sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

VERÃO AUMENTA CONSUMO DE SALADAS


VERÃO AUMENTA CONSUMO DE SALADAS



Restaurantes e consumidores precisam estar atentos à higienização de folhas e legumes para evitar riscos à saúde

São Paulo, janeiro de 2014 – As altas temperaturas do verão contribuem para que as pessoas façam refeições mais leves regadas de muita salada e legumes. E para atender o público que se alimenta fora de casa, os restaurantes também adaptam seus cardápios nesta época do ano oferecendo diferentes tipos de folhas.

De acordo com Edison Mauricio da Silveira, sócio do restaurante paulistano Moça Prendada, no calor as pessoas optam por pratos frios. “Durante o verão temos que repor o buffet de saladas a todo instante, pois o consumo das folhas aumenta em até 30%”, explica.

Porém, mais do que oferecer variedade, os estabelecimentos precisam estar atentos à qualidade destes alimentos. “As folhas e cascas de legumes podem conter bactérias causadoras de gastroenterites, que provocam vômito, diarreia, formação de gases, enjoo e dor de cabeça”, ressalta Rodrigo Felisoni, diretor da Saggio do Brasil.

Segundo Felisoni, mesmo que as folhas pareçam saudáveis o ideal é que sejam desinfetadas e não somente lavadas. “Bactérias são invisíveis a olho nu, por isso, temos que conhecer bem o local que nos alimentamos”, complementa.

Cuidados em casa    

Para aqueles que têm a possibilidade de preparar sua própria refeição os riscos podem ser bem menores, uma vez que há soluções rápidas e eficazes para combater as bactérias. Um exemplo é o bactericida Hidrosteril®, que é atestado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra bactérias de frutas, verduras e legumes. Basta diluir 20 gotas do produto em 1 litro de água e imergir as folhas por 15 minutos. Após o processo os alimentos estão prontos e seguros para serem consumidos, sem necessidade de enxaguá-los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos