quinta-feira, 19 de maio de 2011

Equipes do PSF estarão na unidade de saúde dos Pinheiros

Equipes do PSF estarão na unidade de saúde dos Pinheiros
Local continua com a unidade e ainda terá duas equipes do PSF

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” apresentou mais duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que começam a atuar no início do próximo mês em Varginha. O encontro com os profissionais e a comunidade dos bairros São Geraldo, Pinheiros e Boa Vista foi realizado nesta quarta-feira (18) na Escola Municipal São José.
Através do prefeito “Corujinha” e o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, os moradores dos bairros onde o PSF vai atuar conheceram os profissionais e como funcionará o atendimento. “É bom deixar claro que a Unidade de Atenção Primária à Saúde, popularmente chamada de policlínica dos Pinheiros, não vai deixar de existir. Como o espaço é grande, as duas equipes do PSF ficarão instaladas no mesmo espaço atendendo um número maior de pessoas”, explicou o secretário.
As duas equipes apresentadas à população receberam os nomes de PSF Pinheiros, atendendo os bairros Pinheiros, Boa Vista e parte da zona rural, e PSF Girassóis, responsável pelo bairro São Geraldo. Cada unidade ficará envolvida com até 4 mil pessoas da comunidade.

PSF
O Programa Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde tem como objetivo oferecer atenção básica à comunidade, visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. A equipe do PSF é composta por um médico generalista que atende a todas as faixas etárias, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista e seis agentes de saúde. Estes fazem o acompanhamento em visita domiciliar juntamente com a equipe em casos específicos.
Novos PSF's
A Prefeitura de Varginha vai iniciar os trabalhos de novas cinco unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para o atendimento de cerca de 20 mil cidadãos. As sedes se localizam nos bairros Parque Rinaldi I, Jardim Áurea, Corcetti e Pinheiros (com duas equipes). As novas sedes do Programa Saúde da Família começam a funcionar no final deste mês. Com os novos PSF´s, a cidade de Varginha passará a ter 18 unidades do programa envolvendo mais de 70 mil pessoas atendidas.
“O trabalho preventivo é uma preocupação constante de toda a equipe de saúde de Varginha. Até o final do ano, novas unidades do PSF serão criadas em locais estratégicos da cidade”, concluiu o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos