segunda-feira, 1 de abril de 2013

A PIZZA MARGHERITA

Ralph J. Hofmann
Nápoles é,  segundo se alega o verdadeiro berço da pizza.  Isto pode ser verdade se considerarmos a pizza como ela é conhecida hoje.  Antes da pizza houve a “foccacia” uma superfície de massa de fermento coberta com azeite, alho, tomates em fatias, etc.
Era esta a “pizza” que nossos vizinhos, de Caxias do Sul, descendentes de italianos do norte nos serviam nas festas familiares.  Fui conhecer a verdadeira pizza apenas ao sair da cidade para estudar. É facilmente explicável. A pizza apenas se popularizou após a corrente migratória que trouxe camponeses do Vêneto para o Brasil.  Os avós de meus vizinhos não a conheceram.
Dizem alguns que apenas há duas “verdadeiras”pizzas.  A Marinara (mais antiga das duas) coberta com tomate, orégano, alho e azeite extra-virgem.  O nome de marinara vem do fato de que as esposas de pescadores a preparavam para seus maridos quando estes voltavam da pesca na Baía de Nápoles.
A outra é a “Rainha Margherita” com molho de tomate, queijo mozzarella e manjericão.  Alega um amigo meu (italiano) que em 1889 em visita a Nápoles, a rainha Margherita,de Savóia, esposa do rei Umberto I  sabedora de que o seu consorte a  traía entrou em depressão.  Seus criados chamaram o padeiro Raffaele Esposito pedindo que preparasse algo de especial para animá-la.
Esposito preparou uma pizza com as cores da Itália unificada. Molho de tomate vermelho, mozzarella  branca e manjericão verde.  E esta ficou sendo a Pizza Rainha Margherita.
O estabelecimento de Raffaele Esposito que se chamava  “Pietro ... e basta cosí” (Chega Pedro!)  e fora fundado em 1880  ainda existe sob o nome de  “Pizzeria Brandi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos