quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como a escola e o professor podem ajudar a criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)?


Como a escola e o professor podem ajudar a criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)?


Atualmente, orientações sobre o TDAH, o distúrbio comportamental mais incidente durante a infância1, não constam na grade curricular da maioria dos cursos de pedagogia do país, apesar de ser um problema que pode impactar diretamente as crianças no ambiente escolar, seja na parte educacional ou social.

Diante deste cenário, educadores têm dificuldades para lidar com alunos portadores deste transtorno e adotar técnicas que ajudem o estudante a ter um melhor aproveitamento de aprendizagem, já que o TDAH causa, entre outros aspectos, inquietude e dificuldade em focar a atenção.

O neurologista e especialista em TDAH, Dr. Marco Antônio Arruda (CRM 55157), diretor do Instituto Glia Cognição e Desenvolvimento, elenca algumas medidas que podem ser eficazes no ambiente escolar para alunos portadores de TDAH3:

 • Identificar e estimular os talentos que seu aluno possui;
• Elogiar sempre que possível;
• Tentar não evidenciar fracassos na frente dos demais colegas;
• Evitar o estigma, conversando com seus alunos, esclarecendo as diferenças de quem é portador do transtorno.
• Organizar e criar rotina são elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, principalmente para os portadores de TDAH. A organização externa reflete diretamente em uma maior organização interna.
• Quanto mais próximo do professor e mais distante de estímulos que possam distrair, maior benefício ele poderá alcançar.

O especialista completa: “É indispensável um trabalho conjunto entre a direção, coordenação e professores. Todos devem ter conhecimento sobre o transtorno, estar alinhados para planejar, implementar as técnicas e as estratégias de ensino que melhor atendam às necessidades destes alunos3” , finaliza.

Dr. Marco Antônio Arruda - CRM 55157


Sobre a Shire

Especialista em biofarmácia e líder mundial no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Shire é uma empresa anglo-americana de presença global, dividida em duas unidades de negócios no Brasil: Specialty Pharmaceuticals e Human Genetic Therapies (HGT).  A atuação está concentrada nos tratamentos para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, doenças gastrointestinais, renais e genéticas. É a 3ª maior indústria farmacêutica da Inglaterra e uma das biofarmacêuticas que mais crescem no mundo. Em 2009, o faturamento mundial ultrapassou a marca de US$ 3 bilhões.  “Somos inspirados pela vida, motivados pela coragem”. Para mais informações sobre a Shire, acesse o site www.shire.com.br ou www.shire.com

1- Still GF. Some abnormal psychical conditions in childhood. Lancet. 1902;1:1008.     
2 - Cartilha para profissionais de Educação ABDA. Perguntas e respostas sobre TDAH (versão online). http://www.tdah.org.br/br/a-abda/cartilhas-da-abda.html - dia 14/09/2011 às 15 horas
3 - MATTOS, P. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos.São Paulo: Lemos. 2001; 9: 109-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos