sábado, 5 de novembro de 2011

Felicidades (e curiosidades) ao noivos

Felicidades (e curiosidades) ao noivos

Muitos são os tipos de cerimônias, religiões e crenças que celebram a união de duas pessoas que se amam e que desejam passar a vida uma ao lado da outra. Qualquer que seja o tipo de celebração, o casamento é um momento único e especial para o casal e suas respectivas famílias e amigos, afinal de contas, muitas horas e dias foram dedicados para a preparação do casamento e da festa.
Confira algumas curiosidades interessantes sobre o casamento e inspire-se.

Chá de panela
A lenda diz que o chá de panela originou-se na Holanda. Conta-se que um pobre moleiro holandês ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da noiva desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa.

Padrinhos
A tradição de escolher um padrinho vem da Antigüidade, quando se elegia um bom amigo para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores.

Vestido de noiva
Não existe uma história que conte a origem do vestido de noiva e porque ele é uma das peças que mais roubam a atenção em um casamento. Desde a Idade Média as mulheres escolhiam com cuidado o que utilizariam no dia. Até então  não existia uma cor que marcasse o vestido. Para se ter uma noção na Renascença utilizavam a cor preta. Sobre a origem do vestido branco, não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que Mary Stuart fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão. Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso de cores escuras, geralmente preto, e vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.
Já o véu da noiva teria origem na Grécia antiga. Segundo a tradição, ele foi criado para proteger a noiva de maus olhados e também dos seus possíveis admiradores.

Chuva de arroz
A chuva de arroz no final da cerimônia tem origem chinesa. A lenda diz que na China Antiga, há mais de dois mil anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura.

Bolo
O bolo do casamento tem uma origem curiosa, no período romano. Na festa do casamento costumava-se quebrar um pão doce por cima da cabeça da noiva para trazer-lhe sorte. O trigo, símbolo de prosperidade, usado na confecção do pão, era um talismã para os noivos. Os conceitos foram adaptados e agora o bolo celebra a comemoração da festa, como em um aniversário.

Lua de Mel
A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Aliança
O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. No plano esotérico, possui poderes mágicos. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.

Buquê
O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho, temperos e ervas. Levar o buquê para a igreja simbolizava ter um pedaço da natureza divina junto com a noiva.

Não ver a noiva vestida antes do casamento
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.

Carregar a noiva no colo
Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.

Sobre Flávia Gurgel Organização de Eventos

Liderada pela empresária Flávia Gurgel, a empresa conta com uma equipe altamente profissional e experiente.  Prova disso foi o prêmio TOP FEST, como uma das cinco Melhores Assessorias de 2010. Criada em 2006, a empresa cresceu mais de 100%, realizou cerca de 200 eventos, reuniu mais de 40 mil convidados e contou com cerca de 500 parceiros.
No ano passado, dois novos braços foram lançados: Flávia Gurgel Kids, especializada em festas infantis, e Flávia Gurgel Praia e Campo, focada nos eventos que acontecem fora da cidade, e por isso precisam de fornecedores e cuidados especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos