sábado, 6 de agosto de 2011

9º CURTA SANTOS – FESTIVAL SANTISTA DE CURTAS METRAGENS –

9º CURTA SANTOS – FESTIVAL SANTISTA DE CURTAS METRAGENS –
DIVULGA FILMES E CLIPES SELECIONADOS PARA A MOSTRA OLHAR BRASILIS

Festival acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, em Santos (SP)

Trinta produções de várias regiões do país foram selecionadas para as duas mostras competitivas em âmbito nacional do 9º Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, na cidade do litoral paulista. Dentre mais de 753 inscritos, a organização do Festival selecionou 15 curtas-metragens e 15 videoclipes, que foram anunciados na última quinta-feira (4) pelo site www.curtasantos.com.br

Os curtas-metragens serão premiados nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Sonoplastia/Som”, “Melhor Ator” e “Melhor Atriz”. Os videoclipes, por sua vez, receberão as seguintes premiações: “Melhor Videoclipe”, “Melhor Direção”, “Melhor Performance da Banda/Artista” e “Votação Popular”.

O curta vencedor do prêmio de “Melhor Filme” na mostra Olhar Brasilis receberá ainda R$ 5 mil em serviços oferecidos pela Color Bars Video & Filmes, referência no mercado audiovisual do país. Todos os demais vencedores também serão premiados com o empréstimo de kits digitais para futura gravação, oferecidos pelo Centro Técnico Audiovisual do Rio de Janeiro (CTAV). Serão mais de 20 equipamentos, a serem utilizados por duas semanas.

Curtas-Metragens
Os curtas-metragens selecionados são: “A Casa da Vó Neide”, com direção de Caio Cavechini (São Paulo-SP); “A Dama do Peixoto”, de Douglas Soares e Allan Ribeiro (Rio de Janeiro-RJ); “A Fábrica”, de Aly Muritiba (Curitiba-PR); “A Menor Distância Entre Dois Pontos”, de Breno Nina e Elias Guerra (Brasília-DF), “A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho”, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra (Rio de Janeiro-RJ); “Braxília”, de Danyella Proença (Brasília-DF); “Carreto”, de Claudio Marques e Marilia Hugues (Acupe-BA); “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro (São Paulo-SP).

E ainda: “Flash”, de Alison Zago (São Paulo-SP); “Lápis de Cor”, de Alice Gomes (Rio de Janeiro-RJ); “O Céu No Andar de Baixo”, Leonardo Cata Preta ( Belo-Horizonte-MG); “Ráisossaith”, de Thomate (Ribeirão Preto-SP); “Sildenafil”, de Clovis Mello (Rio de Janeiro-RJ); “Taba”, de Marcos Pimentel (Belo Horizonte-MG); e “Tempestade”, de Cesar Cabral (Santo André-SP).
Videoclipes
Já os videoclipes escolhidos são: “Adeus”, com a Banda Supertoy (Valinhos-SP), com direção de Guilherme de Lucca; “Bonequinha do Papai”, da banda Pequeno Cidadão (São Paulo-SP), dirigido por Paulo Muppet e Luciana Eguti; “Dylan Sings Bowie”, com a banda Jumbo Elektro (São Paulo-SP), direção de Arthur Queiroz; “Errado É Mais Legal”, com a banda Quarter (Valinhos-SP), também dirigido por Guilherme de Lucca; “Essa Mulher Só Quer Viver Na Balada”, com a banda Velhas Virgens (São Paulo-SP); “Futurando”, de Leo Chermont (São Paulo-SP), com direção de Lucas Escócio; “No Baque”, com a banda Soatá (Curitiba-PR), dirigido por Carlos Hardt.

E ainda: “O Mar Pra Mim”, da banda Black Sonora (Porto Alegre-RS), dirigido por Lisandro Matos; “Planos”, com a banda Match (Curitiba-SP), dirigido também por Carlos Hardt; “Pode Acreditar”, de Marcelo D2 (Rio de Janeiro-RJ), que leva a assinatura de Luciana Eguti, Paulo Muppet e Johnny Araújo; “Rimas do Coração”, com a banda Reativa (Cotia-SP), com direção de Bruno Graziano e Bruno Dias; “Rise Up Days”, da banda Questions (São Paulo-SP), dirigido por Edu Revolback Andrade e Pablo Menna; “Sábias Almas”, da banda Atlanta (São Paulo-SP), dirigido  por Armando Fonseca; “Um Rei e o Zé”, do Apanhador Só (Porto Alegre-RS), com direção de Henrique Schaefer e Lucas Cassales; e “Vida Bandida”, da banda Alarde (São Paulo-SP), dirigido por Paulo Eduardo Palmerio.

O Festival

Superando a marca de inscrições do último ano e a expectativa dos organizadores, o Curta Santos recebeu nesta edição 723 trabalhos. Além das mostras em âmbito nacional, outras duas contemplam a produção regional: Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara.

O tema desta edição é "Para Todas as Mulheres do Mundo". A mostra vai celebrar o olhar feminino em frente e atrás das câmeras, além de discutir o papel dela na sociedade contemporânea. Entre os homenageados deste ano estão a diretora Lais Bodanzky, do premiado longa metragem Bicho de Sete Cabeças e o ator santista Nuno Leal Maia, que terá sua carreira celebrada com o lançamento de uma estrela na calçada da fama do Cine Roxy, em Santos. 

Além das exibições de curtas, médias e longas-metragens, o festival terá oficinas, mesas-redondas e debates com profissionais da área. 



Mais sobre o tema

Desde seu surgimento, o cinema retratou a mulher de forma especial. No início, como fetiche do mundo masculino: fatal, heroína, devoradora de homens. Depois, a figura feminina emancipou-se e passou a buscar seu espaço próprio. Assim, o Festival pretende homenagear “todas as mulheres do mundo”: das atrizes às filósofas, das pensadoras às operárias, do planeta Terra à Mãe Natureza. 

Leila Diniz é lembrada no logotipo desta edição, cuja cor é o verde. Por meio dele, o Festival abre mais um assunto para reflexão: a sustentabilidade. Desta vez, partindo do princípio do “olhar feminino”, pretende trabalhar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável por intermédio do audiovisual.

Realização

O 9º Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens é apresentado por Petrobras; com realização da Olhar Caiçara e Associação dos Artistas do Litoral Paulista; conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santos, Sistema A Tribuna de Comunicação, TV Tribuna, Rádio Jovem Pan Santos, Cine Roxy e Sesc Santos; e apoio da Impacto, Poiesis e Oficinas Culturais Pagu e Governo do Estado de São Paulo. 

OLHAR BRASILIS – CURTAS
Sinopses e Ficha Técnica


A CASA DA VÓ NEYDE                                  Direção: Caio Cavechini
20’00” - Documentário - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2010
Ninguém na minha família sabia que o crack estava tão perto. Até meu tio resolver pedir ajuda. Agora minha avó vai ficar sozinha em uma casa que aprendemos a enxergar sempre cheia. A gravação, no dia em que ele seria internado, é interrompida. Ele quer dinheiro para "duas rochas”.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos

A DAMA DO PEIXOTO                                  Direção: Douglas Soares e Allan Ribeiro
11’00” - documentário - 35mm - cor - Rio de Janeiro – RJ - 2011
Ela está aqui, ela está ali, e os invisíveis são os outros.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

A FÁBRICA                                                     Direção: Aly Muritiba
15’00” - ficção - 35mm - cor - Curitiba – PR - 2011
Um presidiário convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos


A MENOR DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS          Direção: Breno Nina e Elias Guerra
18’00” - ficção - vídeo digital - cor - Brasília – DF - 2011
O quê cabe entre dois pontos? .2 madrugadas. .1câmera. .4 mil reais. .6 atores. .2 brigadistas. .9 pessoas na equipe. .78 sanduíches de presunto com queijo, alface, tomate e azeitona roxa. .1 ponte.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BAILARINA DE VERMELHO
                                                                       Direção: Alessandra Colasanti e Samir Abujamra
16’00” - ficção - vídeo digital - cor -  Rio de Janeiro – RJ - 2010
Documentário ficcional. Dançarina de um dos quadros de Edgar Dégas abandona a tela, ganha o mundo e desaparece no carnaval carioca; mistura de universo acadêmico, arte de vanguarda e submundo do sexo. O filme conta com locações em Paris, Nova York e Rio de Janeiro.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

BRAXÍLIA                                                       Direção: Danyella Proença
17’30” - documentário - 35mm - cor - Brasília – DF - 2010
Braxília documenta a poesia de Nicolas Behr sobre Brasília, num livre ensaio em parceria com o poeta-personagem.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

CARRETO                                                       Direção: Cláudio Marques e Marilia Hugues
12’00” - ficção - 35mm - cor - Acupe – BA - 2009
Tinho conhece Stéphanie. Uma amizade se inicia.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO             Direção: Daniel Ribeiro
17’00” - ficção - 35mm - cor - São Paulo – SP - 2010
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

FLASH                                                            Direção: Alison Zago
17’02” - ficção - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2011
Simone, professora aposentada, vê sua pacata vida ao lado de seu único filho mudar quando estranhos sonhos e fotografias começam a atormentá-la. Dia após dia, lidando com o desconhecido, ela percorrerá um difícil caminho para decifrar suas memórias.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

LÁPIS DE COR                                                Direção: Alice Gomes
16’00” - ficção - 35mm - cor - Rio de Janeiro – RJ - 2010
Cláudio é um menino pobre que vive sozinho com a mãe e adora desenhar. Seu pai abandonou a família e ele imagina que se um dia fizer um desenho colorido do pai, ele voltará. Só que Cláudio não tem lápis-de-cor. Ele consegue três lápis de cor mágicos, mas sua mãe só deixa ele usar uma cor por dia.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

O CÉU NO ANDAR DE BAIXO                                   Direção: Leonardo Cata Preta
15’00” - animação - 35mm - cor - Belo Horizonte – MG - 2010
Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

RÁI SOSSAITH                                                           Direção: Thomate
10’00” - animação - vídeo digital - cor - Ribeirão Preto – SP - 2011
Os melhores momentos do programa de colunismo social do glorioso Atail Menezes.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

SILDENAFIL                                                    Direção: Clovis Mello
17’00” - ficção - 35mm - cor - Rio de Janeiro – RJ - 2009
Em meio a uma casamento em crise, uma mulher de meia idade obriga seu marido à experimentar Viagra. A partir deste momento uma sequencia de acontecimentos deixam seu marido em pânico.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

TABA                                                             Direção: Marcos Pimentel
16’00” - documentário - 35mm - cor - Belo Horizonte – MG - 2010
Taba: coletivo de oca. Sobre os escombros e destroços das cidades contemporâneas, os novos guerreiros urbanos improvisam diariamente por ruas e ruínas... Diferentes tribos experimentam suas guerras cotidianas pela sobrevivência habitando um território desigual e em contínuo desequilíbrio. Um documentário que desnuda os contrastes e contradições que a vida na cidade nos reserva.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

TEMPESTADE                                                Direção: Cesar Cabral
10’00” - animação - 35mm - cor - Santo André – SP - 2010
Um marujo solitário navega, através de oceanos tumultuados por tempestades, em busca do reencontro com sua amada. Segue uma rotina rígida de afazeres até que mudanças inesperadas em sua rota alteram seu destino.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos


OLHAR BRASILIS – VIDEOCLIPES
Ficha Técnica

ADEUS                                                           Artista/Banda: Supertoy
Direção: Guilherme de Lucca
03’18” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Valinhos – SP - 2011
Enquanto tem lembranças de seus momentos juntos, César caminha pela rua em direção à Cláudia, que o espera com um bilhete em mãos.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos


BONEQUINHA DO PAPAI                           Artista/Banda: Pequeno Cidadão
Direção: Paulo Muppet e Luciana Eguti
04’31” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2010
Um videoclipe sobre uma bonequinha robô e uma ode às tecnologias obsoletas. Criado para a música "Bonequinha do Papai" da banda "Pequeno Cidadão".
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

DYLAN SINGS BOWIE                                 Artista/Banda: Jumbo Elektro
Direção: Arthur Queiroz
04’03” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2010
Dylan Sings Bowie é um videoclipe da banda Jumbo Elektro, feito como TCC na faculdade Cásper Líbero. O vídeo é todo feito com manipulação de bonecos de papel e é o primeiro trabalho deste grupo de jovens cheio de idéias.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

ERRADO É MAIS LEGAL                              Artista/Banda: Quarter
Direção: Guilherme de Lucca
03’40” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Valinhos – SP - 2011
Ao mesmo tempo várias televisões são invadidas ilegalmente por imagens geradas em um sótão bagunçado de uma banda tocando.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

ESSA MULHER SÓ QUER VIVER NA BALADA     Artista/Banda: Velhas Virgens
Direção: Daniel Tupinambá
05’06” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2011
Homem é abandonado por mulher que só quer viver na balada.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

FUTURANDO                                                           Artista/Banda: Léo Chermont
Direção: Lucas Escócio
03’14” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2011
Homem em meio a rotina frenética da cidade grande começa a atropelar espaços, embarcando em um grande devaneio.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

NO BAQUE                                                   Artista/Banda: Soatá
Direção: Carlon Hardt
03’25” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Curitiba – PR - 2010
A história de um casal que dança junto, trocando olhares. Ele vem da Black Music, ela do carimbó, o ritmo musical paraense. Ao final dançam juntos a mistura desses sons, que é a principal característica da banda Soatá. O videoclipe apresenta várias referências às tradições paraenses, como o tambor curimbó, a bandeira do Pará, as cerâmicas marajoaras, entre outras.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
O MAR PRA MIM                                        Artista/Banda: Black Sonora
Direção: Lisandro Santos
03’00” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Porto Alegre – RS - 2010
Menino passeia por belo horizonte de bicicleta.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

PLANOS                                                        Artista/Banda: Match
Direção: Carlon Hardt
04’40” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Curitiba – PR - 2011
O videoclipe de "Planos", música da banda curitibana "Match", conta a história de um bonequinho de geladeira que se apaixona pela dona da casa. Após seguidas tentativas de chamar sua atenção ele parte em uma divertida busca por sua amada.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

PODE ACREDITAR                                       Artista/Banda: Marcelo D2
Direção: Luciana Eguti, Paulo Muppet e Johnny Araújo
04’13” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2010
Coisas estranhas acontecem quando Marcelo D2 e Seu Jorge chegam numa festa.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

RIMAS DO CORAÇÃO                                 Artista/Banda: Reativa
Direção: Bruno Graziano e Bruno Dias
03’30” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Cotia – SP - 2010
História de um casal que se conhece desde pequenos.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


RISE UP DAYS                                              Artista/Banda: Questions
Direção: Edu Revolback Andrade e Pablo Menna
07’03” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2011
O filme tenta mostrar para as pessoas que não conhecem o meio underground o quanto ele é rico em manifestação cultural de atitude e persistência.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

SÁBIAS ALMAS                                            Artista/Banda: Atlanta
Direção: Armando Fonseca
05’00” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2010
Um homem vai de encontro a seus medos e ceticismos, e vive uma experiência que vai lhe abrir os olhos para o que está além do que se vê. Ao som da banda Atlanta.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos



UM REI E O ZÉ                                             Artista/Banda: Apanhador Só
Direção: Henrique Schaefer e Lucas Cassales
05’20” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - Porto Alegre – RS - 2011
Em uma quadra suburbana frequentada por uma molecada criminosa há um personagem que se destaca: o rei do tacobola. Arrogante e temido por sua destreza no jogo mais popular da região, é sempre acompanhado por um fiel escudeiro lambe-botas. Mas dessa vez ele irá desafiar dois desavisados que passam por ali, mobilizando a gurizada que sonha vê-lo destronado.
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

VIDA BANDIDA                                            Artista/Banda: Alarde
Direção: Paulo Eduardo Palmerio
04’11” - videoclipe brasilis - vídeo digital - cor - São Paulo – SP - 2011
Ritmo incessante, perigos e tentações da noite noturna paulistana são partes do roteiro e do cenário que compõe o novo videoclipe da banda paulistana Alarde, chamado “Vida Bandida”.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos