quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Carreata mobiliza população para os cuidados contra a Den

Carreata  mobiliza população para os cuidados contra a Dengue


Realizada pela Secretaria de Saúde, através do setor da Dengue, a carreta percorreu as principais ruas dos bairros da cidade com os maiores índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, alertando as pessoas do perigo da Dengue e dos cuidados que devem ser tomados para evitar que a doença se alastre na cidade. Uma iniciativa que recebeu apoio do Corpo de Bombeiro, Guarda Civil Municipal, Serviço Municipal Funerário e dos agentes dos PSFs e do combate à dengue.

A carreata saiu do Terminal Rodoviário seguindo pela Avenida Rio Branco, passando pelo Jardim do Sapo, Delfim Moreira, Rio Barbosa, Major Venâncio, Vila Floresta, Sion, Centenário, Avenida Celina Ottoni, Jardim Ribeiro, Imaculada, Santa Terezinha, Nova Varginha, Santa Luiza, Canaã, Catanduvas,  Fátima,  Vila Pinto, Bom Pastor, Jardim Áurea, Mont Serrat, Jardim Estrela, Corceti, Pinheiros, Vila Paiva, Barcelona, Santa Maria, Vargem, Avenida dos Imigrantes, Dr. José Bíscaro, retornando ao Centro e terminando na  Rodoviária.

Paralelo a ação os agentes do PSF -  programa Saúde da Família estarão distribuindo panfletos nos locais onde forem prestar atendimentos. Vale destacar que a ação contará com veículos do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Saúde, do setor da dengue e do Semul - Serviço Municipal de Funerário.


Números da Dengue

A carreata foi motivada por um Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado em todo território nacional para medir o grau de infestação do mosquito Aédes Aegypti, transmissor da Dengue. Varginha obteve a classificação de Médio Risco, o que levou a  tomada de ações de prevenção, considerando que em 2013 foram  400 notificações com 250 casos confirmados de Dengue no município, além de centenas de focos do mosquito transmissor.  Este ano, embora até a presente data não tenha sido notificado nenhum caso da doença, o Setor da Dengue redobrou os cuidados.


Prevenção é a única arma contra a doença
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos