sábado, 15 de novembro de 2014

A importância do sono no processo da perda de peso
*Por Doutor Douglas Motta Calderoni
Engana-se quem pensa que o emagrecimento está ligado somente à reeducação alimentar e atividades físicas. Estes processos são fundamentais, mas devem ser aliados a diferentes práticas saudáveis, entre elas, o sono.
Uma boa noite de sono desempenha diversas funções fundamentais para o corpo e a mente, inclusive na regulação do peso corporal. Entre outros benefícios estão a liberação de hormônios que regulam o crescimento, evitam o acúmulo de gordura, melhoram o desempenho físico, ajudam na prevenção da osteoporose, controlam a sensação de saciedade, liberam a insulina, diminuindo o hormônio do estresse, aumentam a autoestima e disposição para atividades físicas.
De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono (SBS), 43% da população nacional sofre com algum tipo de transtorno do sono. A insônia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a sensação de que as horas dormidas não foram de boa qualidade, o que acarreta consequências em atividades rotineiras e na saúde física.
O melhor horário para dormir é à noite, pois a melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal responsável pela regulação do sono, é secretada e possui melhor desempenho com o escurecer. Existem diferenças individuais que devem ser respeitadas tanto na quantidade de horas de sono como no fato de dormir mais cedo ou mais tarde, porém é fundamental que tenhamos uma quantidade adequada de sono no período noturno.
Veja algumas dicas de alimentos que ajudam e os que devem ser evitados para uma boa noite de sono:
  • Carnes e gorduras: é importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil ingestão próximo ao horário de dormir, pois o processo de digestão após as 18h é mais lento e prejudicará o sono.

  • Estimulantes: alguns estimulantes, como cafeína e xantinas presentes em cafés, chás, refrigerantes derivados de cola, chocolates, guaranás e bebidas alcoólicas atrapalham a qualidade do sono e não devem ser consumidos até quatro horas antes de dormir.

  • Relaxantes: a banana, semente de gergelim, aveia, maracujá e o chá de camomila possuem características relaxantes e auxiliam no sono e na qualidade da noite.
Dormir bem é uma condição necessária para termos uma boa saúde. Além de promover o descanso físico e mental, durante o sono acontece uma série de processos metabólicos, que se alterados, afetam todo o funcionamento do organismo e atrapalham o programa de emagrecimento. 


Imagens relacionadas

Doutor Douglas Motta Calderoni, médico psiquiátra
divulgação
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos