domingo, 14 de agosto de 2011

Varginha sedia na quinta (18) fórum de segurança na escola

Varginha sedia na quinta (18) fórum de segurança na escola




Varginha (Sul de Minas) sedia, na próxima quinta-feira (18/8/11), o terceiro encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma cultura de paz, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir propostas contra a violência no ambiente escolar. O evento será realizado a partir das 8 horas, no Teatro Capitólio (rua Presidente Antônio Carlos, 522, Centro), com encerramento às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.almg.gov.br ou pessoalmente, no dia do evento. As vagas são limitadas.



Após a abertura do encontro, haverá uma exposição da historiadora Júlia Eugênia Gonçalves, doutora em Filosofia e Ciências da Educação (Espanha) e diretora-executiva da Fundação Aprender. Na sequência, três grupos de trabalho se reúnem para discussões e aprovação de propostas (programação abaixo e também no hotsite do evento).



As sugestões do Sul de Minas vão se somar às das demais regiões do Estado para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte, prevista para 4, 5 e 6 de outubro, quando será aprovado um documento de Minas contendo propostas de ações aos diversos órgãos competentes. Já foram realizados encontros regionais em Juiz de Fora (Zona da Mata) e Janaúba (Norte de Minas), com eleição de representantes para a etapa final. Os próximos encontros serão em Contagem, Araxá e Teófilo Otoni.



Objetivos - O fórum técnico tem como objetivos conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, e discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência neste ambiente. Além disso, o fórum também pretende buscar, nas entidades representativas da sociedade civil e nos setores público e privado, subsídios para a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.



Veja a programação completa em Varginha



Encontro Regional Sul de Minas



Dia: 18 de agosto



Local: Teatro Capitólio ( Rua Presidente Antônio Carlos, 522 - Centro - Varginha)



7h30min - Credenciamento



8 horas - Abertura Oficial



Deputado Dinis Pinheiro - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais



Deputado Lafayette Andrada - Secretário de Estado de Defesa Social



Ana Lúcia de Almeida Gazzola - Secretária de Estado de Educação



Eduardo Antônio Carvalho - Prefeito Municipal de Varginha



Verdi Lúcio Melo - Presidente da Câmara Municipal



Representante dos Professores



Representante dos Pais



Representante dos Alunos



8h30min - Exposições



Júlia Eugênia Gonçalves - Historiadora, mestre em Educação (UFF-RJ) e doutora em Filosofia e Ciências da Educação (Espanha). Diretora-executiva da Fundação Aprender - Varginha/MG



10 horas - Grupos de Trabalho



Grupo 1 - Violência no ambiente escolar



Segregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.



Grupo 2 - Integração de ações e programas



Interface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.



Grupo 3 - Prevenção e combate à violência escolar



Políticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infanto-juvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONG's, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.



12 horas - Intervalo



14 horas - Reinício dos Grupos de Trabalho



15h30 - Plenária Final



Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte



18 horas - Encerramento



--

Assessoria de Imprensa ALMG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos