quarta-feira, 25 de maio de 2011

“VARGINHENSES SE MOBILIZAM CONTRA SAÍDA DAS IRMÃS FRANCISCANAS DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO”


Demétrio Junqueira Figueiredo
MÉDICO VETERINÁRIO  - CRMV-MG 8467
(35) 8829-9188

“VARGINHENSES SE MOBILIZAM CONTRA SAÍDA DAS IRMÃS FRANCISCANAS DO LAR SÃO VICENTE DE PAULO”

Existe hoje em Varginha um movimento social em defesa da permanência das “Irmãs Franciscanas” na coordenação das atividades desenvolvidas pelo “Lar São Vicente de Paulo”. Formado por diversos representantes do mais variados setores da sociedade civil varginhense, entre eles, diversos vicentinos, servidores públicos, profissionais da área da saúde e profissionais liberais, tal debate vem se ampliando na comunidade local.
                Tal movimento surgiu quando a atual diretoria do Lar rompeu contrato de mais de 16 anos com a “Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição”.  A diretoria alegou questões financeiras e a necessidade de contratar um administrador para gerir a entidade.
                Segundo membros do movimento, o “Lar São Vicente de Paulo sempre foi e continua sendo uma referência em atendimento aos idosos mais fragilizados de nossa sociedade”. A argumentação de profissionalizar a gestão do Lar, não exclui a coordenação legítima das Irmãs. “Entendemos que a tarefa de administrar e gerir financeiramente a entidade é da diretoria e ao contrário do que vem sendo dito, a ruptura não foi consensual, e as irmãs hoje se sentem desprestigiadas com a atitude dos diretores”.
Segundo os propositores do debate, as Irmãs são verdadeiras embaixadoras do Lar, e possuem atributos humanitários e de legitimidade social insubstituíveis.
                Outro argumento que pesou neste debate foi o fato das diversas fontes de recursos, oriundos de aluguéis como exemplo, não serem repassadas diretamente a entidade, sendo geridos por órgãos superiores da SSVP. Houve consenso entre todos que “A sociedade São Vicente de Paulo” é digna da mais alta credibilidade social em toda sua extensa rede de atuação, porém tal medida vem contrariando inclusive setores da própria organização.
                Um abaixo-assinado em defesa da permanência da Irmãs vem correndo a cidade e paralelamente, o Ministério Público acompanha o caso.
                Na Quarta-Feira, 25 de Maio, as 12hs, acontecerá uma visita ao Lar São Vicente de Paulo, e para tal, toda a comunidade está sendo convidada para conhecer a excelência dos serviços prestados pelas religiosas aos idosos ali residentes e definir as próximas ações do movimento.


Demétrio Junqueira Figueiredo
MÉDICO VETERINÁRIO - CRMV-MG 8467
 Autoridade Sanitária Estadual - VISA - Masp 1194544-1
Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais - GRS Varginha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos