quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Plano Nacional de Educação é aprovado

Plano Nacional de Educação é aprovado

Em rápida reunião, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, nesta quarta-feira (27), o relatório apresentado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR) com as mudanças no Plano Nacional de Educação (PNE).

O presidente da CE, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), abriu a reunião no horário marcado e colocou o texto em votação, após as assinaturas necessárias, conforme determina o Regimento Interno do Senado Federal. O PLC 103/2012 foi aprovado às 14h32, em votação simbólica e sem a presença dos senadores governistas. Também foi aprovado pedido de urgência para que o projeto seja encaminhado ao plenário do Senado. Das 95 emendas apresentadas ao projeto, 44 foram acatadas total ou parcialmente por Alvaro Dias.

Para o relator, a aprovação do PNE na CE significa a primeira vitória obtida. Ele ressaltou que o texto apresentado tem o apoio de todos os segmentos da educação. “É claro que não é ainda uma proposta ideal, mas é a que se aproxima do ideal. Nós fizemos 101 alterações em relação ao texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e sempre promovendo avanços. A educação é fundamental para o país e temos que mudar o sistema educacional, tornando-o mais eficiente.”

Sobre o PNE, Alvaro Dias destacou a fixação de sistemas de avaliação e monitoramento, além da criação da Lei de Responsabilidade Educacional, que pune os gestores que não cumprirem as metas estabelecidas. Ele ressaltou ainda a definição de prazos e de percentual que caberá à União, estados e municípios na partilha dos 10% do Produto Interno Bruto para o financiamento da educação no país. “O PNE é um grande avanço. Esperamos garantir um salto de qualidade na educação brasileira. Agora temos que nos preparar para a batalha no plenário do Senado.”

Cyro Miranda declarou que, conforme havia prometido à sociedade, o PNE foi aprovado no prazo estabelecido pela CE. “Foi um trabalho árduo, intenso e de muita dedicação de todos os envolvidos no processo. Conseguimos realizar em pouco mais de um mês sete audiências públicas e ouvir trinta e cinco representantes de todos os segmentos da sociedade. Procuramos cobrir todas as áreas e fazer um relatório possível de ser executado e não uma carta de intenções. Educação é coisa muito séria. Com a educação não se brinca. É a educação que leva um país, o seu povo a um expoente muito maior.”

Cyro Miranda disse ainda que espera bom senso dos parlamentares ao votarem o PNE no Plenário. “Espero que os senadores tenham visão e aprovem, em plenário, o relatório da CE. Que tenham coragem. É preciso, acima de tudo, ter coragem para enfrentar os problemas educacionais. Esse PNE propicia o início de uma nova etapa que vai precisar de muita coragem e determinação, por parte dos próximos governantes. Esse plano não é de apenas um partido político. É de todos. É suprapartidário. Enfim, o PNE é um projeto de Estado.”
A votação do Plano Nacional de Educação no Plenário do Senado está prevista para o dia 11 de dezembro.

 Assessora de Comunicação do gabinete do senador Cyro Miranda (PSDB-GO):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos