terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Otimismo torna a vida mais saudável

Otimismo torna a vida mais saudável
Estudos comprovam que uma pessoa que pensa positivo tem mais saúde.
Com a chegada do novo ano, é comum pararmos para avaliar o que aconteceu no ano que terminou e se programar para colocar em prática tudo o que ficou para trás. Muita gente aproveita esse período para se engajar em novos projetos ou ainda para mudar alguns hábitos, praticar atividades físicas, se cuidar mais etc. Estudos comprovam que o otimismo nessas horas é fundamental. O pensamento positivo, além de ser estimulante, também ajuda as pessoas a serem mais saudáveis.

Estudo realizado pelas Universidades de Kentucky e Louisville, nos Estados Unidos, analisou as expectativas de estudantes de Direito em relação ao futuro e concluíram que pessoas que são otimistas em relação à saúde em geral, respondem melhor aos tratamentos médicos. Pacientes de transplante cardíaco, por exemplo, se recuperaram melhor da cirurgia. A conclusão da pesquisa é de que o otimismo associado a um objetivo específico é importante na vida de uma pessoa e pode ajudá-la a aumentar sua imunidade contra algumas infecções.

Já outro estudo conduzido pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, destaca que olhar a vida sempre com bons olhos promove mais do que bem-estar mental, também ajuda a cuidar do corpo. Durante oito anos, pesquisadores da universidade acompanharam o dia-a-dia de quase 100 mil mulheres. As mais esperançosas apresentam um risco 9% menor de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos probabilidade de morrer devido a qualquer outra doença sem ser do coração. Segundo a pesquisa, quem pensa positivo, se alimenta melhor e se exercita mais, tem menor tendência a desenvolver depressão, estresse e pressão alta.

Trabalhar o corpo é mais do que estético, é saudável

“Muitas pessoas aproveitam o otimismo do inicio do ano para começar a praticar atividades físicas, e assim permanecem por toda a vida. Só é preciso estar atento para sempre contar com a orientação de profissionais da saúde, a fim de evitar qualquer lesão futura e garantir o bem-estar do atleta”, comenta Tânia Fleug, fisioterapeuta da Mercur.

Sugestões para cuidar melhor do corpo e da mente não faltam. Caminhar ao ar livre e andar de bicicleta são opções fáceis e baratas. Quem pode freqüentar uma academia conta com o apoio de professores especializados para dar todo o apoio na hora de se exercitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos