sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Efeitos do calor no organismo

Efeitos do calor no organismo
Durante a exposição ao calor ambiental excessivo, o organismo produz mais calor embora estabeleça mecanismos de regulação para reduzir a sua temperatura. Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas. Os principais sintomas no organismo são: cãibras, insolação, lesões de órgãos, desidratação, etc.

Algumas recomendações para prevenir os efeitos do calor no organismo:
·         Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas natural, sem açúcar, mesmo sem ter sede;
·         Fazer refeições leves e mais frequentes, evitando refeições pesadas e muito condimentadas;
·         Tomar ducha de água fria no período de maior calor, evitando contudo as mudanças bruscas de temperatura;
·         Evitar a exposição direta ao Sol, principalmente entre 10 e 16 horas. Caso haja exposição solar, utilizar um protetor com fator de proteção no mínimo 30 FPS;
·         Usar óculos e chapéu, de preferência de abas largas;
·         Usar roupas largas e soltas, de preferência em algodão e com cores claras;

Qual é o nível máximo e o mínimo que a temperatura do corpo pode atingir?
O corpo humano não suporta grandes variações em sua temperatura interna. Com 40ºC começa a chamada hipertermia (excesso de calor) e com 35ºC a hipotermia (falta de calor). Para evitar variações abruptas, o corpo dispõe de uma série de mecanismos para manter a temperatura interna constante, independentemente do clima. Para conter o calor, o principal mecanismo é a transpiração. O suor diminui a temperatura porque, para evaporar, ele retira calor da pele, refrescando-a. Em ambientes úmidos, a transpiração evapora com mais dificuldade, por isso sentimos mais as temperaturas elevadas. A capacidade de resistência do corpo humano depende da temperatura externa, da umidade, do vento, do tempo de exposição ao meio ambiente e até do fato de a pessoa estar imersa na água. Diante dos efeitos deletérios causados pelo calor é de fundamental importância estar atento aos cuidados no controle da exposição.
Jorge Francisco Rodrigues -   Engenheiro de segurança da Prefeitura de Varginha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos