sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vacinação antirrábica termina no próximo domingo 12 de agosto

Vacinação antirrábica termina no próximo domingo 12 de agosto
Campanha municipal de imunização de cães e gatos já atingiu mais de 15 mil animais

A Prefeitura de Varginha realiza no próximo domingo (12) a quarta e última etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica. Neste fim de semana, a imunização vai ser apenas na zona urbana. A equipe de profissionais do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) da Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vai estar em 11 postos.
No último fim de semana foi realizada a terceira etapa da campanha. O último balanço apresentado pelo NCZ informa que já foram imunizados 15.310 animais no município. Até domingo, os 45 profissionais do Núcleo vão visitar o total de 439 localidades. Deste número, 383 são na zona rural, e 56 postos são na zona urbana.
A meta da Semus é imunizar o total de 20.084 cães e gatos em Varginha. A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica ocorrerá das 08h às 11h30 e das 13h às 17h.
Veja abaixo a relação de locais onde você pode vacinar seu animal:
1.    CAIC 1
2.    Rodoviária
3.    Praça Getúlio Vargas, Centro
4.    Praça Dr. José Braga Jordão, Vila Barcelona
5.    Núcleo de Controle de Zoonoses
6.    CAIC 2
7.    Praça Santo Agostino, Sion
8.    Policlínica Bom Pastor
9.    Praça Dr. José Dapinis, Corcetti
10. Programa Saúde da Família (PSF), Jardim Áurea
11. Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel)

Resgate -
Os donos de cães e gatos que não vacinaram os animais durante a campanha municipal deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonozes durante a semana. O NCZ em Varginha está localizado à avenida dos Imigrantes, nº 3.770, no bairro Vargem. O telefone de contato é 3690-2230.
O médico veterinário destaca "a vacina é importante já que a raiva não tem cura e pode matar tanto o animal, quanto o ser humano". Os cães e gatos que tenham a partir de três meses de idade devem ser vacinados. Os animais devem estar acompanhados do proprietário e/ou responsável maior de 18 anos.
Sintomas da raiva em cães e gatos

- O animal não consegue beber água (hidrofobia) e nem se alimentar;
- Salivação em excesso;
- Agressividade além do normal.

Transmissão para humanos

- A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mordida do animal ou contato da saliva do cão ou gato com a pele ferida da pessoa;
- Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença para humanos.
Devido a alterações na fórmula da vacina, no ano passado o Ministério da Saúde não conseguiu produzir em tempo hábil doses suficientes para todo o Brasil. Apenas as regiões norte, nordeste e centro oeste – onde há maior incidência da doença – receberam as doses. Como em Minas Gerais os animais não foram imunizados em 2011, é importante que cães e gatos sejam vacinados neste ano.

Departamento de Comunicação
Secretaria Municipal de Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos