre, tosse ou dor de garganta:
          Não deve frequentar a escola;
          Deve procurar o serviço de saúde mais próximo;
          A partir do início dos sintomas, o adulto deve ficar em casa pelo período recomendado de sete dias, e para a criança com menos de 12 anos de idade o prazo recomendado é de 14 dias;
          Durante o período de afastamento, é preciso evitar locais com aglomerados de pessoas, ou visitar parentes e amigos, como por exemplo: crianças, idosos, gestantes e pessoas com outras doenças.
Veja em anexo Protocolo do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos