sábado, 30 de junho de 2012

MUSEU DO RELÓGIO É EXCELENTE OPÇÃO DE LAZER PARA AS FÉRIAS ESCOLARES

MUSEU DO RELÓGIO É EXCELENTE OPÇÃO DE LAZER PARA AS FÉRIAS ESCOLARES 

A visitação é gratuita e acompanhada por monitor. Entre as novidades, merece destaque o relógio atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do que acontece em qualquer outro tipo de relógio. O aparelho que foi adaptado para ter a tampa superior transparente, de modo que o conjunto possa ser visualizado, é um dos poucos relógios atômicos em uso no Brasil e o único que está em exposição no País

O Museu do Relógio Professor Dimasde Melo Pimenta, que passou por uma grande reforma para ampliar o espaço, é uma excelente opção de lazer para as férias escolares. Situado na avenida Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, a visitação é gratuita e monitorada e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 horas e das 14 às 17 horas e, também no último sábado do mês. Todas as visitas devem ser agendadas previamente.

Tradicionalmente, são acrescentados novos itens ao acervo, que hoje conta com mais de 600 peças, incluindo carrilhões, relógios-cuco e os primeiros marcadores de ponto, o “relógio-macaco”, que movimenta os olhos e a boca em sintonia com o passar das horas, relógiocafeteira, relógio Atômico, além de preciosidades e itens curiosos. Além disso, o museu tem peças novas como o relógio caveira dos Piratas e o relógio movido a água e limão, doado pela Sabesp.

Vale lembra que, parte do acervo édoação de pessoas que desejam contribuir com o museu, outra parte é aquisição do atual presidente da DIMEP, Dimas de Melo Pimenta II.
Fundado em 1975, o Museu do Relógio Prof. Dimas de Melo Pimenta já virou tradição entre os roteiros de cultura e lazer do paulistano. Em 2009 recebeu cerca de 2.500 pessoas. Além do visitante normal, a atração também recebe excursões de escolas da capital e do interior.

A paixão do professor Dimas de Melo Pimenta, fundador da empresa e do museu, por relógios foi além de um simples colecionador. Sempre fascinado pelos marcadores de tempo, acumulou tantos itens que decidiu montar um museu. A tarefa de agrupar um número tão grande de relógios históricos e curiosos foi bastante árdua. A coleção teve início em1950, e desde então não parou mais de crescer. Relógios originais são procurados por todos os lugares, em especial nos mercados de antiguidades que se realizam nas mais diversas cidades do mundo.

O relógio mais antigo apresentado no museu foi fabricado em 1620, na Alemanha. Trata-se de um exemplar de bolso,todo em prata, que possui apenas o ponteiro de horas (o ponteiro de minutos só foi incorporado aos relógios a partir de 1670). Também fazem parte do acervo Chatelaine de ouro e pérolas, cravejado de brilhantes. A peça, fabricada pela marca suíça Alliez & Berguer, na segunda metade do século XIX, pertenceu à 2ª Imperatriz brasileira – Amélia de Leuchtemberg, esposa de D. Pedro I.

Algumas peças são bastante curiosas, como os relógios de sol – primeiros marcadores do tempo –, que surgiram por volta dos anos 5000 e 3500 a.C. Também há peças inusitadas como um relógio cujos ponteiros se movem no sentido anti-horário, um modelo que além de mostrar as horas funcionava como cofre e um despertador que faz café, sem dúvida um dos mais curiosos.


Sobre a DIMEP 
Fundada há 76 anos, a DIMEP Sistemas evoluiu da fabricação de relógios de ponto para a condição de desenvolvedora de soluções tecnológicas altamente sofisticadas para os controles de ponto e acesso. Em 1997, obteve certificação pela ISO 9001.
A DIMEP é líder no mercado brasileiro e exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter filiais em      Portugal, no México e nos Estados Unidos.
Cada vez mais moderna, a DIMEP temse empenhado em ampliar sua participação em questões de interesse social. Exemplo disso é o apoio dado à Campanha “Todos pela Educação”, que une governos, empresas e entidades do terceiro setor na busca de soluções para os problemas educacionais do País.

Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta
Local: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP
Horário: segunda à sexta – 09h às 11h30 e 14h às 17h
Todo segundo sábado do mês – 09h às 11h30 e 14 às 17h
Informações: (11) 3646-4000
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos