terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Esperança


Esperança

Esperança
Sentada olha o horizonte
Esperando ver ao longe
Onde a vista alcança
A figura de o amado surgir
No peito, coração acelera
Nesta triste e doce espera
Com dúvidas e certeza
A mente confundida diz
Ele há de vir, ele vem...
E em seus devaneios
Vê entre brumas surgir...
Acordada em oração.
Sentindo mil dores no coração.
Esperança que não termina.
Triste sina esperar sem saber...
Pensando “não foi hoje”.
O amanhã. Ele vem.
Desde os tempos idos,
Espera a mulher por Ulisses.
Tecendo em seus bordados.
Sonhos de amores esperados
Que a noite se desmancha
Em lágrimas pelo amado
Em uma espera sem fim
Esperança não atingida.
Que renasce ao amanhecer...
Dione Fonseca

Chove la fora- Poema Saudade


Chove lá fora

A tristeza me toma
Cobre a alma
Chove lá fora
Lágrimas da natureza
Frio em meu coração
Soluça minha alma,
Amarga è a solidão.
Sonhos feitos ao sol
Realidade no temporal
Estou acuada sou animal
Já não raciocino
Estou apaixonada
Sentindo desejos
Que aflorão a pele
Querendo  o amor rever
Quem me prometeu
Meu um dia ser.
Destrói minha alma o ciúme
Sem saber onde está você
Vagueia meu espírito em brumas
Sinto aos pouco o desespero chegar.
As gotas de chuvas caem
Aos pouco parece parar
Só minha alma não para.
De soluços meu rosto banhar
Dione Fonseca ( Mamuzinha)
Enviado por Dione Fonseca ( Mamuzinha) em

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Enfrentamento à Dengue

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Enfrentamento à Dengue

            A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove nova etapa da mobilização contra a dengue no município. Os setores da Semus fazem um trabalho integrado neste mês de janeiro com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde no planejamento das ações tanto na rede municipal quanto na rede particular.
            Nesta terça-feira (31), os profissionais dos setores de Epidemiologia, Zoonoses, unidades de Saúde, Laboratório Municipal e S.O.S., estarão em reunião em dois locais diferentes. No auditório do Propac II, a reunião será das 7h30 às 11h30, com os enfermeiros, farmacêuticos e bioquímicos da rede pública e particular. No auditório da Policlínica Central, o encontro será das 9h30 às 11h30, com os clínicos e pediatras da atenção básica, Programa Saúde da Família (PSF), hospitais, entre outros.
            De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli, a dengue é uma preocupação constante e prioritária dentro da administração. "As ações são realizadas durante todo o ano. Pelos dados apresentados, Varginha possui um trabalho eficiente com mais de 50 agentes de endemias atuando nas casas da cidade. Neste momento apresentaremos o plano municipal e colocaremos os profissionais da saúde em sintonia para o enfretamento e os trabalhos de prevenção", explica.
            Segundo dados oficiais da Semus, no ano de 2011, foram registrados 44 casos de dengue em Varginha. No ano de 2010, os casos chegaram a 150, ou seja, houve uma diminuição significativa nos registros. Neste início de 2012, ainda não houve nenhum caso registrado de dengue no município.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Consulado do Brasil em Portugal inaugura Ligue 180 para atender mulheres em situação de violência

- Consulado do Brasil em Portugal inaugura Ligue 180 para atender mulheres em situação de violência

O consulado brasileiro de Lisboa, Portugal, realizou nesta sexta-feira, 27, a cerimônia de lançamento do serviço de acesso, a partir do exterior, à Central de Atendimento à Mulher  - Ligue 180. A inauguração da rede internacional da Central de Atendimento à Mulher na Itália e Espanha, além de Portugal, ocorreu em 25 de novembro e, desde então, os países se mobilizaram para realizar o serviço, já em pleno funcionamento na Itália, desde o dia 18 passado.
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, vencedora do X Prêmio Associação Brasileira de Telesserviços, foi criada em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e entre abril de 2006, quando começou a funcionar, e dezembro de 2011 somou 2,3 milhões de ligações.
Trata-se de um serviço de utilidade pública, gratuita e confidencial, que agora se estende para brasileiras fora do país em situação de violência, seja física ou emocional.
"Esse é um programa para atender mulheres brasileiras fora do país, que são vitimizadas de formas diferentes. Mas o que as unifica é a necessidade de orientação e amparo para resolver seus problemas", destaca a ministra Iriny Lopes.

INAUGURAÇÃO -  Coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, Gláucia Helena de Souza recebeu a primeira ligação  do Consulado de Lisboa-Portugal, por volta das 10h30, na Central de Atendimento à Mulher do Núcleo Bandeirantes, em Brasília.
Ela conversou com a conselheira do Consulado de Lisboa, Mariane  Leite, que nesse primeiro contato pediu as seguintes informações: se a mulher, ao fazer a ligação, precisa passar dados dos documentos do agressor e como será feito o encaminhamento dos casos que surgirem através do 180.
Gláucia esclareceu que as cidadãs não precisam fornecer informações documentais. E deixou claro que os casos receberão encaminhamentos para serviços de atendimento a mulheres daquele país e também ao Consulado brasileiro, para que possam acolher as cidadãs brasileiras que necessitem de apoio.

COMO FUNCIONA - Da mesma forma como no Brasil, a Central de Atendimento à Mulher 180 nos três países funciona 24 horas por dia, de segunda até domingo.

As mulheres em situação de violência em Portugal devem ligar para 800 800 550,  fazer a opção 3 e informar o número 61-3799.0180.
Na Espanha, devem ligar para 900 990 055, também fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799.0180.

E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e, depois, informar o número 61-3799.0180.
O serviço da Central conta com a parceria do Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores - embaixadas e consulados.

“Encontro da Moda Outono Inverno 2012”

Programação de Palestras
Encontro da Moda Outono Inverno 2012


Moda e negócios são os temas das apresentações de conceituados profissionais do setor para os visitantes de um dos principais salões de negócios de moda feminina do país

O Encontro da Moda Outono/Inverno 2012destaca em sua programação palestras exclusivas sobre tendências da moda e negócios do setor, realizadas por conceituados e experientes profissionais, com o objetivo de oferecer aos visitantes informações atualizadas e estratégicas para o desenvolvimento e a comercialização de coleções vitoriosas e de sucesso comercial.

As apresentações acontecem de acordo com a seguinte programação:

Dia 30/01 (segunda-feira)

Marcelo Pedrozo - Consultor de Moda do Senac SP
Tema: Tendências da Moda Inverno 2012 - aborda os principais temas da estação e suas confirmações em tecidos, formas, cores e padronagens
Horário: 14h
            
Rodrigo Cezário - Personal Stylist e Produtor de Moda
Tema: Produção de Moda e Styling para o Varejo – orienta como o lojista pode utilizar a imagem de moda no dia a dia do varejo, seja para produzir uma campanha, uma vitrine ou até mesmo montar looks de acordo com o perfil dos clientes
Horário: 15h

Dia 31/01 (terça-feira)

Marcondes Tavares - Consultor de Moda
Tema: Moda, um Modelo de Grandes Negócios – apresenta os primeiros sinais do Inverno 2013
Horário: 14h


O “Encontro da Moda Outono/ Inverno 2012” acontece de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O evento, realizado pela SV Eventos, acontece há 21 anos e recebe visitação qualificada de lojistas de todo o Brasil e conta com o apoio do Senac SP, da ABIT e do Sindivest-MG.




Serviço:

“Encontro da Moda Inverno 2012
Data: de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012
 Horários: Dias 30 de janeiro a 1° de fevereiro - das 10h às 20h
Dia 02 de fevereiro - das 10h às 19h
 Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo (SP)
Evento exclusivo para lojistas

sábado, 28 de janeiro de 2012

TORTA DE IOGURTE COM MORANGO

TORTA DE IOGURTE COM MORANGO
Rendimento: 12 fatias
Tempo médio de preparo: 30 min a 1 hora
Grau de dificuldade: Médio

Ingredientes:
Massa
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ tablete de manteiga
1 gema
4 colheres de sopa de água fria
4 colheres (sopa) de açúcar
Recheio
1 pote (110 g) de iogurte Batavo Pense Light Pedaços de Morango
2 colheres (sobremesa) de amido de milho
200 ml de Leite Semidesnatado Batavo
2 colheres rasas (sopa) de açúcar ou adoçante culinário
Cobertura:
1 caixinha de morangos fatiados ao meio
Gelatina de morango

Modo de preparo:
Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180°C. Para a massa, misture o açúcar, a água, a gema e a manteiga e aos poucos vá acrescentando as farinhas até conseguir misturar a massa com a mão, sem que grude nos dedos. Unte a forma e ajeite a massa de modo uniforme. Asse por aproximadamente 40 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, dissolva o amido de milho no Leite Semidesnatado Batavo e coloque em uma panela junto com o açúcar e o iogurte Batavo Pense Light Pedaços de Morango. Cozinhe em fogo baixo sempre mexendo. Desligue e deixe esfriar. Cubra a massa com o recheio.
Para a calda, prepare uma caixinha de gelatina de morango e deixe esfriar um pouco. Enfeite a torta com os morangos fatiados e cubra com a gelatina ainda líquida. Leve a torta à geladeira e deixe esfriar.

Olha que delicia este FILE DE SALMÃO AO MOLHO DE MARACUJÁ E LARANJA

Que tal uma comidinha rápida, prática e leve para preparar nesse verão? A Cozinha Nutrimar criou e testou essa receita que tem um leve toque agridoce e pode ser facilmente preparada até por pessoas que não têm talento na cozinha.

Uma idéia é deixar o salmão marinando enquanto aproveita a praia e enquanto a mesa está sendo posta você dá os toques finais à receita!

FILE DE SALMÃO AO MOLHO DE MARACUJÁ E LARANJA

Ingredientes:
2 files de salmão (aproximadamente 200 g cada)
Sal e pimenta do reino branca a gosto
1/3 de xícara de chá (ou 50 ml) de vinho branco
Azeite para grelhar

Modo de Preparo para o Molho:
1 e ½ xícara de chá de polpa de maracujá (ou 250 g)
2 e ½ xícaras de chá (ou 300 ml) de suco de laranja
2 colheres de sopa (ou 20 mL) de mel
Sal e pimenta do reino branca
1 colher de sopa (ou 20 g) de amido de milho

Modo de Preparo da Receita:
Deixe os filés de molho no sal, pimenta e vinho branco por 30 minutos e depois coloque o azeite em uma frigideira. Grelhe rapidamente e reserve.
A parte em outra panela coloque a polpa, o suco de laranja, o mel, sal e pimenta e deixe reduzir um pouco. Depois você deve coar e misturar ao molho o amido dissolvido em meia xícara de chá de água e ferver um pouco. Para finalizar, basta cobrir o salmão já pronto com o molho e servir.

Rendimento: 2 pessoas.
Créditos: Cozinha Nutrimar

Graviola.wmv

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

cordelista baiano Antonio Barreto mandou muito bem em cimat






O cordelista baiano Antonio Barreto mandou muito bem em cima do

BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL.





Antonio Barreto





Cordel que deixou Rede Globo e Pedro Bial indignados

Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia, graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.









Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.



Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.









BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL.



Autor: Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.



Curtir o Pedro Bial

E sentir tanta alegria

É sinal de que você

O mau-gosto aprecia

Dá valor ao que é banal

É preguiçoso mental

E adora baixaria.



Há muito tempo não vejo

Um programa tão 'fuleiro'

Produzido pela Globo

Visando Ibope e dinheiro

Que além de alienar

Vai por certo atrofiar

A mente do brasileiro.



Me refiro ao brasileiro

Que está em formação

E precisa evoluir

Através da Educação

Mas se torna um refém

Iletrado, 'zé-ninguém'

Um escravo da ilusão.



Em frente à televisão

Longe da realidade

Onde a bobagem fervilha

Não sabendo essa gente

Desprovida e inocente

Desta enorme 'armadilha'.



Cuidado, Pedro Bial

Chega de esculhambação

Respeite o trabalhador

Dessa sofrida Nação

Deixe de chamar de heróis

Essas girls e esses boys

Que têm cara de bundão.



O seu pai e a sua mãe,

Querido Pedro Bial,

São verdadeiros heróis

E merecem nosso aval

Pois tiveram que lutar

Pra manter e te educar

Com esforço especial.



Muitos já se sentem mal

Com seu discurso vazio.

Pessoas inteligentes

Se enchem de calafrio

Porque quando você fala

A sua palavra é bala

A ferir o nosso brio.



Um país como Brasil

Carente de educação

Precisa de gente grande

Para dar boa lição

Mas você na rede Globo

Faz esse papel de bobo

Enganando a Nação.



Respeite, Pedro Bienal

Nosso povo brasileiro

Que acorda de madrugada

E trabalha o dia inteiro

Da muito duro, anda rouco

Paga impostos, ganha pouco:

Povo HERÓI, povo guerreiro.



Enquanto a sociedade

Neste momento atual

Se preocupa com a crise

Econômica e social

Você precisa entender

Que queremos aprender

Algo sério - não banal.



Esse programa da Globo

Vem nos mostrar sem engano

Que tudo que ali ocorre

Parece um zoológico humano

Onde impera a esperteza

A malandragem, a baixeza:

Um cenário sub-humano.



A moral e a inteligência

Não são mais valorizadas.

Os "heróis" protagonizam

Um mundo de palhaçadas

Sem critério e sem ética

Em que vaidade e estética

São muito mais que louvadas.



Não se vê força poética

Nem projeto educativo.

Um mar de vulgaridade

Já tornou-se imperativo.

O que se vê realmente

É um programa deprimente

Sem nenhum objetivo.



Talvez haja objetivo

"professor", Pedro Bial

O que vocês tão querendo

É injetar o banal

Deseducando o Brasil

Nesse Big Brother vil

De lavagem cerebral.



Isso é um desserviço

Mal exemplo à juventude

Que precisa de esperança

Educação e atitude

Porém a mediocridade

Unida à banalidade

Faz com que ninguém estude.



É grande o constrangimento

De pessoas confinadas

Num espaço luxuoso

Curtindo todas baladas:

Corpos "belos" na piscina

A gastar adrenalina:

Nesse mar de palhaçadas.



Se a intenção da Globo

É de nos "emburrecer"

Deixando o povo demente

Refém do seu poder:

Pois saiba que a exceção

(Amantes da educação)

Vai contestar a valer.



A você, Pedro Bial

Um mercador da ilusão

Junto a poderosa Globo

Que conduz nossa Nação

Eu lhe peço esse favor:

Reflita no seu labor

E escute seu coração.



E vocês caros irmãos

Que estão nessa cegueira

Não façam mais ligações

Apoiando essa besteira.

Não deem sua grana à Globo

Isso é papel de bobo:

Fujam dessa baboseira.



E quando chegar ao fim

Desse Big Brother vil

Que em nada contribui

Para o povo varonil

Ninguém vai sentir saudade:

Quem lucra é a sociedade

Do nosso querido Brasil.



E saiba, caro leitor

Que nós somos os culpados

Porque sai do nosso bolso

Esses milhões desejados

Que são ligações diárias

Bastante desnecessárias

Pra esses desocupados.



A loja do BBB

Vendendo só porcaria

Enganando muita gente

Que logo se contagia

Com tanta futilidade

Um mar de vulgaridade

Que nunca terá valia.



Chega de vulgaridade

E apelo sexual.

Não somos só futebol,

baixaria e carnaval.

Queremos Educação

E também evolução

No mundo espiritual.



Cadê a cidadania

Dos nossos educadores

Dos alunos, dos políticos

Poetas, trabalhadores?

Seremos sempre enganados

e vamos ficar calados

diante de enganadores?



Barreto termina assim

Alertando ao Bial:

Reveja logo esse equívoco

Reaja à força do mal.

Eleve o seu coração

Tomando uma decisão

Ou então: siga, animal.



FIM



































--









sábado, 21 de janeiro de 2012

Saudade o que é?

Saudade é...

Que nossa memória recusa não lembrar. Sentimos o gosto, cheiro até mesmo vê
Revivendo novamente, porém sem poder tocar. Saudade às vezes feliz que nos faz sorrir ao lembrar, misturando sorrisos e lágrimas por dias que não vão voltar. Saudade de momentos mágicos que teimamos de novo sonhar e que teimamos em reviver sem poder, esperando o destino novamente nos deixar ter. Saudade de momentos que sabemos que teremos, mas a vida incerta não marca a hora nem lugar, dependemos do tempo que demora a passar.
Saudade que nos faz escutar dentro da alma a voz, o chamado o gosto das lágrimas e o som do sorriso até musica podemos escutar. È diferente da memória que nos faz apenas lembrar
È algo que retornamos sonhando com olhos abertos tentando viver que provoca emoções e revivemos sem viver.
Saudade tem nome Mamu é você.
Mamuzinha
São lembranças do passado que queremos novamente viver. Lembranças de dias vividos que queremos retornar, pode ser ontem ou há muito tempo passado

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Somewhere Over The Rainbow Israel Kamakawiwo'ole "Iz" HQ

Terremoto e a Banda Foo Fighters

Show do Foo Fighters provoca terremoto na Nova Zelândia

Abalo sísmico similar ao de vulcões foi produzido pela multidão que pulava durante as músicas.
(Fonte da imagem: Divulgação / Foo Fighters)A banda de rock Foo Fighters confirmou que é uma das mais adoradas atualmente pelo público – mas de uma maneira bastante inusitada. Durante um show do grupo em Auckland, na Nova Zelândia, duas estações de medições sísmicas registraram leves tremores de terra no local onde era realizada apresentação.
O motivo seria a série de saltos ritmados das mais de 50 mil pessoas que acompanhavam o final da turnê da banda liderada por Dave Grohl. De acordo com o GeoNet, as estações The Herne Bay e Eden Park registraram abalos com um pico de oscilação de 3 Hz (número similar ao registrado em vulcões espalhados pelo mundo).
Os riscos mais extensos correspondem ao show da banda.  (Fonte da imagem: GeoNet)
Segundo os geólogos que analisaram as marcações, o local já apresentava abalos horas antes, mas foi com o Foo Fighters que eles atingiram o ápice. Além disso, seria possível até mesmo diferenciar o espaço entre as músicas, já que a multidão ficava mais calma e fazia menos pressão na terra. Em abril, a banda estará em São Paulo – será que eles conseguem fazer a terra tremer por aqui também?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“Encontro da Moda Outono/ Inverno 2012”



Um dos principais salões de negócios de moda feminina do país apresenta os lançamentos para a estação entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro, em São Paulo

O “Encontro da Moda Outono/ Inverno 2012”, realizado pela SV Eventos, acontece entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, localizado na capital paulista, apresentando os lançamentos de confecções de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Idealizado e dirigido por Sarah Vaintraub, uma das mais conceituadas profissionais do setor e, diretora do Comitê de Moda Feminina da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o “Encontro da Moda” é realizado há 21 anos e recebe visitação qualificada de lojistas de todo o Brasil.

Sarah Vaintraub, diretora da SV Eventos, declara: “Nosso objetivo é sempre gerar ótimos negócios para todos os participantes e alavancar o setor, por isto cada edição é um novo desafio para gerar novas conquistas”.

 OEncontro da Moda” vem passando por uma revitalização e, nesta edição, o conceituado stylist mineiro e produtor de moda Rodrigo Cezário, está preparando um Fórum de Inspirações em forma de exposição-vitrine com peças dos expositores. Estas vitrines estarão divididas de acordo com os temas da estação apontados pelo Senac Moda Informação: “Atelier 60’s”, “Alta Burguesia”, “Charme Masculino”, “Artsy” e “Fetiche Dark”.


Rodrigo Cezário atua há mais de 12 anos no mercado de moda e é consultor de várias grifes. Ele está envolvido na modernização e aprimoramento do “Encontro da Moda”, além de contribuir para dar maior repercussão ao evento. “Minha proposta é trazer um olhar atual e dinâmico para o evento, revitalizando o formato e o mix dos expositores”, destaca Cezário.

Confira, a seguir, algumas das marcas que já estão confirmadas para a próxima edição do “Encontro da Moda”: ARIAN, ARTHUR CALIMAN, AT LAST, BELLE CAROLE, CARLA AMARAL, CIA DA MODA, CLAIR, CONTORNO, CROCHETTA, D"SEU DO CÉU, DEBORAH, DESIREÉ, DILES, ELISA ARRUDA, FIRENZO, FORBICCI,HAES, ITALA CAMISAS, JACKIE -O MODAS, JAMBO, LADY JANE, LAZARA DESIGN, LE CLOS, LIKA, LIMITE URBANO, MARCIA MORAIS, MD / TOO, MZB3 / FEEDBACK, OFF, PASHMINA, PATCHWORK, PLURAL, POSH, PSICODÉLIKA, QUANTAMARIA, RADICAL LIVRE, RIO COLLECTION, TOUS LES JOURS, TRICOT & CIA, VANESSA ARANTES, VENTURA, WOOL LINE, YUMARIMEL, AMARELÔ, MYRIAN TAHAN.
O Senac SP é mais uma vez parceiro do salão de negócios, sendo responsável pelo Espaço Tendências, apresentando o resultado das pesquisas para o Inverno 2012 mostradas no Senac Moda Informação.
O “Encontro da Moda” também conta com apoio da ABIT e do Sindivest-MG.




Serviço:

“Encontro da Moda Inverno 2012
Data: de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012
 Horários: Dias 30 de janeiro a 1° de fevereiro - das 10h às 20h
Dia 02 de fevereiro - das 10h às 19h
 Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo (SP)
Evento exclusivo para lojistas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Desejo que o sol fique sem nuvens



Que penso... Que desejo que o sol fique sem nuvens por alguns dias... Se chover seja durante a noite depois das 22 horas se não poderei ver a lua e as estrelas.  Penso que os passarinhos estão com fome porque se deixo a porta de minha cozinha aberta eles entram comem a ração de minha cachorrinha e sobem ate na mesa para bicar as bananas... Coloquei alpiste lá fora... mas tem tantos passarinhos e um conta para o outro e só multiplica as visitas e não tem arvores bastante para eles porque estão brigando por espaço nas 3 arvores  que tenho no quintal e se vou La fora eles ficam agitados e mesmo no escuro querem voar. Tem medo de humanos. mas já acostumaram com minha presença e ficam me observando durante o dia, mas a noite eles tem medo. Tem gaviões rondando as arvores e eles brigam só escuto a barulhada deles. A tarde é uma sinfonia. Tem maritacas também que vem bicar a acerola vermelhinha. Meu pé de couve esta sendo bicado... Estou pensando que hoje será um dia lindo e desejo a todos muitas alegrias nesta semana que inicia.
Tenha um lindo e abençoado dia e uma semana de paz e muito amor. O amor é magnífico é o sol com o vento ameno que alegra nossas vidas. Obrigada por estarem em meus amigos. E os que amo desejo muito amor. Ao grande amor de minha vida escrevo saudades.
Dione Fonseca

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HEMATOLOGISTA explica o autotransplante de medula óssea em tratamentos de linfoma não hodgkin

HEMATOLOGISTA explica o autotransplante de medula óssea em tratamentos de linfoma não hodgkin






Procedimento é realizado para restabelecer danos provenientes de altas doses de quimioterapia. Chances de cura chegam a 70%










O crescimento no número de casos de câncer, em todo o mundo, desde os tipos mais comuns até outros de menor incidência, como o Linfoma Não Hodgkin, tem aumentado a procura por tratamentos da doença. Especificamente sobre esse tipo da doença, a possibilidade de cura pode estar no próprio corpo do paciente – o autotransplante de medula óssea. O procedimento é realizado para promover o restabelecimento fisiológico do indivíduo após intensas doses de quimioterapia.










Segundo o Dr. Celso Massumoto, diretor da Clínica Oncocenter, de São Paulo, a indicação desse tratamento é analisada de acordo com o estágio de desenvolvimento do Linfoma não Hodgkin, bem como a idade e as condições do paciente. O hematologista explica que nos casos em que o tratamento é indicado, o paciente se submete a altas doses de quimioterapia – até 30 vezes maior que as aplicações usuais. Por conseqüência, o procedimento destrói células cancerígenas, além de outras responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, como as imunológicas e as do sangue.










O autotransplante de medula óssea consiste na coleta de células progenitoras hematopoéticas (TCPH). Essas células são responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. As células progenitoras estão localizadas no interior da medula óssea, contida no centro dos ossos, e também na corrente sanguínea. “As células empregadas no transplante devem ser geneticamente compatíveis com o paciente. Por isso, são retiradas de seu próprio corpo”. Após o procedimento quimioterápico, essas células são reinjetadas no paciente. Ao fazer o autotransplante, o corpo é estimulado a produzir novas células sanguíneas, responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para todo o organismo.










Como é feito o autotransplante?






Num processo semelhante à hemodiálise, o paciente tem o sangue separado por um equipamento denominado máquina de leucaférese. Cerca de 300 ml sangue é obtida pelo aparelho, contendo as células progenitoras coletadas e, em seguida, é criopreservada. Ao final da quimioterapia, são devolvidas as células progenitoras previamente retiradas e descongeladas. “De acordo com o caso, as chances de curas são de 70% em quadros de Linfoma Não Hodgkin”.










Massumoto aponta que após o procedimento, o paciente precisa de cuidados especiais, visto que estará extremamente deficiente de células imunológicas. Assim, não raramente, é indicada sua permanência em ambientes dotados de filtros nas entradas de ar condicionado. O contato com outras pessoas e com a alimentação também requer maior atenção. A retomada das atividades cotidianas acontece gradualmente, de acordo com as avaliações médicas.


CORREÇÃO DEFASADA DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PREJUDICA BRASILEIROS

CORREÇÃO DEFASADA DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PREJUDICA BRASILEIROS

Presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, afirma que a falta de correção da tabela fere princípio da capacidade contributiva estabelecido na Constituição Federal

Nos últimos dois anos, a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física foi corrigida em apenas 4,5%. Contudo, a média da inflação do mesmo período foi de 6,5%. Isso significa que o contribuinte vem perdendo, e muito, com essa correção, sempre abaixo da meta de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), Luiz Fernando Nóbrega, lembra que no período de 1996 a 2001 a tabela do IR deixou de ser corrigida periodicamente, ficando, dessa forma, congelada. “Com isso, milhões de trabalhadores de menor poder aquisitivo passaram a ser tributados na fonte”, afirma. “Desde então, ocorreram as seguintes correções: 17,5% no ano de 2002; 10%, em 2005; e 8%, em 2006. Para o período de 2007 a 2011, o índice foi fixado em 4,5% ao ano”, explica.

No parecer de Nóbrega, a falta de correção da tabela de modo adequado fere o princípio da capacidade contributiva estabelecido na Constituição Federal. “Esses reajustes são insuficientes para repor integralmente os efeitos da inflação no pagamento de Imposto de Renda, uma vez que não refletem toda a meta do período. A inflação de janeiro de 1996 a janeiro de 2006, apurado pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA/IBGE), foi de 104,98%”.

Por causa da correção que está sempre defasada, é muito comum que os contribuintes na faixa de isentos em um ano, saltem para a faixa 1 no ano seguinte, passando a pagar o imposto simplesmente porque seu salário foi corrigido pela inflação. “Muito mais trabalhadores deverão pagar o IR em 2012. Por sua vez, o Governo passa a ganhar mais, arrecadando ainda mais. O Estado brasileiro vem sendo financiado pelos trabalhadores assalariados e pelas classes de menor poder aquisitivo. Além disso, a população de baixa renda suporta uma elevada tributação indireta, uma vez que mais da metade da arrecadação tributária do País é proveniente de impostos cobrados sobre o consumo”, pontua o presidente do CRC SP.

Tabela
A nova tabela do Imposto de Renda retido na fonte, com as alíquotas que serão aplicadas nos salários deste ano para a prestação de contas em 2013, já está em vigor. Estão isentos de cobrança os trabalhadores que têm renda mensal até R$ 1.637,11. Na tabela para o imposto a ser declarado este ano, o limite de isenção é de R$ 1.566,61. Há cinco faixas de tributação. A maior alíquota, de 27,5%, passará a ser aplicada a quem ganha mais de R$ 4.087,65, contra R$ 3.911,63 no ano passado.
Segundo dados do Departamento de Estudos Técnicos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco Nacional), a Receita Federal deixou de incorporar à tabela uma diferença de 63,5% entre a inflação apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre janeiro de 1996 a novembro de 2011, de 172,2%, e o reajuste de 66,5% aplicado às tabelas do IR no período.

Danielle Ruas
assessoria de imprensa

De León Comunicações

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo define ações para áreas afetadas pelas chuvas

Governo define ações para áreas afetadas pelas chuvas

Após encontro com a presidenta Dilma e outros cinco ministros, Padilha anuncia novas ações de prevenção e de socorro às vítimas


Nesta segunda-feira (9), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, junto com outros cinco titulares de pastas do governo federal, de uma reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, para definir as próximas ações que atenderão à população das regiões afetadas pelas chuvas - com impacto mais forte nos estados de Minas Gerais, Rio de janeiro e Espírito Santo. Alexandre Padilha lembrou que desde quinta-feira (5) o Ministério da Saúde está enviando conjuntos emergenciais com medicamentos e insumos para os estados mais afetados.
“Para o Rio de janeiro, o único estado onde se registrou danos no abastecimento de água, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde também está enviando 15 mil frascos (de 100ml) de hipoclorito, substância que serve para purificar a água e torná-la própria para o consumo humano”, informou. Com 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) é possível purificar mil litros de água. Alexandre Padilha anunciou ainda que o coordenador da Força Nacional do SUS (FNSUS) está indo para Sapucaia, na fronteira entre Rio de janeiro e Minas Gerais, onde deslizamentos de terra fizeram vítimas na manhã de hoje.
O ministro da Saúde disse que os hospitais de referência não foram danificados nas regiões atingidas e operam normalmente, diferente do que ocorreu ano passado na região serrana do Rio de Janeiro.  “A Força Nacional do SUS está identificando as pessoas mais vulneráveis  e que vão com certeza precisar de assistência, como pacientes que fazem hemodiálise, pessoas em tratamento oncológico e mulheres no último trimestre de gestação”, observou Padilha.
Para a população do município mineiro de Guidoval, onde as unidades de saúde estão sem condição de funcionar, a FNSUS providenciou a transferência de pessoas que requeriam cuidados especiais para o hospital de referência de Ubá, cidade vizinha. “Assim, a rede do SUS continua funcionando”, avisou.
Esforço conjunto - Hoje cerca de 2 mil profissionais já se cadastraram para trabalhar voluntariamente na FNSUS até final de março. “Estamos a postos para prestar toda a assistência necessária, em se tratando de recursos humanos, de medicamentos, de insumos e de outras ações”, esclareceu o ministro da Saúde.
Alexandre Padilha assegurou que, nos três estados mantém-se a distribuição regular dos medicamentos, como vacina para tétano e soro antiofídico, entre outros, além dos envios emergenciais realizados desde quinta-feira (5), que já totalizam quase 13 toneladas de medicamentos e insumos para os primeiros socorros às vítimas das enchentes. Ele também salientou a importância do trabalho conjunto entre o Ministério da Saúde, por meio da FNSUS, com as secretarias estaduais de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
“Evitar mortes é nossa prioridade número um”, resumiu a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Todos os ministros responsáveis por coordenar ações do governo conter os danos causados pelas chuvas e enchentes chamaram a atenção para a importância do trabalho integrado entre as pastas, resultando na política de urgência e emergência articulada desde o ano passado. A presidenta Dilma Rousseff determinou que os centros de operação e monitoramento permaneçam nos estados até fim de março para atuar nas ações de prevenção e reconstrução das cidades mais afetadas pelas chuvas.
Por Débora Pinheiro, da Agência Saúde / Ascom

Otimismo torna a vida mais saudável

Otimismo torna a vida mais saudável
Estudos comprovam que uma pessoa que pensa positivo tem mais saúde.
Com a chegada do novo ano, é comum pararmos para avaliar o que aconteceu no ano que terminou e se programar para colocar em prática tudo o que ficou para trás. Muita gente aproveita esse período para se engajar em novos projetos ou ainda para mudar alguns hábitos, praticar atividades físicas, se cuidar mais etc. Estudos comprovam que o otimismo nessas horas é fundamental. O pensamento positivo, além de ser estimulante, também ajuda as pessoas a serem mais saudáveis.

Estudo realizado pelas Universidades de Kentucky e Louisville, nos Estados Unidos, analisou as expectativas de estudantes de Direito em relação ao futuro e concluíram que pessoas que são otimistas em relação à saúde em geral, respondem melhor aos tratamentos médicos. Pacientes de transplante cardíaco, por exemplo, se recuperaram melhor da cirurgia. A conclusão da pesquisa é de que o otimismo associado a um objetivo específico é importante na vida de uma pessoa e pode ajudá-la a aumentar sua imunidade contra algumas infecções.

Já outro estudo conduzido pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, destaca que olhar a vida sempre com bons olhos promove mais do que bem-estar mental, também ajuda a cuidar do corpo. Durante oito anos, pesquisadores da universidade acompanharam o dia-a-dia de quase 100 mil mulheres. As mais esperançosas apresentam um risco 9% menor de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos probabilidade de morrer devido a qualquer outra doença sem ser do coração. Segundo a pesquisa, quem pensa positivo, se alimenta melhor e se exercita mais, tem menor tendência a desenvolver depressão, estresse e pressão alta.

Trabalhar o corpo é mais do que estético, é saudável

“Muitas pessoas aproveitam o otimismo do inicio do ano para começar a praticar atividades físicas, e assim permanecem por toda a vida. Só é preciso estar atento para sempre contar com a orientação de profissionais da saúde, a fim de evitar qualquer lesão futura e garantir o bem-estar do atleta”, comenta Tânia Fleug, fisioterapeuta da Mercur.

Sugestões para cuidar melhor do corpo e da mente não faltam. Caminhar ao ar livre e andar de bicicleta são opções fáceis e baratas. Quem pode freqüentar uma academia conta com o apoio de professores especializados para dar todo o apoio na hora de se exercitar.

Incra antecipa nomeação de candidatos aprovados em concurso público

Incra antecipa nomeação de candidatos aprovados em concurso público

O Incra antecipou a nomeação de 114 candidatos aprovados no concurso público para o órgão, dentre as 150 convocações autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em dezembro. As portarias estão publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (09). Inicialmente prevista para a segunda quinzena deste mês, a nomeação abrange candidatos de ampla concorrência. Outros 28 classificados em vagas reservadas passarão por avaliação de equipe multidisciplinar e junta médica oficial. Para as demais nomeações autorizadas não houve concorrentes aptos na seleção.
Foram convocados 88 analistas em Reforma e Desenvolvimento Agrário (41 com habilitação em Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica, 27 engenheiros civis, 16 antropólogos e quatro engenheiros florestais), além de 15 analistas administrativos na área de Contabilidade e 11 técnicos em Reforma e Desenvolvimento Agrário. Os candidatos terão 30 dias para tomar posse e, a partir daí, 15 dias para entrar em exercício.
A documentação necessária consta em edital publicado no DOU no início da semana passada (clique aqui para acessar o conteúdo) e pode ser apresentada, junto com os exames médicos requeridos, em qualquer unidade do Incra, independentemente da cidade na qual o candidato trabalhará e onde deverá ser empossado.
A Diretoria de Gestão Administrativa do Instituto aguarda autorização do Ministério do Planejamento para convocar o restante dos 550 aprovados no concurso. A seleção, iniciada em abril de 2010 e organizada pelo Instituto Cetro, ofereceu 480 vagas de nível superior, com remunerações iniciais entre R$ 3.713,74 e R$ 4.598,80, além de 70 vagas para nível médio, com remuneração de R$ 2.254,64.
Do total de oportunidades, 70% foram destinadas às superintendências do Incra na Amazônia Legal, para dar continuidade às ações desenvolvidas na região. Atualmente, o quadro funcional da autarquia conta com aproximadamente 5,8 mil servidores ativos e seis mil aposentados

Reendimentos assessorados pelo Consulado da Mulher faturam mais de R$ 5 milhões em 2011

reendimentos assessorados pelo Consulado da Mulher faturam mais de R$ 5 milhões em 2011
Consulado está presente em 20 Estados brasileiros, beneficiando mais de 2300 mulheres empreendedoras
São Paulo, 09 de janeiro de 2012 – Os empreendimentos populares assessorados pelo Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, alcançaram faturamento de R$ 5,8 milhões em 2011, valor 38% maior do que em 2010. Atualmente, 2306 mulheres geram renda a partir de projetos e com a assessoria de profissionais do Instituto. Esse número é 28% superior à meta estipulada para o ano e 64% maior do que o de 2010.

O Consulado está presente em 20 Estados brasileiros e 77 municípios, por meio do Programa Mulher Empreendedora, que atua nas quatro cidades onde o Instituto Consulado da Mulher possui equipes de trabalho - Manaus, Rio Claro, Joinville e São Paulo -, e do Programa Usinas do Trabalho, que objetiva fortalecer a atuação de instituições parceiras que já trabalham com o incentivo à geração de renda em pequenos empreendimentos em todo o Brasil. Somente na região Nordeste são 1315 empreendedoras, individuais e coletivas, assessoradas, que atuam nas áreas de alimentação, artesanato, costura, lavanderia, reciclagem, imagem pessoal, entre outros.

Pessoas gerando renda por região dez/11
Ø      Sul: 246
Ø      Norte: 142
Ø      Sudeste:464
Ø      Nordeste: 1315
Ø      Centro Oeste: 139
Em Manaus, por meio do Programa Mulher Empreendedora, o faturamento acumulado dos 24 empreendimentos assessorados na região foi de R$719.983, com renda média mensal de quase R$500 por assessorada. Já em São Paulo, os empreendimentos lucraram no último ano quase um milhão de Reais.

“Por meio dos nossos programas de assessoria às mulheres de baixa renda, para que encontrem oportunidades de geração de recursos para a melhoria da qualidade de vida, alcançamos resultados bastante significativos. Fazer com que a mulher seja o agente de transformação, por meio da geração de renda, também propicia a mudança do seu entorno. Ao entender as oportunidades para ampliação de sua renda, ela percebe uma nova forma de viver e relacionar-se com o mundo, multiplicando esse conhecimento para a família”, destaca Leda Böger, diretora executiva do Instituto Consulado da Mulher.

Mulheres Empreendedoras
No Programa Mulher Empreendedora, 80% dos empreendimentos assessorados nesse ano iniciaram a assessoria em 2010 e, em comparação com o ano passado, a renda foi ampliada em mais de 200%. “A renda média em novembro de 2010 era cerca de R$200 e em dezembro de 2011 a renda está próxima de R$400, um grande avanço, que mostra o amadurecimento dos empreendimentos e das mulheres assessoradas, que já poderão ser emancipadas no próximo ano, gerindo o negócio independentemente, alcançando, então, o objetivo principal de nossa assessoria”, destaca a diretora.

  Também houve melhora significativa nos indicadores qualitativos, que mostram os índices de desenvolvimentos dos empreendimentos assessorados. Com relação à organização do trabalho, por exemplo, de fevereiro de 2010 a setembro de 2011, houve uma melhora no indicador de quase 15%; valor similar na questão de autogestão.

Outro fator também acompanhado são as relações de gênero, ou seja, ao trabalhar com mulheres de baixa renda, a atuação do Consulado da Mulher considera as necessidades e questões que fazem parte do cotidiano dessas mulheres, como cuidados com os filhos, acúmulo de atividades e, inclusive, relações de poder estabelecidas dentro do âmbito familiar. São fatores que se não considerados, de acordo com Leda, dificultam ou impedem a participação das mulheres no processo de assessoria para geração de renda.

“A Educação em Gênero está presente em todas as atividades do Consulado e visa transpor essas situações, ao envolver as mulheres assessoradas e suas famílias no processo de geração de renda. Trabalhamos com as assessoradas questões como divisão igualitária de tarefas domésticas, relações de poder entre homens e mulheres, entre outras, para que as práticas adotadas nos empreendimentos possam também fazer parte das práticas das famílias, contribuindo com a melhoria das relações e da qualidade de vida dessas pessoas”, ressalta. Nas relações de gênero, os índices qualitativos apontam uma melhora de 5% de fevereiro de 2010 a setembro de 2011.

Outro dado importante é que houve aumento, também, nas questões ligadas à responsabilidade ambiental: em setembro deste ano, 20% dos empreendimentos já haviam implantado melhores práticas ambientais e questões ligadas à segurança trabalho.

Espaços Solidários
Renda média mensal atual de cada empreendedora dos Espaços Solidários
Joinville - R$ 603
Manaus - R$ 944
São Paulo - R$ 832
Rio Claro - R$ 2.225

Os Espaços Solidários, que são parte do Programa Mulher Empreendedora e estão presentes nas unidades de Rio Claro, Manaus, Joinville e São Paulo da Whirlpool Latin America, também apresentaram bom desempenho em 2011. De janeiro a novembro de 2011, todos os Espaços faturaram, juntos, R$ 641.241, beneficiando diretamente 25 pessoas. A renda média alcançada no ano foi de R$ 1125. O modelo de negócio social possibilita a experiência prática de comercialização e gestão de um empreendimento. Em locais dedicados especialmente para o desenvolvimento de empreendimentos de alimentação, instalados de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as mulheres assessoradas contam com infraestrutura completa que inclui cozinha, estoque e área para atendimento de clientes.
 “São espaços de aprendizagem e geração de renda, onde mulheres empreendedoras são qualificadas para gerir seu próprio negocio. Elas têm a oportunidade de gerenciar a produção dos alimentos, aprimorar suas habilidades no atendimento ao cliente e fazer a gestão financeira do negócio”, destaca Leda. Somente em Rio Claro, o faturamento mensal é de R$26.554, com renda média mensal atual para 6 empreendedoras de R$2.225.
Usinas
Já os empreendimentos assessorados por meio do Programa Usinas do Trabalho, que atualmente são 1859 mulheres gerando renda em diversas cidades do Brasil, alcançaram faturamento de R$ 3.244.222.
“Os resultados de 2011 foram muito significativos e mostram que o trabalho de assessoria para geração de renda tem transformado a vida das mulheres assessoradas, refletindo, também, na melhoria da qualidade de vida delas e de suas famílias. Indiretamente, beneficiamos com este programa 5.825 pessoas, entre filhos e dependentes das empreendedoras assessoradas”, comemora Leda Böger.
Consulado da Mulher
O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias.
O Consulado da Mulher conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe.
Presente em 20 Estados do País, o Consulado da Mulher assessora 169 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 2.688 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 30 mil pessoas.
Em 2010, o Consulado da Mulher foi escolhido pela Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para participar do encontro anual, em Nova York, e expor seu modelo de atuação. O Encontro Anual da CGI é reconhecido por reunir, entre outros participantes, chefes de Estado, vencedores de prêmios Nobel da Paz, executivos, líderes de ONGs de atuação mundial e formadores de opinião para planejar projetos específicos de enfrentamento dos desafios econômicos, ambientais e sociais mais urgentes da atualidade.