segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ruptura de aneurisma da aorta abdominal pode levar a morte em 90% dos casos

Ruptura de aneurisma da aorta abdominal pode levar a morte em 90% dos casos


São Paulo, outubro de 2013A Aorta é a artéria mais importante do corpo humano. Conectada ao coração, ela desce ao lado da coluna, distribuindo sangue oxigenado para todos os órgãos. Quando a parede da aorta se dilata e o problema não é detectado, existe o risco de ruptura. O paciente sofre uma hemorragia interna e é levado a óbito na maioria dos casos. Esta patologia pode acometer qualquer pessoa, contudo os homens com idade acima dos 60 anos são as principais vítimas. 
Apesar da causa exata ser desconhecida, existem fatores de riscos que ajudam a desencadear a doença. Entre eles estão o tabagismo, pressão e colesterol altos, enfisema, obesidade, além de predisposição genética. De acordo com o radiologista e chefe da ressonância do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Cláudio Campi de Castro, a patologia é frequentemente silenciosa e não apresenta sintomas, o que pode dificultar a identificação do problema.
"Os casos de aneurisma abdominal podem ser detectados pelo paciente de forma repentina, após o rompimento do aneurisma. Se diagnosticado precocemente, o aneurisma pode ser facilmente tratado. Para se evitar que o problema seja identificado tarde demais é importante que o paciente que se enquadre no grupo de risco realize o check-up de acordo com a orientação do especialista", esclarece Campi.

Por não apresentar sintomas, no máximo um desconforto abdominal apenas nos pacientes magros, a aneurisma da aorta abdominal é diagnosticada na maioria dos casos durante exames de rotinas. Já quando a aorta é rompida, o paciente passa a sentir náuseas, vômitos, a pele se torna úmida e fria, a frequência cardíaca acelerada, além das dores no abdome e nas costas, podendo irradiar para virilha, nádegas ou pernas.

Para diminuir o risco da doença é importante manter uma dieta saudável, exercitar-se e levar uma vida tranquila. No caso dos fumantes, é importante abandonar o vício. Homens com idade acima de 60 anos, que fumaram por longo período da vida devem realizar exame de ultrassom, assim como os pacientes que tiveram casos da aneurisma da aorta abdominal na família devem realizar os exames solicitados pelo médico anualmente.
Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos