sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Saiba os alimentos que ajudam superar a TPM





Conhecido como o período em que a mulher tem alterações de humor, a TPM atinge grande parte delas e driblá-la é um grande desafio. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a mulher durante o período, seja diminuindo as dores de cabeça e cólicas ou na temida compulsão alimentar causada pelos hormônios.
O médico e endocrinologista  Mohamad Barakat, explica que alguns alimentos consumidos causam reflexo no humor. “Um exemplo é o café. O líquido causa agitação e retenção de líquidos. Por isso é importante beber bastante água, que eliminada alimentação o que causa os sintomas de TPM”, diz o médico.
Segundo o endocrinologista, alguns alimentos ajudam as mulheres a terem um clico menstrual mais tranquilo e com menos incomodo. “Pão integral, aveia e banana formam um trio com bons efeitos no organismo da mulher nesse período. O pão integral combate a prisão de ventre e ajuda limpar o organismo. A aveia é rica em fibras e equilibra o organismo. Já a banana é rica em magnésio e complexo B. O complexo B também é encontrado no salmão que atua no organismo liberando a serotonina”, esclarece.
Além disso, as acnes, dores de cabeça e inchaço estão quase sempre presentes causando o desconforto. “A acne pode ser evitada no período mantendo a pele sempre limpa e hidratada, além do filtro solar que é muito importante para a pele”, explica o médico.
Para o médico, a compulsão alimentar é um dos principais sintomas da TPM e se alimentar em curtos períodos aumenta a saciedade. “A dica é comer bem. Não utilize a comida como conforto no período menstrual, a dica é se alimentar  a cada três horas com  alimentos saudáveis e não os que causam falsa saciedade.Não fique muito tempo sem comer, pois ficará faminta e cairá na armadilha da gula”, finaliza Barakat.
Dicas de alimentação na TPM:

ü  Evitar consumo de café

ü  Beber bastante água

ü  Consumir alimentos integrais e fibras

ü  Incluir frutas como a banana na alimentação diária

ü  Comer a cada três horas alimentos leves



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos