quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hormônio do Crescimento é aliado na prevenção dos sintomas do envelhecimento

 
 Hormônio do Crescimento é aliado na prevenção dos sintomas do envelhecimento
A população brasileira está envelhecendo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro de três décadas quase metade dos brasileiros terão mais de 40 anos. Já as pessoas com mais de 60 saltarão de um décimo para um quinto do total. O homem viverá mais, porém com que qualidade? Uma população mais velha traz, inclusive, mais gastos ao governo com saúde pública. “O processo de degeneração causado pelo envelhecimento provoca 90% das doenças em adultos.”, afirma o Dr. Mohamad Barakat, fundador do Instituto de Medicina Integrada e especialista em medicina preventiva. 
Diante deste panorama a atuação da medicina anti-aging se apresenta cada vez mais necessária, “Ela atua na detecção, prevenção, cura, ou até mesmo reversão da ação do envelhecimento.”, explica o especialista. 
O organismo sofre diversas pausas ao longo da vida e essa desaceleração afeta o funcionamento das células e, consequentemente, os órgãos. Uma das medidas para combater a ação do tempo é o balanceamento hormonal por meio de reposição e entre os mais utilizados pela medicina antienvelhecimento está o GH (Growth Hormone). 
O GH é um hormônio produzido pela hipófise, glândula localizada na base do cérebro. Ele é responsável por estimular o crescimento da musculatura, tanto cardíaca quanto do tecido ósseo. O auge de sua produção é na adolescência, já aos 55 anos os níveis de GH são 70% do que eram entre 18 e 30 anos.
De acordo com o Dr Barakat, muitos são os benefícios que a reposição deste hormônio pode fornecer ao organismo. “A diminuição da gordura localizada, o aumento de massa muscular, estabilização da pressão arterial e a diminuição dos níveis de colesterol são alguns deles”, completa. Lembrando que o GH também aumenta a função cardiovascular, além de ajudar na melhora da libido tanto de homens e mulheres, fator importante na questão da qualidade de vida em pessoas com idade avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos