sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Artigo do Correio do Sul, o jornal regional mais tradicional da cidade. O qual colaboro há mais de uma década.

Na tarde da última segunda-feira (23), o Diário Correio do Sul, em parceria com a Câmara Municipal, realizou reunião sobre mobilidade urbana em Varginha. A discussão foi presidida, pelo jornalista e diretor do Diário Correio do Sul, Antônio Carlos Campos, que na ocasião esclareceu sobre projetos de mobilidade urbana e sobre o projeto de construção de um boulevard na cidade. O jornalista apresentou a ideia que gerou discussão e recebeu o apoio integral do presidente da Câmara, Rômulo Azevedo. Segundo o jornalista a construção de um boulevard, em torno dos quase sete quilômetros de extensão dos trilhos da antiga Ferrovia Centro Atlântica, que corta Varginha, seria um marco para a cidade; “Isso seria um divisor de águas para Varginha, além de resgatar grande parte da história em torno da ferrovia. É interessante observarmos ainda que, isso poderia se agregar ao projeto de revitalização da área comercial do centro da cidade”, afirmou.
Campos ainda esclareceu quejá acordou detalhes com uma renomada instituição, que irá desenvolver o projeto; “Já temos um parceiro forte, que em breve anunciaremos e que desenvolverá todo o projeto, dentro dos mais modernos padrões técnicos, arquitetônicos e paisagístico que demanda uma obra de tamanha representatividade”, afirmou.
Citando como exemplo o VLT (Veículo leve sobre trilhos), que está sendo construído na cidade de Santos e São Vicente, um bonde turístico que cortaria todo o percurso do boulevard valorizando seu entorno. O jornalista também esclareceu como funcionaria a estrutura e construção do boulevard.
Boulevard- O projeto demandaria ciclo vias, pistas de caminhada, cooper, quiosques com produtos naturais, lojas de artigos esportivos e afins. Ainda de acordo com o jornalista, a reutilização da linha férrea de Varginha, para operar bondes turísticos, teriam quatros estações de paradas nos seguintes segmentos: a primeira estação - turismo (no museu do ET, no alto da Vila Paiva), a segunda estação-cultura (na antiga estação ferroviária), a terceira estação- religiosa (no largo da igreja do Martir São Sebastião) e a quarta estação- esportes (na Avenida Celina Ottoni, com espaço para a criação da cidade dos esportes).

A sugestão é que cada estação possa oferecer academias de rua, quiosques para lanchonetes, lojas de produtos esportivos e turísticos, banheiros, bicicletário, locação de bikes, Play Ground’s, Guarda Volumes, Personal Training, entre outros. A intenção é que além dos bondes turísticos, tenha-se também vagões com palco, para apresentações, show’s e afins.
Representantes das secretarias da prefeitura marcaram presença, juntamente com a equipe “Bikessouros” de Varginha. Ambos manifestaram apoio ao projeto. O colunista e ativista, Diego Gazola, também esteve presente na reunião e expôs formas variadas de melhorar a mobilidade urbana; “Estamos falando de projetos que podem ser realizados em parcerias, como a construção do boulevard, no entanto precisamos estar unidos para essa realização; todos precisam estar no mesmo pensamento”, afirmou. Diego ainda citou o exemplo da ciclo faixas em São Paulo, e afirmou que em números as ciclo faixas são um modo inteligente e simples de melhorar a mobilidade e qualidade de vida em várias cidades. Ao encerrar da reunião, o presidente da câmara afirmou que outras reuniões virão em breve, para discutir com mais ênfase, a construção do boulevard na cidade.

Recursos-  Ao fechamento da reunião o jornalista Antônio Carlos, enfatizou que há recursos por meio de leis de incentivo a cultura e ao esporte, para a realização do projeto; “Temos a Lei Zico, de incentivo ao esporte, a Lei Ruané, de incentivo a cultura e não podemos desprezar também que as autarquias do município, como a secretaria de esporte e cultura, poderão se beneficiar com o projeto, além de auxiliar”, afirmou.

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