quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lúcia Vânia ressalta desafios para a Rio +20

Lúcia Vânia ressalta desafios para a Rio +20
 
Durante discurso no plenário do Senado Federal, hoje (6), a senadora Lúcia Vânia (PSDB) ressaltou a importância da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que será realizada na próxima semana no Rio de Janeiro.
 
Vinte anos depois da Eco 92, também realizada naquela cidade, a próxima conferência sobre meio ambiente da ONU terá de tratar sobre novos desafios para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
 
Em 1992, resultaram documentos extremamente importantes como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica. Agora, explicou Lúcia Vânia, é preciso avançar mais.
 
A conferência de 2012 contará com líderes de 193 países que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da organização e, ainda, representantes de entidades de todo o mundo, preocupados com o meio ambiente. A reunião tratará de temas estratégicos como biodiversidade, mudanças climáticas e o crescimento verde.
 
De acordo com a Senadora, são temas que dizem respeito a todos os cidadãos, em todas as nações. “As discussões que serão travadas dizem respeito à produção de alimentos e têm correlação com o problema da sustentabilidade do Planeta em termos de biodiversidade, ecossistema, qualidade de vida, direitos econômicos e pessoais, além da crença na natureza como patrimônio da humanidade”, afirmou Lúcia Vânia.
 
Sobre a posição do Brasil na questão da mudança global do clima, a parlamentar ressaltou que deve ser a de defesa do interesse nacional, em quatro vertentes principais: afirmação do direito ao desenvolvimento como um componente fundamental da ordem mundial; promoção de uma visão de desenvolvimento associada à sustentabilidade ambiental; busca de uma posição de liderança no mundo na defesa do meio ambiente; e a limitação ao uso das florestas como objeto de regulação internacional.
 
“O Brasil, por sua biodiversidade, coloca-se na vanguarda dessa discussão e não pode fugir a essa responsabilidade”, concluiu Lúcia Vânia.

---
Assessoria de Comunicação
Senadora Lúcia Vânia (PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos