sexta-feira, 27 de março de 2015

Fórum das Águas marca Varginha como cidade pioneira na discussão sobre recursos hídricos

Fórum das Águas marca Varginha como cidade pioneira na discussão sobre recursos hídricos

Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira do primeiro dia de palestras do Fórum das Águas Varginha - Seca e Energia à procura de soluções. O primeiro dia do evento, realizado no Theatro Capitólio reuniu autoridades civis e militares, Prefeitos, Vereadores, Representantes de entidades ligadas ao setor, estudantes, professores e o público em geral. 

Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro deu as boas vindas ao público presente e agradeceu a presença de todos.
Rômulo destacou que os vereadores tem a legitimidade dentro dos municípios de difundir as discussões sobre a questão da água e desenvolver políticas públicas para garantir o abastecimento das futuras gerações com consciência e responsabilidade. Segundo ele, uma atuação conjunta dos governos e entidades ligadas ao setor é de extrema importância para debater soluções para a crise hídrica, para a qualidade e a quantidade da água.
A palestra de abertura do Fórum foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e especialista em Gerenciamento Ambiental José Carlos Perdigão. Durante sua fala ele destacou que a cidade de Varginha sai na frente ao promover essa discussão sobre os recursos hídricos na região.
A segunda palestra da manhã foi com o Analista Ambiental da Faemg Guilherme da Silva Oliveira que destacou ações para minimizar o efeito da seca na agricultura. 
Logo após a palestra foi iniciado um debate com representantes da Assembléia Legislativa de Minas. O Presidente Rômulo Azevedo Ribeiro conduziu a discussão na mesa que foi composta pelo Prefeito de Ilicínea Aloísio de Souza, pela representante da Supram Renata Duque, pelo representante do Sindicato dos Produtores Rurais Arnaldo Botrel, pelo Inspetor-Chefe do Crea Leão Miranda, pelo representante da Faemg Guilherme da Silva Oliveira, pelos palestrantes José Carlos Perdigão e Dr. Joel Moreira e pelo Deputado Estadual Iran Barbosa, Presidente da Comissão Extraordinária das Águas da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Logo após o almoço o público retornou ao auditório do Capitólio e pôde conferir a palestra com o representante da Copasa João Bosco Senra que abordou as Mudanças Climáticas e os Recursos Hídricos.

Representantes da Cemig, Barbara Jardim e Fabiana Gama que atuam no setor de Gerência de Estudos e Manejo da Ictiofauna e Programas Especiais, apresentaram o tema: Estiagem e o reflexo na geração de energia.

Em seguida, o Sebrae apresentou casos de sucesso do Sebraetec. O primeiro caso foi apresentado pela representante da TR Soluções de Itajubá Joana Marins mostrando o uso da tecnologia contribuindo para o uso racional de energia. O representante da KL Telecom de Santa Rita do Sapucaí, apresentou o Shower Slim, um produto inovador que economiza mais de 44% de água tratada e mais de 41% de energia elétrica durante o banho. 

A última palestra do dia foi ministrada pelo Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Igam Thiago Figueiredo Santana que abordou o tema da crise hídrica. 

Em outro momento foi retomada a discussão com representantes do governo do estado a respeito da crise hídrica. 

Em comum acordo com todos os representantes e devido ao grande número de pessoas interessadas em participar da construção da Carta Fórum das Águas foi estendido até a próxima quarta-feira dia primeiro de abril, o período para que os interessados possam dar sugestões sobre o conteúdo da Carta Varginha. 

Para isso basta entrar em contato com a Câmara de Varginha através do email imprensa@camaravarginha.mg.gov.br ou através de nossas páginas na rede social. 

Dúvidas e Informações entre em contato através do telefone 35 3219 4757.




Varginha

 Fotos de ontem




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos