quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comissão debate em Três Pontas política para o setor cafeeiro

DATA: quinta-feira, 16 de junho
HORÁRIO: a partir das 10 horas
LOCAL: auditório de eventos da Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas

Comissão debate em Três Pontas política para o setor cafeeiro
A política econômica para o setor cafeeiro será debatida nesta quinta-feira (16/6/11) na cidade de Três Pontas (Sul de Minas), em audiência pública que a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar durante a Expocafé 2011. A audiência será às 10 horas, no auditório de eventos da Fazenda Experimental da Epamig, e vai abordar perspectivas, gargalos, dificuldades e metas para o fortalecimento do setor, para buscar formas de melhorar a sustentabilidade do café no atual contexto socioeconômico ambiental. O requerimento é dos membros efetivos da comissão.
Segundo o presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), será discutida especialmente a criação, pelo Governo do Estado, de um fundo de apoio à cafeicultura, por meio de projeto de lei que deverá ser enviado à Assembleia ainda este ano. "O governador entendeu a importância do setor e de uma política de proteção para a sustentabilidade do café", avalia o parlamentar, para quem a origem dos recursos do fundo e os critérios para sua aplicação devem ser discutidos.
O presidente destaca também que pesquisa divulgada no fim de maio pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) constatou que a bebida já é a segunda mais consumida no País, atrás apenas da água. Minas Gerais responde por mais da metade da produção brasileira.
Convidados - Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas e presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), Carlos Melles; o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes Abreu; o presidente da Emater, Maurílio Soares Guimarães; o presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira.
Também foram convidados o professor do Departamento de Agricultura da Ufla e coordenador institucional do Consórcio Pesquisa Café, Rubens José Guimarães; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Francisco Miranda de Figueiredo Filho; o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino da Costa; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva; o gerente do Pólo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, além da prefeita de Três Pontas, Luciana Ferreira Mendonça, e do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Sebastião Pacífico.

Assessoria de Imprensa ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos