quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

pesquisaS sobre o mal de Alzheimer GANHAM FORÇA NA FRANÇA


 

Laboratório francês situado na região de Lille obtém reconhecimento nacional no desenvolvimento de estratégias inovadoras para o tratamento do mal de Alzheimer e posiciona a região como líder nas pesquisas da doença

O DISTALZ é um dos 6 projetos da região Norte da França - também conhecida como região de Lille - a receber do Governo Francês o selo « Laboratório de Excelência ». Mantido pelo PRES (Polo de Pesquisa e Ensino Superior) da Universidade Lille Nord de France, o objetivo do Laboratório de Excelência DISTALZ é explorar os processos biológicos envolvidos no mal de Alzheimer e desenvolver novos biomarcadores da doença e novas diretrizes terapêuticas.

Contando com um investimento de Є 12 milhões, sua missão é acompanhar a caracterização do componente genético do mal de Alzheimer e estudar o impacto destes genes e das vias assim identificadas em modelos experimentais. Este Laboratório de Excelência também desenvolverá testes genéticos e biológicos, levando em consideração interações com outras doenças neurodegenerativas e cerebrovasculares em um contexto de medicina personalizada e acelerará a transferência destas descobertas a clínicas, facilitando o acesso de pacientes diagnosticados em um estágio precoce da doença, antecipando as consequências psicológicas, sociais e éticas deste diagnóstico precoce.

REGIÃO NORTE DA FRANÇA SE DESTACA COMO CENTRO DE EXCELÊNCIA SOBRE O MAL DE ALZHEIMER
O DISTALZ insere-se no âmbito do projeto Alzheimer e na estratégia européia de pesquisa sobre doenças neurodegenerativas, estruturada segundo uma iniciativa conjunta de programação envolvendo 23 países e destinada a aperfeiçoar a eficácia dos investimentos nesta área. Este Laboratório de Excelência será considerado como um  Centro de Excelência sobre o mal de Alzheimer, comparável a outros centros  espalhados pelo mundo, consolidando a posição da França e reforçando a excelência regional nesta área.

Ele se insere em uma das ações prioritárias do polo de competitividade "Nutrição Saúde Longevidade". Certificado pelo Governo francês em 2005, o polo NSL reúne profissionais da saúde e da indústria alimentícia voltados aos desafios da saúde pública que são a prevenção, via nutrição e tratamento de doenças cardiovasculares, desordens metabólicas e doenças ligadas ao envelhecimento.






Contato região de Lille:
Marie-Hélène Cauchy
Gerente de Comunicação
Fone: (00XX333) 59 56 23 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos