quarta-feira, 2 de julho de 2014

CONHECENDO AS MUCOPOLISSACARIDOSES

CONHECENDO AS MUCOPOLISSACARIDOSES
Secretaria de Saúde promove palestra para profissionais da área médica

Profissionais médicos pediatras, clínico-geral do P.S.F. e demais especialidades, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, além de técnicos de enfermagem e ACS foram o público alvo da palestra conhecendo as mucopolissacaridose, que aconteceu nessa quarta-feira, 02/07, no teatro Capitólio.
Ministrada pela médica pediatra e geneticista Drª Eugênia Ribeiro Valadares, Professora Associada do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, Coordenadora do Ambulatório e do Laboratório de Erros Inatos do metabolismo do HC-UFMG, a palestra abordou as mucopolissacaridose, um subgrupo das doenças metabólica causadas por deficiência de enzimas, dentre elas a Síndrome de Hurler, Síndrome de Hunter, Síndrome de Sanfilippo A, Síndrome de Sanfilippo B, Síndrome de Sanfilippo C,  Síndrome de Morquio, Síndrome de Maroteaux-Lamy e Síndrome de Sly, responsáveis  por doenças como  retardamento mental, Cardiomiopatias,  atraso de desenvolvimento, hiperatividade severa, disfunção motora, displasia esquelética, Baixa estatura e atraso no desenvolvimento, dentre outras.
A Mucopolissacaridose (MPS) é uma doença metabólica hereditária. Isso significa que a pessoa nasce com falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, as enzimas que digerem os glicosaminoglicanos (GAG). Os sintomas variam de acordo com a idade do paciente, com o tipo de mucopolissacaridose e com a gravidade da doença de cada paciente.
O diagnóstico da mucopolissacaridose é feito, normalmente, por um geneticista, após o encaminhamento por outro médico. Para confirmar a mucopolissacaridose, é realizado um exame de sangue para identificar a falta ou diminuição das enzimas. O  tratamento envolve uma equipe com diversos profissionais, de acordo com os sintomas que podem ser apresentados. Entre eles médicos geneticista, pediatra, pneumologista, otorrinolaringologista, oftalmologista, ortopedista e neurologista, fisioterapeuta, dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos