domingo, 28 de abril de 2013

Câmara de Varginha completa 100 dias de trabalho com balanço positivo



Câmara de Varginha completa 100 dias de trabalho com balanço positivo

No início deste mês, a Câmara Municipal de Varginha completou 100 dias de trabalho. Desde 1º de janeiro, os vereadores da atual Legislatura têm trabalhado para conquistar melhorias para o povo varginhense, o que resulta em um balanço muito positivo nesse início de mandato.
Até agora, foram mais de 270 proposições apresentadas, entre Requerimentos e Indicações. O que resulta em uma média de quase três proposições por dia, contando, inclusive, finais de semana. “Esse balanço demonstra que o vereador de Varginha não trabalha apenas nos dias de reunião. Nós trabalhamos 24h por dia em prol da população. Somos funcionários do povo e estamos atentos, todo o tempo, para garantirmos a melhoria da qualidade de vida dos varginhenses”, avalia o presidente da Câmara de Varginha, Leonardo Ciacci.
Em relação aos Projetos de Lei aprovados na Casa, o número também foi substancial. Foram aprovados mais de 40 Projetos de Lei, de autoria tanto do Executivo quanto do Legislativo. Entre os destaques estão as autorizações para parcelamento do tíquete dos funcionários da Prefeitura e para parcelamento da dívida com o Inprev, que permite, a partir de então, que o Município regularize sua situação e possa voltar a contar com recursos dos Governos Estadual e Federal.

Ações que fazem diferença
Além das proposições e leis apresentadas e aprovadas, vale, ainda, destacar ações implantadas na Casa, como o protocolo eletrônico que visa à agilidade e evita gastos desnecessários com papel. “Outra medida é a digitalização dos projetos que dão entrada na Câmara. Assim, não precisamos tirar cópias desses documentos para cada um dos 15 vereadores, resultando em uma grande economia para os cofres públicos”, explica Leonardo.
Nesse início de mandato, os vereadores também aprovaram o reajuste do valor do tíquete alimentação dos servidores do Legislativo e foi realizada uma restauração na parte interna do prédio da Câmara. “São várias as ações que já tomamos nesse início de mandato visando melhorar a qualidade do ambiente de trabalho dos servidores e vereadores e, por consequência, a melhoria do atendimento à nossa população”, ressalta o presidente da Câmara.

Integração
Outra importante atitude tomada pelos vereadores na atual Legislatura é priorizar a opinião do povo, integrando os cidadãos às ações tomadas pelo Legislativo. Um exemplo claro disso são os quatro pedidos feitos para realização de audiências públicas. Duas, sobre a reforma do Presídio e sobre o atendimento de urgência e emergência no Município já foram realizadas e, brevemente, mais duas – Transporte Coletivo e Guarda Municipal – ocorrerão. Nessa oportunidade, a população pode participar e decidir, junto dos vereadores, os rumos que Varginha deve tomar em áreas de grande relevância.
Com essa proposta de dar voz à população é que a partir do próximo semestre, a Câmara vai aos bairros de Varginha. “Vamos agendar visitas a diversas regiões de Varginha para ouvir a população sobre os principais problemas enfrentados e buscarmos, juntos, soluções para melhorar cada dia mais a nossa cidade”, conclui Leonardo Ciacci.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Internação compulsória de viciados é desafio em MG

Internação compulsória de viciados é desafio em MG

Especialistas apontam falta de estrutura para tratamento de dependentes químicos

A necessidade de se criar instrumentos para a internação compulsória de usuários de crack e as formas de se fazer isso foram discutidas na manhã desta quarta-feira (24/4/13) em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas recebeu especialistas para falar sobre o assunto, que concordaram que a atual estrutura de tratamento é insuficiente e que para transformar a internação compulsória em política estadual é preciso melhorar a rede de atendimento. O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Vanderlei Miranda (PMDB).
Os convidados lembraram que a internação compulsória já é feita no Estado para cumprimento de mandados judiciais. É comum também a internação involuntária, quando o dependente não aceita o tratamento, mas a família o obriga, muitas vezes com a ajuda de órgãos como a Defensoria Pública. A diretora do SOS Drogas, Érica Barezani, informou que a instituição já recebeu, desde 2008, 381 pedidos de internações desse tipo. “Na maioria das vezes as famílias já não sabem mais o que fazer. Em alguns casos, nossa equipe, que visita essas famílias, consegue contornar a situação e oferecer outras saídas, inclusive convencendo o usuário e conseguindo sua anuência para realizar o tratamento”, disse.
Leia a matéria na íntegra no Portal da ALMG.

SOMOS A MAIORIA

SOMOS A MAIORIARedação do Momento Espíritahttp://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3819&stat=0
 
Nunca antes na Humanidade houve tantas pessoas fazendo o bem e amando o próximo como em nossos dias.
 
À primeira vista, a frase parece fora de contexto e mesmo alienada das coisas que vemos.
 
Temos a impressão de que todos estão fazendo o mal, que poucos são honestos, que ninguém respeita o próximo.
 
Vemos as notícias na televisão, lemos manchetes nos jornais, escutamos conversas no trabalho e na condução.
 
Tudo parece convergir e se dirigir para a maldade, para o prejuízo alheio, para gerar dificuldades.
 
Porém, o que ocorre é que escutamos meias verdades, ou às vezes um pedaço bem pequeno de verdade e, apenas com isso, concluímos ser o todo.
 
O que não vemos nos noticiários são os milhares de heróis anônimos que ganham sua vida no trabalho honesto e que, com responsabilidade, criam os seus filhos.
 
Não é notícia as mães e os pais que velam horas a fio o sono de seus filhos para terem certeza que estão bem; que acompanham seus deveres escolares e os educam com amor e carinho.
 
Poucos comentam a respeito da multidão de voluntários que dedicam horas e horas para minimizar dores, dificuldades e problemas do próximo que, na maioria das vezes é alguém desconhecido. E tudo isso fazem pelo prazer de ajudar.
 
Esquecemos que se há muitos que transgridem as leis, nunca tivemos tanta proteção legal para as crianças, os idosos, as mulheres e tantas outras minorias na sociedade.
 
Se ainda existem políticos que não honram seus cargos e missões públicas, há muitos funcionários públicos que trabalham além do que seus contratos preveem, pelo ideal de melhorar a vida da população.
 
São inúmeros os pesquisadores e cientistas, que dedicam suas vidas para solucionar problemas, encurtar distâncias, salvar vidas, oferecer conforto e bem-estar a todos.
 
Debruçam-se nos laboratórios, utilizando-se de sua inteligência e ciência, no ideal de conseguir algo que beneficie a Humanidade.
 
Esquecemos que incontáveis são os médicos, professores, ou ainda garis e pedreiros, que cumprem muito mais que sua missão e seu dever profissional.
 
São muitos aqueles que se doam generosamente, que oferecem o melhor que possuem, para também contribuir por um mundo melhor.
 
Há muito mais pessoas honestas que desonestos no mundo. Há muito mais bondade que maldade no coração da maioria de nós. Há muito mais pessoas fazendo o bem do que prejudicando.
 
Assim, ao olharmos nossa sociedade, lembremos que não estamos sós nem somos minoria aqueles que fazemos o bem, que somos honestos e idealistas.
 
Apenas somos, aparentemente, transparentes uns para os outros.
 
Não nos vemos, porém, estamos todos agindo para que os dias, um após o outro, tornem-se melhores e mais felizes.
 
Dessa forma, não devemos jamais desistir do nosso ideal.
 
Ao nos imaginarmos sozinhos, basta que olhemos para o lado, e logo perceberemos que somos uma grande maioria, uma multidão mesmo aqueles que semeamos o bem, a justiça e a paz nas estradas da vida.
 
Redação do Momento Espírita.
 
Em 25.4.2013.
 
* * *
 
 
IMAGEM DO PAPEL DE CARTA DESTE E-MAILBebê sendo salvo graças à boa vontade de heróis anônimos do cotidiano.http://grupodeteatrorelativo.blogspot.com.br/2009/11/recem-nascido-abandonado-e-salvo-por-um.html
 
 
 
 
 
Com esta mensagem eletrônica
seguem muitas vibrações de paz e amor
para você

---------

Portal A ERA DO ESPÍRITOhttp://www.aeradoespirito.net/

Planeta ELIO'S (Temas Espíritas)http://emollo.blogspot.com.br/

Planeta ELIO'S (Poemas)http://planetaelios.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Concurso Nacional

Concurso  Nacional
“Beleza  em  Prosa  &  Verso”

REGULAMENTO
            1. EdiÇÕES  ALBA e o Grupo Sul-mineiro de Poesia, com o apoio da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, promovem o Concurso Nacional “Beleza em Prosa & Verso”, com o objetivo de estimular a criação literária e divulgar a produção de poetas e prosadores, em antologia nacional, sob regime cooperativo.                                               
            2. O concurso é aberto a textos literários, em forma de contos, crônicas e poemas (modernos ou clássicos), em língua portuguesa. Tema: BELEZA.
            3. Os textos em prosa deverão ser enviados, em dupla via, datilografados, em espaço dois, ou digitados, em espaço 1,5, fonte 12, em papel tamanho A4, de um só lado da folha, contendo título e pseudônimo do autor. Os textos deverão ter, no máximo, cinco laudas, no caso de contos, e três, nas crônicas, com 30 linhas cada lauda.
            4. Os poemas, clássicos ou modernos, deverão ter um mínimo de oito versos e um máximo de 45, devendo ser enviados, em dupla via, datilografados ou digitados, em papel tamanho A4, de um só lado do papel, contendo título e pseudônimo do autor. Concorrerão em duas categorias: poemas e sonetos. Os sonetos deverão ser compostos, obrigatoriamente, em versos decassilábicos ou alexandrinos.
            5. O prazo de inscrições encerra-se em 30 de maio de 2013, valendo a data da postagem.
6. O resultado do concurso será divulgado em julho de 2013, através dos meios de comunicação indicados pelos concorrentes na ficha de inscrição.
            7. Os textos deverão ser enviados para EDIÇÕES ALBA, Caixa Postal 2030 — VARGINHA — MG — 37002 — 971, acompanhados da FICHA DE INSCRIÇÃO anexa, devidamente preenchida, e de cheque nominal a ANÍBAL ALBUQUERQUE, no valor da taxa de inscrição: R$ 10,00 (dez reais). Sob o mesmo pseudônimo, e com o pagamento de uma taxa de inscrição, o autor poderá inscrever um texto em cada categoria. Sob diferente pseudônimo, e com o pagamento de nova taxa, outros textos poderão ser inscritos. Se o concorrente preferir, o valor da taxa de inscrição poderá ser enviado em selos novos.
            8. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetivado, também, em depósito na conta corrente 11.532 — 9, Agência 3178 do Banco Itaú, destinado a ANÍBAL ALBUQUERQUE, no mesmo valor indicado no item 7.
9. O poeta ou prosador classificado em primeiro lugar receberá dez exemplares da antologia nacional e troféu. O classificado em segundo lugar receberá oito exemplares da antologia e troféu. O classificado em terceiro receberá seis exemplares da antologia, medalha e certificado. O classificado em quarto receberá quatro exemplares da antologia, medalha e certificado. O classificado em quinto lugar receberá medalha e certificado.
            10. Além dos cinco primeiros colocados em cada categoria, os escritores que obtiverem menção honrosa ou tenham sido selecionados para publicação serão convidados a participar da antologia nacional Beleza em Prosa & Verso, a ser lançada por EDIÇÕES ALBA, em regime cooperativo, em agosto de 2013.
11. Todos os concorrentes classificados ou com menção honrosa receberão certificados.
12. A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências concederá o “Troféu Mariângela Calil” ao concorrente que obtiver maior soma de pontos em todas as categorias de que participar.
13. O julgamento será feito por uma comissão de três membros, composta por acadêmicos e especialistas em literatura.         14.  Os textos enviados não serão devolvidos.
            15. O não cumprimento de qualquer um dos itens deste regulamento implicará na desclassificação automática do participante.
            16.  A FICHA DE INSCRIÇÃO deverá ser destacada deste folheto e, após seu correto e completo preenchimento (inclusive, currículo), ser enviada, em envelope menor, dentro do que contiver os textos concorrentes. O envelope menor deverá conter, além da ficha, o cheque correspondente à taxa de inscrição ou o comprovante de depósito. Externamente, o envelope menor apresentará, unicamente, o pseudônimo do autor.
            17. O envio dos textos, acompanhados da ficha de inscrição, configura a aceitação plena, por parte do participante, de todas as condições estabelecidas neste regulamento.

Concurso  Nacional 

“Beleza em Prosa & Verso”

FICHA DE INSCRIÇÃO
(Pode ser reproduzida em fotocópia)
(Preencher em letras de forma)
Nome:____________________________________________
Pseudônimo:_______________________________________
Conto:  ___________________________________________
Crônica: __________________________________________
Poema: ___________________________________________
Soneto: ___________________________________________
Endereço: _________________________________________
Cidade:_______________________________ Estado:_____
CEP: __________________ Telefone: __________________
Endereço eletrônico: ________________________________
Identidade: __________________CPF: _________________
Data de nascimento: ________________________________
Profissão: _________________________________________
Estado civil: _______________________________________
Como tomou conhecimento do concurso: _______________
__________________________________________________
Meio de divulgação desejado: ________________________
Forma de pagamento da taxa de inscrição:
Cheque nº __________________  Banco ________________
Depósito bancário ______________ Selos novos:_________
Se estudante, preencher:
Estabelecimento de Ensino: __________________________
Breve currículo_______________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
            (Preencher à máquina ou em letras de forma)
APOIO CULTURAL:
EDIÇÕES  ALBA - 19 anos
O custo do livro a seu alcance
            E-mail: albuquerque.anibal@yahoo.com.br
Telefax: 0XX  35 3222 2529
Caixa Postal  2030
VARGINHA - MG  — CEP 37 002 - 970

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Em algum Lugar do Passado filme completo

AL DI LA....CENA DO FILME CANDELABRO ITALIANO

Sacrilégio de minha alma


Sacrilégio de minha alma
Por te amar tanto assim .
Passo dias pensando em quem me fez ficar assim
Dentro de mim apenas oração onde minha alma busca
Gemidos que sobem a minha boca nesta turbulência reprimida
Meu espírito grita nesta saudade que meu ser devora
Sem poder ser querendo ter.
Apenas o silêncio me responde
Pensou que tinha sem ter.
Em cada célula de meu corpo imprimido você encontra
Na melodia do meu olhar
Em minha retina cansada, em minha essência.
Enigmáticas lembranças de toques de almas enamoradas,
Neste baú de ilusões.
Teu rosto, Teu cheiro enlouquecendo meu viver.
E teimo em querer sonhando em ter
Fundindo a chama do desejo e paixão.
Faísca da saudade que em mim inflama
Eterna esperança incompreendida e fraca
Possessiva e bela .
Louca sem sossego, desatino de minha vida;
Que a paz busca no aconchego do teu ser
Palavras que brotam sem nexo e sem rima
Que fala da alma do poeta que por amor definha
Setas douradas em minha alma encravada  sangra
Fere num gozo sem explicação,
Companheira de desatino, a saudade e a solidão.
Incompreendida insensatez deste amor irreal.
Segue chamando inteiro e repartido ecos de eterna adoração
Dione Fonseca
 Você encontra mais poemas em www.dionefonseca.prosaeverso.net
Deixe seu recado . Abraços e ótima semana



segunda-feira, 1 de abril de 2013

A MEDICINA GAÚCHA SEMPRE SOUBE DISTO

A MEDICINA GAÚCHA SEMPRE SOUBE DISTO
Ralph J. Hofmann
Cientistas gaúchos sempre condenaram as maluquices das instituições médicas mundiais que qual um moderno Santo Ofício (tribunal da inquisição espanhola) insistiam em consignar ao inferno como pecadores os consumidores  de carne vermelha.
Apontavam inúmeros macróbios (pessoas de idade muito avançada) que passavam dos cem anos de idade baseados numa dieta de carne de gado com farinha de mandioca. Muitos também consumiam regulares quantias da “branquinha”  de alto teor alcoólico e fumavam uma quantidade regular de cigarros de palha por dia.
Eis que a Fundação Britânica de Nutrição confirma os achados dos médicos de bombacha e chiripá (avental de couro usado nas lides com gado).
Em lugar de ser um vilão a carne vermelha pode ser coadjuvante na proteção contra males cardíacos.
Carne vermelha, carne de porco e carne de frango sem pele contém ácido esteárico aparentemente são benéficos ao ser humano. O mesmo ocorre com chocolate com pouco de açúcar.  
Ao contrário, segundo artigo do  American Journal of Clinical Nutrition (Revista Americana de Nutrição Clínica) revela que ingerir carne magra diariamente melhora os níveis de colesterol em função do ácido esteárico.
Após cinco semanas de uma dieta diária de carne de gado houve uma queda de cinco por cento nos níveis de colesterol gerais e de aproximadamente quatro porcento do colesterol “mau”, ou seja, LDL, o que não difere muito do efeito de dietas à base de peixe frango ou legumes.   
Ou seja, qualquer dos grupos de carnes é benéfico. O que faz mal é comer demais. Isto nossas mães já nos diziam.
Com esta notícia assadores de churrasco de Veranópolis e Nova Brescia (Rio Grande do Sul), berços de profissionais do churrasco estão se preparando para abrir novas churrascarias nos países do primeiro mundo.

A PIZZA MARGHERITA

Ralph J. Hofmann
Nápoles é,  segundo se alega o verdadeiro berço da pizza.  Isto pode ser verdade se considerarmos a pizza como ela é conhecida hoje.  Antes da pizza houve a “foccacia” uma superfície de massa de fermento coberta com azeite, alho, tomates em fatias, etc.
Era esta a “pizza” que nossos vizinhos, de Caxias do Sul, descendentes de italianos do norte nos serviam nas festas familiares.  Fui conhecer a verdadeira pizza apenas ao sair da cidade para estudar. É facilmente explicável. A pizza apenas se popularizou após a corrente migratória que trouxe camponeses do Vêneto para o Brasil.  Os avós de meus vizinhos não a conheceram.
Dizem alguns que apenas há duas “verdadeiras”pizzas.  A Marinara (mais antiga das duas) coberta com tomate, orégano, alho e azeite extra-virgem.  O nome de marinara vem do fato de que as esposas de pescadores a preparavam para seus maridos quando estes voltavam da pesca na Baía de Nápoles.
A outra é a “Rainha Margherita” com molho de tomate, queijo mozzarella e manjericão.  Alega um amigo meu (italiano) que em 1889 em visita a Nápoles, a rainha Margherita,de Savóia, esposa do rei Umberto I  sabedora de que o seu consorte a  traía entrou em depressão.  Seus criados chamaram o padeiro Raffaele Esposito pedindo que preparasse algo de especial para animá-la.
Esposito preparou uma pizza com as cores da Itália unificada. Molho de tomate vermelho, mozzarella  branca e manjericão verde.  E esta ficou sendo a Pizza Rainha Margherita.
O estabelecimento de Raffaele Esposito que se chamava  “Pietro ... e basta cosí” (Chega Pedro!)  e fora fundado em 1880  ainda existe sob o nome de  “Pizzeria Brandi”.