quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais de 50 alunos concluem Curso de Libras em

Mais de 50 alunos concluem Curso de Libras em Varginha
Iniciativa do Codeva e prefeitura teve formatura nesta segunda-feira (23)


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODEVA), em parceria com a Prefeitura de Varginha e a Pastoral dos Surdos, realizou a formatura do 3º Curso de Libras nesta segunda-feira (23) no auditório da Policlínica Central. Depois de nove meses de aulas com os professores Lindolfo Borges e Célia Ricardino Moreira, os formandos receberam o certificado entregue pelo prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” e o vereador Rogério Bueno.
“O aluno que aprende libras passa por um processo de aprendizagem de uma nova língua e para diminuir o preconceito em relação a qualquer tipo de deficiência é necessária a divulgação dessa e de outras informações relevantes para facilitar a inclusão destas pessoas em todos os meios sociais”, afirmou a coordenadora do curso, Célia Moreira.
Esta é a terceira turma do Curso de Libras que começou em 2009 com a formatura de 28 pessoas. Um ano depois, a segunda turma havia 40 formandos e, nesta terça-feira, 52 alunos receberam o certificado. “Esta é a verdadeira inclusão, pois há o ensinamento e este é divulgado e difundido na comunidade”, completou o presidente do Codeva, Luiz Carlos Bruziguessi.
“É muito bom termos essa noção de comunicação. Na minha profissão de professora é essencial esta preparação para recebermos alunos que apresentam algum tipo de deficiência”, disse a aluna Eliana Luiz. O administrador e atendente João Gonçalves Pereira explicou que o curso é um diferencial. “Eu trabalho diretamente com o público. É bom estar preparado, pois caso algum atendido necessite tenho como auxiliar”, apontou o formando.
Na próxima segunda-feira (30) mais 60 alunos iniciarão as aulas do 4º Curso de Libras. As aulas acontecem no auditório da Policlínica Central e a formatura será realizada no mês de dezembro. Segundo o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, a parceria com o CODEVA é contínua e o trabalho voltado para a inclusão é multiplicador. “O interesse na participação das atividades do CODEVA mostra a importância dos cursos e eventos voltados para inclusão. Em menos de três anos estão formados 120 alunos”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos