quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Provadores de café e baristas participam de campeonatos durante a Semana Internacional do Café

Provadores de café e baristas participam de campeonatos durante a Semana Internacional do Café

Evento será realizado em Belo Horizonte, a partir de 9 de setembro, com a promoção da feira Espaço Café Brasil e da reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC)


BELO HORIZONTE (14/08/2013) - Belo Horizonte irá receber os principais baristas e provadores de café do país para participar de competições durante a Semana Internacional do Café. O evento será realizado no Expominas, de 9 a 13 de setembro, e contará com a feira internacional 8º Espaço Café Brasil e com a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), que reúne mais de 70 países.

Os campeonatos de baristas estarão entre as principais atividades do Espaço Café Brasil. A feira, que é a principal do setor na América Latina, também irá apresentar exposição de equipamentos e produtos, rodadas de negócios, e uma extensa programação de conteúdo técnico em palestras, seminários e workshops.

Serão três competições de baristas (especialistas em preparar bebidas com café) e provadores (cup tasters). No 13º Campeonato Brasileiro de Barista, os competidores terão 15 minutos para preparar e servir aos juízes: quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. Nenhum ingrediente que contenha álcool é permitido.

O 6º Campeonato Brasileiro Cup Tasters vai testar a habilidade em separar corretamente os cafés. Três xícaras com café são preparadas. Duas delas são idênticas e a outra é de um café diferente. O objetivo é que o competidor identifique a xícara de café diferente. Podem participar provadores e classificadores de café.

Já o 3º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café irá destacar a arte de preparar café pelo método filtrado e manual. Os competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café e agradar os jurados. Os três campeonatos são promovidos pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB). Visitantes  terão acesso aos campeonatos.

A Semana Internacional do Café é uma realização do Governo de Minas - por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) -, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.

Credenciamento

A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas de Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtores de Minas Gerais. Já o acesso à reunião da OIC é exclusivo para as delegações oficiais de cada país-membro.

Para solicitar o credenciamento antecipadamente e visitar o Espaço Café Brasil, os interessados devem acessar os sites www.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20,00 pelo credenciamento.

SERVIÇO – Semana Internacional do Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos