NO INVERNO, AUMENTAM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM BEBÊS E CRIANÇAS
 Entenda a importância da fisioterapia respiratória para combater e prevenir doenças como a bronquiolite e a pneumonia.
Peito chiando, falta de ar, fadiga, tosse seca ou com secreção, são alguns dos sintomas de doenças respiratórias que mais afetam bebês e crianças. Nestas horas, o mais importante é saber o que fazer para auxiliar no tratamento e na prevenção destes tipos de doenças. Um dos tratamentos mais eficazes é a fisioterapia respiratória, e para explicar mais sobre o assunto, o fisioterapeuta, Dr. Rodrigo Peres, responsável pela equipe clínica da Central da Fisioterapia, comenta mais sobre cada uma delas.
As doenças que mais atingem os pequeninos são bronquiolite e a pneumonia, e a fisioterapia respiratória é o tratamento mais adequado para qualquer tipo de doença que atinge o sistema respiratório auxiliando na circulação de ar nos pulmões. Ideal para bebês e crianças já que elas possuem mais dificuldade para liberar as secreções acumuladas nas vias respiratórias.
O tratamento é feito por meio de exercícios de manobras de higiene brônquica, drenagem postural, aspiração traqueobrônquica e reexpansão pulmonar, o que auxilia na rápida eliminação de secreções pulmonares evitando desconforto respiratório e possíveis crises pulmonares, além de ser uma boa indicação preventiva para evitar possíveis complicações respiratórias.
Os bebês prematuros e as crianças entre 1 e 2 anos, são mais propícias a contrair a bronquiolite. Nessa fase o aparelho respiratório é muito pequeno, o que facilita a chegada do vírus nos pulmões e impede a passagem do ar, aumentando as chances da doença se manifestar. A bronquiolite é uma infecção causada por várias classes de vírus, o que a torna extremamente contagiosa. "Quando o tratamento da bronquilite é feito diariamente por meio da fisioterapia respiratória, é possível revertê-la em 10 dias", alerta Dr. Rodrigo Peres.
Já a pneumonia infantil é uma infecção que inflama os pulmões causando aumento de secreções mucosas. A respiração torna-se rápida ou difícil e a criança pode ter febre, dor no peito e muita tosse. Existem diferente tipos de pneumonia viral ou bacteriana, em crianças, a mais comum é a bacteriana.
Para auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças respiratórias, é importante que o quarto do bebê esteja sempre limpo, sem umidade, mofo, poeiras, cheiros ou odores, já que estes fatores são essenciais para irritar as vias respiratórias dos pequeninos. E nada de fumar perto das crianças, a fumaça do cigarro é a que mais desenvolve doenças respiratórias.

Sobre a Central da Fisioterapia:
Projetada para ser um centro de referência em reabilitação física, a Central da Fisioterapia nasceu da ideia de um fisioterapeuta em reunir os melhores profissionais do segmento para atuar em domicílio, e assim, além de humanizar o tratamento, facilitar o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção. Tendo como lema um atendimento totalmente especializado, a fim de potencializar a recuperação ou prevenção que o paciente necessita, sempre no conforto e praticidade da própria casa, a equipe comandada pelo Dr. Rodrigo Peres. Acesse: www.centraldafisioterapia.com.br