terça-feira, 3 de abril de 2012

A CEIA E O PROFETA

A CEIA E O PROFETA

Ralph J. Hofmann

Não sou uma pessoa religiosa, mas mantenho meus vínculos com as tradições e as crenças da minha gente e passei isto para meus filhos.

A semana passada mandei ainda pão-ázimo, (Matzah) para meus filhos espalhados em diversos lugares do país. Um toquezinho de um pai que não pode estar com os seus numa data importante para as famílias.

Conto aos que não sabem, que a páscoa (Pessach) representa a fuga do Egito, a passagem ao deserto quando o pão não teve tempo de crescer para ser assado e acabou sendo feito “’azimo”(*). O pedaço de pão com vinho da ceia de páscoa de Jesus com os apóstolos era “matzah”.

O pessach hoje em dia às vezes se celebra em comunidade, ou ao menos um dia do dele, mas essencialmente é uma celebração da família. Normalmente se reúnem pais, avós tios, filhos e sobrinhos.

Durante a cerimônia é contada a história do Faraó, da escravidão no Egito, de Moisés e da fuga, da passagem ao deserto, utilizando certos elementos para ilustrá-la. Ervas amargas para celebrar o amargo tempo da escravidão, maçã ralada representando a argamassa para construir as pirâmides, um osso de cordeiro para lembrar o sangue do cordeiro que marcou as casas dos judeus para que o anjo da morte não levasse os primogênitos e assim por diante.

Sempre há um lugar vago à mesa. É para o profeta Elias (Eliahu Hanavi). A certa altura da cerimônia abre-se a porta para que o profeta/anjo entre simbolicamente no recinto.

Hoje recebi um e-mail contendo o conto de pessach abaixo.

Creio que vale como mensagem de páscoa, tanto para nós judeus quanto para os cristãos com seu coelho e seus ovos de páscoa, que, diga-se de passagem, também tem seu significado nos ritos tradicionais pois o ovo como as frutas representam a ressurreição,vinculada no hemisfério norte à chegada da primavera, do despertar do verde e das fruteiras depois do árduo inverno. .

(*)Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água.

Ver ou Ser - Eis a questão

Por Ilan Stiefelmann – Diretor do Centro M.I.Messer

Moshe, um homem muito bem sucedido, tinha uma grande frustração em sua vida: desde pequeno quando abria a porta na noite do Seder para Eliahu Hanavi ele esperava conseguir enxergar o anjo com seus próprios olhos, mas nunca teve sucesso.

Certo ano perto de Pessach ele foi consultar o grande mestre o Baal Shem Tov e implorou: Rebe me diga como faço para ver Eliahu Hanavi, qual o segredo? Após muita insistência o Baal Shem Tov lhe disse: se você realmente quiser enxergar Eliahu Hanavi neste Pessach, você precisará assumir alguns compromissos. Moshe prontamente concordou e então o mestre enumerou os deveres: 1) Avise sua família que este ano você não passará Pessach com ela; 2) Compre muita comida para Pessach e algumas roupas de crianças; 3) Perto de Pessach viaje para a cidade de Minsk e ao chegar quase no fim dela, você encontrará um casebre. Bata na porta e se convide para passar o Pessach com esta família.

O homem saiu muito satisfeito, pediu permissão para a esposa e esta consentiu; afinal, este era o sonho de vida dele. E lá foi ele estrada afora. Após uma longa viagem – naqueles tempos as viagens não eram nada confortáveis nem curtas - ele encontrou o casebre e bateu na porta. A dona de casa, muito educadamente, pediu desculpas, pois como poderia recebê-lo se na casa não havia nada para comer...“Não seja por isso” - disse nosso herói, e começou a descarregar toda a comida que trouxe consigo.

Finalmente Pessach começou e Moshe mal podia esperar para abrir a porta e finalmente ver o profeta Eliahu em pessoa. Mas não foi isso o que aconteceu: ao abrir a porta não se via ninguém, muito menos um anjo... Bom, ele se consolou, deve ser que vai aparecer no 2º Seder... Mas infelizmente também desta vez ele saiu frustrado.

Revoltado e cheio de amargura, ele viajou de volta, direto para o mestre. O Baal Shem Tov o acalmou, dizendo: “Não se preocupe, Pessach ainda não acabou, já já vêm os últimos dias...mas, se você quiser mesmo ver Eliahu você terá de seguir exatamente tudo o que eu te indicar. Moshe consentiu. "Bom, você vai comprar novamente muita, mas muita, comida. E agora que já sabe o tamanho das crianças, compre também algumas roupas. Então, você vai voltar àquela casa, mas preste atenção ao detalhe: antes de bater na porta, coloque o ouvido na janela e escute a conversa que estiver rolando lá dentro".

Moshe concordou em obedecer às regras determinadas pelo Baal Shem Tov e sentiu firmeza; desta vez ia dar certo! Ele chegou à porta da pequena casa na véspera do 7º dia de Pessach que também é Yom Tov, encostou o ouvido na janela, exatamente como o mestre o instruiu, e ouviu tudo.
As crianças pequenas choravam, reclamando para a mãe que estavam com muita fome, que estavam morrendo de frio... E a mãe calmamente respondeu: “Kindalach, crianças, temos que acreditar em Hashem, não se esqueçam que no início de Pessach nós não tínhamos como fazer o Seder e Eliahu Hanavi apareceu e nos trouxe muita comida e até passou o Seder na nossa casa?”

Trêmulo e emocionado, o homem afastou o ouvido da janela. Já tinha escutado o bastante; finalmente ele havia entendido a mensagem do mestre!

A lição ficou clara: PARE DE CORRER ATRAS DE ANJOS! TORNE-SE UM ANJO você mesmo, praticando boas ações, ajudando aos necessitados!

Que D-us nos permita ajudar aos próximos até que alcancemos o status de ANJOS, e que Ele nos recompense com muita saúde, sustento e somente alegrias!
 
 
 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Chag Pêssach Sameach! Feliz Pêssach para todos!
 
Data de Início: 15 de Nissan de 5772
Data de Início em 2012: 7 de Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos