quarta-feira, 25 de maio de 2011

Migração de judeus para a Minas colonial é tema de audiência



Aconteceu hoje

Migração de judeus para a Minas colonial é tema de audiência

-- 
Assessoria de Imprensa ALMG

A migração de judeus para o Estado no período colonial é o tema de um projeto que será apresentado na quarta-feira (25/5/11), às 10 horas, em audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Requerida pelo deputado Almir Paraca (PT), a reunião está marcada para o Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O projeto "Inquisição em Minas Gerais no Século XVIII: do Banco de Dados à Arqueologia" teve início em 2010 e é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG e o Instituto Histórico Israelita Mineiro. Ele tem como um de seus objetivos rastrear a trajetória de judeus que migraram para Minas naquele período, por estarem sendo perseguidos pela Inquisição. A partir daí, os pesquisadores pretendem localizar no território do Estado os locais onde essas pessoas se fixaram e buscar por sítios arqueológicos remanescentes daqueles assentamentos.
A primeira fase do projeto resultou na criação de um banco de dados que deverá permitir a localização dos sítios que serão objeto de pesquisa.
Na justificativa do requerimento, Almir Paraca afirma que a reunião será uma oportunidade de apresentar à sociedade informações sobre o povoamento de freguesias, vilas, arraiais e distritos que se tornaram, ao longo da história, os municípios mineiros. Na opinião do deputado, o resgate da memória dessas localidades poderá contribuir para o entendimento e a solução de problemas atuais.
Convidados - Receberam convite para participar da audiência pública o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Fafich, Carlos Magno Guimarães, e o presidente do Instituto Histórico Israelita Mineiro, Jacques Ernest Levy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos