quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ypióca lança menu em homenagem ao Dia Nacional da Cachaça


Ypióca lança menu em homenagem ao Dia Nacional da Cachaça
Para celebrar a data, marca cria drinques com ingredientes tipicamente brasileiros, que trazem à tona as raízes e os sabores tupiniquins



 









No dia 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. Para celebrar a data, a Ypióca – a maior produtora de aguardente de origem do mundo – criou um menu especial com ingredientes tipicamente brasileiros. “A proposta para o Dia da Cachaça é revisitar o estilo brasileiro de beber, trazendo à tona nossas raízes por meio de ingredientes típicos, como pimenta-rosa, raspas de rapadura ou capim-santo. A cachaça é uma bebida nacional, assim como a empresa. Por isso pensamos em unir ambas as histórias, que tem caminhado lado a lado por mais de um século”, destaca Cynthia Serretti, gerente de Marketing da Ypióca.

A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em junho de 2009, para resgatar o dia de 13 de setembro de 1661, quando a Coroa portuguesa autorizou a produção de cachaça no Brasil, após muita pressão dos produtores e consumidores. Algumas referências históricas citam que a produção da cachaça começou no Rio de Janeiro e na Bahia. Fato é que no Ceará já são mais de 165 anos de história, desde quando a primeira semente da Ypióca foi plantada no solo de Maranguape, em 1846, com o pequeno alambique de cerâmica trazido de Portugal pelo patriarca Dario Telles de Menezes. Dessa iniciativa frutificou a primeira geração da marca que, anos mais tarde, ensinaria o mundo a beber cachaça.

Ao longo das décadas, a inovação sempre esteve presente no DNA da empresa, que foi a primeira a exportar cachaça para a Alemanha, em 1968, e a pioneira na produção da embalagem empalhada, no envasamento com o uso de conta-gotas, no envelhecimento em tonéis de madeira e na fabricação da cachaça orgânica. Atualmente, a empresa – que possui o maior mix de produtos do mercado – exporta para mais de 40 países, entre eles, Japão, Grécia, China, Marrocos e República Tcheca.

O envelhecimento da aguardente é um dos diferenciais da marca Ypióca. Os 10.000 barris de carvalho e uma centena de tonéis, na maioria de bálsamo, são estocados com aguardente por períodos que variam de um a seis anos. A cachaça permanece em estado de repouso, para que a reação química entre as substâncias gere o equilíbrio perfeito que compõe o “bouquet” especial, característica marcante dos produtos da Ypióca.


Conheça os drinques que farão parte do menu especial do Dia da Cachaça
Caninha, branquinha, parati, pinga ou cachaça. A verdade é que a bebida é a aposta da vez por conta da versatilidade e do sabor!


SABARÁ
O sabor intenso da cachaça Ypióca 150 contrasta com a doçura do açúcar e da jabuticaba, além do frescor da hortelã. Todos esses itens tornam o drinque refrescante.
Ingredientes
50 ml de cachaça Ypióca 150
15 jabuticabas maduras 
1 colher de açúcar mascavo
folhas de hortelã
crosta de açúcar mascavo e hortelã

Modo de preparo
Em uma coqueteleira, coloque 15 jabuticabas maduras, acrescente o açúcar mascavo e macere levemente. Acrescente Ypióca 150, 8 folhas de hortelã, 8 cubos de gelo e bata vigorosamente. Faça uma crosta em um copo baixo com açúcar mascavo e hortelã fresca picada e acrescente 6 cubos de gelo. Coe duplamente o líquido da coqueteleira, acrescente 6 folhas de hortelã no copo e finalize com um ramo de hortelã imerso ao drinque.




AROEIRA
Sabores cotidianos como a manga e a camomila recebem a influência da pimenta-rosa e a doçura da rapadura. Uma combinação inusitada que evidencia as notas vermelhas da cachaça.

Ingredientes
50 ml de cachaça Ypióca Red Fruits
25 ml de purê de manga
3 grãos de pimenta-rosa
25 ml de chá de camomila gelado
raspas de rapadura

Modo de preparo
Em uma coqueteleira com 8 cubos de gelo, coloque o purê de manga e os 3 grãos de pimenta- rosa, e macere levemente. Acrescente o chá de camomila gelado, a cachaça e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça martini previamente gelada e finalize polvilhando raspas de rapadura sobre o drinque.



MARANGUAPE FIZZ
O frescor de Ypióca Lemon traduzido em um dos maiores clássicos da coquetelaria, o Fizz. Todos os elementos extremamente refrescantes são trabalhados para criar uma receita marcante, com notas de ervas e final cítrico.
Ingredientes
50 ml de cachaça Ypióca Lemon
4 rodelas de pepino
3 capins-santos médios
5 gotas de limão taiti
60 ml de suco de Aloe vera
50 ml de club soda

Modo de preparo
Em uma coqueteleira, coloque o pepino, o capim-santo, as gotas de limão e o suco de Aloe vera, e macere vigorosamente. Acrescente a cachaça e 8 cubos de gelo e bata. Coe duplamente para um copo longo com gelo em cubos e picado e acrescente a club soda. Finalize com uma fatia de limão e um capim santo.


Sobre a Ypióca
A Ypióca, uma empresa 100% nacional, é a maior produtora de bebidas premium do Brasil e atua em todo o território brasileiro. Com sistema inteligente de logística, a marca comercializa aguardente por meio de seus 80 representantes instalados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Responsável pela capacidade instalada de 126 milhões de litros, a Ypióca vem se destacando no mercado externo desde 1968, quando, pela primeira vez, o Brasil exportou sua cachaça para a Alemanha, abrindo o mercado externo para as cachaças brasileiras. A excelência dos seus produtos obteve, em 2008, reconhecimento internacional, com uma representativa participação no ranking da Internacional Wine and Spirits Records. Além da indústria de cachaça de mesmo nome, o Grupo Ypióca atua nos segmentos de água mineral (Naturágua), embalagens PET (Y-Plastic), papel e papelão (Pecém Papelão), entretenimento (Y-Park) e Agropecuária (criação de gado de corte, caprinos e suínos, produção de leite, cultivo de milho e feijão, além de hotel de gado para engorda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos