quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Como começar a planejar com os novos valores de IPVA e IPTU

Como começar a planejar com os novos valores de IPVA e IPTU

Duas notícias recentes vão alterar um pouco o planejamento financeiro dos brasileiros: os novos valores de IPVA e IPTU. Os estados e prefeituras já definiram os preços referentes aos mesmos, alguns com redução, mas a maioria com aumento em relação a 2013.

O acréscimo no valor do IPTU irá impactar negativamente na maior parte das famílias e empresas do país, uma vez que não são educadas financeiramente e, por isso, não possuem uma reserva financeira para cobrir imprevistos como esses. Além disso, o brasileiro, em geral, não tem a cultura de cobrar os seus representantes, por exemplo, com relação a esses aumentos, se compararmos à situação real. Esse seria o primeiro passo.

O segundo, então, seria mudar o comportamento em relação ao dinheiro, educando-se financeiramente, ou seja, aprendendo a respeitar seus recursos e entendendo que, sem planejamento, não há como ter uma vida sustentável, em todos os sentidos. Sendo assim, a próxima etapa é estar ciente do novo valor de IPTU a ser cobrado. Não se esqueça de rever as dívidas remanescentes, para ter noção do total das despesas mensais.

Caso não tenha uma reserva financeira, recomendo fazer um diagnóstico, para saber quais são os gastos e qual pode ser reduzido – ou até cortado. Outra dica é tentar pagar à vista, pois, dessa forma, é possível conseguir um desconto de, aproximadamente, 6%. Se não for possível, insira imediatamente o valor das parcelas no orçamento dos meses seguintes. Somente assim poderá evitar um futuro endividamento.

Procure não utilizar o décimo terceiro salário para esse fim. O salário extra que os trabalhadores recebem no fim do ano tem o objetivo de facilitar a realização dos desejos e sonhos e não de pagar dívidas, entrando em um círculo vicioso. Uma boa solução é redirecionar o valor economizado no IPVA (se for o seu caso) para o pagamento do IPTU; assim, a diferença não pesará tanto no orçamento.

Mas, caso você tenha como pagar o novo preço sem precisar mexer em outros valores, invista o dinheiro que sobrar do IPVA em seus sonhos – de curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos. Não se deve esquecer também das outras despesas que vem com o novo ano, como matrícula e material escolares, gastos referentes a dezembro feitos no cartão de crédito, entre outros.

Priorizar os sonhos é o segredo para que 2014 seja um ano de atitudes mais conscientes e hábitos mais saudáveis com relação ao dinheiro e, consequentemente, em todos os âmbitos da vida.
2014 DSOP Educação Financeira
Você está recebendo este email por ser um contato da DSOP.

DSOP Educação Financeira Av. Paulista, 726 - cj 1210 Sao Paulo, SP 01310-910 Brazil

Não desejo receber mais estes e-mails    Atualizar minhas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos