sábado, 20 de agosto de 2011

Fórum da Cachaça vai intensificar políticas públicas para o setor

Fórum da Cachaça vai intensificar políticas públicas para o setor
(Em 19/08/2011) O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é um dos membros do Fórum da Cachaça que vai propor estudos e soluções para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Cachaça Artesanal de Minas. O objetivo é desenvolver ações, como: estimular a certificação de cachaça em todo o estado, propor a criação de uma unidade de pesquisa para estabelecer um padrão de qualidade para a cachaça mineira artesanal, promover campanhas de estímulo à legalização dos produtores informais, bem como a divulgação da Cachaça Artesanal de Minas no estado, no Brasil e no exterior.

Além disso, intensificar a certificação de origem e qualidade da cachaça certificada pelo IMA, visando a melhoria da qualidade do produto e seu reconhecimento como patrimônio estadual.
O Fórum reúne entidades governamentais e privadas do setor produtivo da bebida e foi oficialmente instituído na abertura da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas), nesta quinta-feira (18) na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.
O programa de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais do Instituto é voltado para produtores de cachaça produzida artesanalmente, com fermento natural e destilada em alambique de cobre. A certificação é de adesão voluntária e o interessado em participar deve procurar os escritórios do Instituto para receber as orientações necessárias.

Atualmente, 151 alambiques são certificados pelo projeto Estruturador Certifica Minas, executado pelo IMA desde 2007. Um total de 174 marcas são certificadas, sendo que 9 possuem a chancela de certificação IMA/Inmetro.
No ano de 2009, o IMA alcançou a condição de Organismo Certificador de Produto (OCP), com chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A conquista representa o reconhecimento da competência técnica da Instituição para certificar cachaças industriais e artesanais. Esta acreditação possibilitou que o IMA certificasse em 2010, nove marcas de cachaça, com 100% de avaliação de conformidade.
De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o Fórum pretende desenvolver ações essenciais para o crescimento da cadeia produtiva da cachaça produzida em Minas Gerais. “O estado ocupa lugar de destaque na produção da cachaça artesanal de alambique, por isso é necessária uma atuação permanente para fortalecer esse produto de alta qualidade e que contempla também, a agricultura familiar”, comenta.
Fórum da Cachaça

A criação do Fórum da Cachaça, assim como o Fórum do Café e o Fórum do Leite, foram lançados pelo Governo de Minas. A proposta é promover o crescimento organizado desses setores, de forma a gerar mais empregos de qualidade no Estado, meta principal do governo mineiro.


Fazem parte do Fórum as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetameg), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio) e Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (SindiBebidas).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos