Rejuvenescimento facial vai além da eliminação das rugas

Durante a Reunião Anual de Dermatologistas Latino-Americanos 2012 (RADLA), especialistas discutiram sobre os benefícios da combinação de tratamentos faciais para a obtenção de resultados naturais e satisfatórios

Brasil, 18 de julho – Em sua edição de 2012, o XXX RADLA – Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos contou com aproximadamente 5.500 especialistas, que participaram de diversas discussões em torno das mais importantes tendências em tratamentos dermatológicos e rejuvenescimento facial.  O evento, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de maio, trouxe atividades bastante disputadas na programação científica, como o simpósio “SOFT LIFT® – um tratamento, múltiplos benefícios”.

Durante o simpósio, os debates se concentraram no processo de envelhecimento como algo global e multifatorial, que resulta no aparecimento de múltiplos sinais no rosto. O aparecimento de rugas é um dos principais sinais, porém há outros também bastante relevantes como a perda de contorno e volume facial. Tendo isso em vista, os especialistas concordam que, para alcançar o rejuvenescimento natural e harmônico da face, é preciso tratar todos esses fatores por meio da combinação de técnicas. Atualmente, uma das combinações mais realizadas e procuradas nos consultórios médicos é o tratamento SOFT LIFT®, uma combinação de BOTOX® (toxina botulínica tipo A) e JUVÉDERM® (preenchimento de ácido hialurônico).

Para combater os efeitos do envelhecimento, os especialistas recomendam a aplicação de tratamentos temporários. Isso porque o processo de envelhecimento é dinâmico e está em constante evolução conforme a idade dos pacientes avança. Ao utilizar recursos como o SOFT LIFT®, o médico consegue ajustar a técnica de aplicação ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do paciente em cada etapa da vida.

Reposição de volume e rejuvenescimento efetivo – Os especialistas apontam que, com o passar do tempo, a pele começa a manifestar sintomas de envelhecimento, como a perda de elasticidade e hidratação, além de alterações importantes na textura. O movimento excessivo da musculatura durante a mímica facial – quando uma pessoa fala ou sorri, por exemplo – proporciona a aparição das rugas dinâmicas. Ao mesmo tempo, a diminuição de colágeno e ácido hialurônico na pele resultam na perda de volume facial. Esses fatores, associados à ação da gravidade, causam alterações de posicionamento das estruturas do rosto, modificando o contorno facial e proporcionando uma aparência envelhecida e pouco atrativa.

O Dr. André Braz , professor de cosmiatria do serviço de dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (P.G.R.J) e membro das Sociedades Brasileira e Americana e Ibero-Latinoamericana de Dermatologia, afirma que é fundamental a redefinição dos contornos faciais na região malar, maçãs do rosto, contorno mandibular e mento (queixo). O tratamento para estas áreas do rosto é indicado quando se observa perda de volume e o uso do ácido hialurônico. "Hoje é necessário que os dermatologistas tratem várias áreas com pequenos volumes ao mesmo tempo, e não fiquem tratando somente uma área como o sulco nasogeniano (bigode chinês), como no passado. Com a linha JUVÉDERM® completa (como JUVÉDERM® ULTRA, VOLUMA e ULTRA PLUS) temos todas as ferramentas para fazermos verdadeiros belos contornos faciais, lembrando sempre que o menos é mais", explica o especialista.

Entendendo o deslocamento das estruturas faciais – Para se compreender melhor o que acontece com a aparência da face conforme a idade avança, divide-se o rosto em três partes. O terço superior abrange a testa e a linha dos olhos. O terço médio compreende a parte abaixo da linha dos olhos, indo até o nariz. Já o terço inferior é a área da boca e do queixo.

Quando as pessoas são jovens, o terço inferior apresenta uma forma de triângulo invertido (imagem abaixo). Mas, com o processo de envelhecimento e perda de volume facial esta forma vai se perdendo pouco a pouco, até chegar a adquirir uma disposição também triangular, mas agora com a base para baixo.
 











Legenda: Com o avanço da idade, a perda de colágeno e ácido hialurônico, combinada à ação da gravidade, causa o deslocamento das estruturas de sustentação da face para baixo, levando a uma aparência envelhecida.

Os 3 R’s do rejuvenescimento – O conceito dos 3 R’s foi outro ponto bastante debatido pelos participantes do simpósio. De acordo com esse conceito, após realizar o R1: Reposição de Volume Facial para reposicionamento das estruturas, o processo de rejuvenescimento passa pela busca do R2: Relaxamento muscular com aplicação da toxina botulínica tipo A para atenuar as rugas dinâmicas, que são aquelas que se manifestam quando há movimentação dos músculos faciais.

Outro passo em direção a um resultado efetivo é o R3: Redefinição de contornos e o tratamento das rugas estáticas a partir da aplicação de preenchedores de ácido hialurônico. Com uma linha de preenchedores faciais que seja composta por apresentações com diferentes viscosidades, é possível a realização do tratamento desde as rugas mais superficiais até as mais profundas.

Para a Dra. Ada Trindade, médica dermatologista do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia “o tratamento com BOTOX® previne e trata rugas dinâmicas (aquelas que aparecem com o movimento, porém com o envelhecimento e a repetição, se tornam permanentes). A especialista sustenta que a toxina botulínica tipo A ajuda também a corrigir assimetrias faciais, como diferença na abertura ocular, no sorriso ou na posição das sobrancelhas. Procura-se relaxar a aparência conferindo aspecto mais natural aos pacientes”.

No caso dos preenchedores a médica também complementa “A linha JUVÉDERM® é composta de vários preenchedores de ácido hialurônico, de concentrações e espessuras variadas, com o objetivo de corrigir defeitos de superfície e de relevo da pele. São produzidos com tecnologia avançada que garantem eficácia, segurança e efeitos duradouros. Estão indicados para correções de linhas, rugas e sulcos faciais, bem como para reposição de volume facial, em áreas onde houve perda pela idade, atividade esportiva excessiva, doenças ou cicatrizes. Os resultados são imediatos e muito naturais, reposicionando estruturas e restabelecendo o aspecto natural dos pacientes, sem cortes ou cirurgias”, finaliza Dra. Ada.

Caso tenha interesse em saber mais sobre tratamentos estéticos faciais, acesse www.alemdabeleza.com.br

Sobre a Allergan

No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.

Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com aproximadamente 10 mil funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.

A empresa iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, a Allergan atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, estética de mama, intervenção em casos de obesidade e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais que está presente.