segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Plano para ações contra a dengue

Varginha é contemplada com plano para ações contra a dengue
Varginha foi contemplada pelo Ministério da Saúde com mais 20% dos repasses regulares do Teto de Vigilância de Promoção à Saúde para ações contra a dengue. Os recursos são de R$ 108,2 mil que serão destinados ao plano de contingência elaborado pela Prefeitura de Varginha, através do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
O plano do ministério tem como objetivo a qualificação das ações de prevenção, controle da doença e organização da assistência aos pacientes, principalmente para o enfrentamento da dengue no verão. Entre as ações estão a contratação de mais sete agentes que percorrem as casas e trechos da cidade no trabalho de prevenção. Hoje, Varginha conta com 46 agentes e, com o plano, serão 53. Os novos agentes já passaram por seleção realizada anteriormente e aguardam para serem chamados.
Levantamento de índices – Durante essa semana, o setor de Zoonoses da Semus realizou o levantamento de índices para traçar um perfil de como deve ser o trabalho intensificado de combate a dengue no município. Todos os agentes e funcionários do setor de Zoonoses estiverem envolvidos na iniciativa. “O levantamento é feito três vezes ao ano e cria um perfil de trabalho para o efetivo enfrentamento com planejamento”, disse o agente de Vigilância da Saúde, Toshimassa Miyake.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, o enfrentamento da dengue é uma preocupação da Administração Municipal e por isso foi elaborado o plano de contingência, além do trabalho reforçado no dia a dia. “Os números de Varginha não são alarmantes, porém o trabalho em conjunto da prefeitura com a população deve ser efetivo, priorizando a prevenção e tomando os devidos cuidados dentro de casa”, afirmou o secretário.

Mosquito da Dengue: transmissor da dengue e da febre amarela urbana
 De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Semus no ano de 2011 foram confirmados 44 casos de dengue no município de Varginha. Já no ano de 2010, foram 170 casos confirmados, ou seja, houve uma redução de 126 casos de um ano para o outro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos