sexta-feira, 16 de julho de 2010

Clarisse Lispector- Escritos,pensamentos

 Clarisse Lispector

Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse a cada dele, e é.


trata-se de um cavalo preto e lustoso que apesar de inteiramente selvagem – pois nunca morou antes em ninguém

nem jamais lhe puseram rédeas nem sela -

apesar de inteiramente selvagem tem por isso mesmo uma doçura primeira de quem não tem medo:

come às vezes na minha mão.

Seu focinho é úmido e fresco.

eu beijo o seu focinho.

quando eu morrer, o cavalo preto ficará sem casa e vai sofrer muito.

a menos que ele escolha outra casa e que esta outra casa não tenha medo daquilo que é ao mesmo tempo salvagem e suave.

aviso que ele não tem nome: basta chamá-lo e se acerta com seu nome.

ou não se acerta, mas, uma vez chamado com doçura e autoridade, ele vai.

se ele fareja e sente um corpo-casa é livre, ele trota sem ruídos e ai.

aviso tambem que nao se deve temer seu relinchar:

a gente se engana e pensa que é a gente mesma que está relinchando de prazer ou de cólera,

a gente se assusta com o excesso de doçura do que é isto pela primeira vez. pg 29



Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite



Clarisse Lispector

O que eu sinto, eu não ajo. O que ajo, não penso. O que penso, não sinto. Do que sei, sou ignorante. Do que sinto, não ignoro. Não me entendo e ajo como se me entendesse






Clarisse Lispector

Aquilo que Eu não sei, é a minha melhor parte!



Clarisse Lispector


"Há Momentos



Há momentos na vida em que sentimos tanto

a falta de alguém que o que mais queremos

é tirar esta pessoa de nossos sonhos

e abraçá-la.



Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser,

porque você possui apenas uma vida

e nela só se tem uma chance

de fazer aquilo que se quer.



Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.



As pessoas mais felizes

não têm as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor

das oportunidades que aparecem

em seus caminhos.



A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam.

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem

a importância das pessoas que passam por suas vidas.



O futuro mais brilhante

é baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vida

quando perdoar os erros

e as decepções do passado.



A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar

duram uma eternidade.

A vida não é de se brincar

porque um belo dia se morre."



Clarisse Lispector

"Me dê a coragem..

Meu Deus, me dê a coragem

de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,

todos vazios de Tua presença.

Me dê a coragem de considerar esse vazio

como uma plenitude.

Faça com que eu seja a Tua amante humilde,

entrelaçada a Ti em êxtase.

Faça com que eu possa falar

com este vazio tremendo

e receber como resposta

o amor materno que nutre e embala.

Faça com que eu tenha a coragem de Te amar,

sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.

Faça com que a solidão não me destrua.

Faça com que minha solidão me sirva de companhia.

Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.

Faça com que eu saiba ficar com o nada

e mesmo assim me sentir

como se estivesse plena de tudo.

Receba em teus braços

meu PECADO DE PENSAR..."



Clarisse Lispector

"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.

Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos"


Saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem







Clarisse Lispector

O medo sempre me guiou para o que eu quero. E porque eu quero, temo. Muitas vezes foi o medo que me tomou pela mão e me levou. O medo me leva ao perigo. E tudo o que eu amo é arriscado.



Clarisse Lispector

"A vida não é de se brincar

porque um belo dia se morre."



Clarisse Lispector

"O que obviamente não presta sempre me interessou muito."



Clarisse Lispector

Você as vezes não estranha de ser você?





Clarisse lispector

Já escondi um amor com medo de perdê-lo, já perdi um amor por escondê-lo. Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos. Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso. Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos. Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem. Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram. Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem eu sou! Já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir... já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi. Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto. Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir... Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam. Já tive crises de riso quando não podia. Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva. Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse. Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar. Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros. Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros. Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um UM AMIGO FELIZ. Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava. Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade. Já tive medo do escuro. Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais. Já liguei para quem não queria apenas para ligar para quem realmente queria. Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo, mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda. Já chamei pessoas próximas de "AMIGO" e descobri que não eram. Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim. Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre... Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração! Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente! Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE! Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? EU ADORO VOAR!



Clarisse lispector



Clarisse Lispector

"A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre."



Clarisse Lispector

"Haveria um grande silêncio em mim, mesmo que eu falasse..."



clarisse lispector

SOU COMO VOCÊ ME VÊ...

POSSO SER LEVE COMO UMA BRISA OU FORTE COMO UMA VENTANIA.

DEPENDE DE QUANDO E COMO VOCÊ ME VÊ PASSAR !



CLARISSE LISPECTOR
"O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar, duram uma eternidade"



clarisse lispector

Se meu desejo mais antigo é o de pertencer, por que então nunca fiz parte de clubes ou de associações? Porque não é isso que eu chamo de pertencer. O que eu queria, e não posso, é por exemplo que tudo o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar àquilo que eu pertenço. Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado em papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.



Clarisse Lispector
"Depois que aprendi a pensar por mim mesma, nunca mais pensei igual aos outros. "



Clarisse Lispector

Quero afiançar que não me conheço senão através de ir vivendo...



Se tivesse a tolice de me perguntar "Quem Sou Eu(?)" certamente cairia estatelada e em cheio no chão.

É que "Quem sou eu?" provoca nessecidade. E como satisfazer a necessidade?

-Quem se indaga é incompleto!



Clarisse Lispector


Faz de conta que ela nao estava chorando por dentro, pois agora, mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado.



Clarisse Lispector


"MUDAR



Mude, mas comece devagar,

porque a direção é mais importante

que a velocidade.



Sente-se em outra cadeira,

no outro lado da mesa.

Mais tarde, mude de mesa.



Quando sair,

procure andar pelo outro lado da rua.

Depois, mude de caminho,

ande por outras ruas,

calmamente,

observando com atenção

os lugares por onde

você passa.



Tome outros ônibus.

Mude por uns tempos o estilo das roupas.

Dê os teus sapatos velhos.

Procure andar descalço alguns dias.



Tire uma tarde inteira

para passear livremente na praia,

ou no parque,

e ouvir o canto dos passarinhos.



Veja o mundo de outras perspectivas.

Abra e feche as gavetas

e portas com a mão esquerda.



Durma no outro lado da cama...

depois, procure dormir em outras camas.



Assista a outros programas de tv,

compre outros jornais...

leia outros livros,

Viva outros romances.



Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade.

Durma mais tarde.

Durma mais cedo.



Aprenda uma palavra nova por dia

numa outra língua.

Corrija a postura.

Coma um pouco menos,

escolha comidas diferentes,

novos temperos, novas cores,

novas delícias.



Tente o novo todo dia.

o novo lado,

o novo método,

o novo sabor,

o novo jeito,

o novo prazer,

o novo amor.

a nova vida.



Tente.

Busque novos amigos.

Tente novos amores.

Faça novas relações.



Almoce em outros locais,

vá a outros restaurantes,

tome outro tipo de bebida

compre pão em outra padaria.

Almoce mais cedo,

jante mais tarde ou vice-versa.



Escolha outro mercado...

outra marca de sabonete,

outro creme dental...

tome banho em novos horários.



Use canetas de outras cores.

Vá passear em outros lugares.



Ame muito,

cada vez mais,

de modos diferentes.



Troque de bolsa,

de carteira,

de malas,

troque de carro,

compre novos óculos,

escreva outras poesias.



Jogue os velhos relógios,

quebre delicadamente

esses horrorosos despertadores.



Vá a outros cinemas,

outros cabeleireiros,

outros teatros,

visite novos museus.



Se você não encontrar razões para ser livre,

invente-as.

Seja criativo.



E aproveite para fazer uma viagem

despretensiosa,

longa, se possível sem destino.



Experimente coisas novas.

Troque novamente.

Mude, de novo.

Experimente outra vez.



Você certamente conhecerá coisas melhores

e coisas piores do que as já conhecidas,

mas não é isso o que importa.



O mais importante é a mudança,

o movimento,

o dinamismo,

a energia.

Só o que está morto não muda !



Repito por pura alegria de viver:

a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não

vale a pena!!!!"



Clarisse Lispector

Se você sabe conviver com pessoas intempestivas, emotivas, vulneráveis, amáveis, que explodem na emoção: acolha-me



Clarisse Lispector


Detesto coisas mais ou menos, não sei amar mais ou menos, não me entrego de forma mais ou menos


Clarisse Lispector

Adicionar à minha coleção Na coleção de 12 pessoasMais InformaçãoTenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente.
Clarisse Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos