quarta-feira, 2 de julho de 2014

Considerações acerca da matéria “Varginha é referência negativa em educação pública, revela estudo”.



Considerações acerca da matéria “Varginha é referência negativa em educação pública, revela estudo”.


De acordo com o Plano Municipal de Assistência Social de Varginha 2014 a 2016, os dados utilizados para a elaboração do diagnóstico foram baseados na comparação entre Varginha e “27 municípios mineiros de porte similar” [1]. Uma análise mais criteriosa e apurada dos dados é capaz de demonstrar como os municípios utilizados nesta amostragem não podem ser considerados como “similares”, principalmente se confrontarmos os dados relativos à economia local (PIB), qualidade de vida (IDH), número de habitantes, número de matrículas na Educação Pública e IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O estado de Minas Gerais possui 853 municípios. Para a amostragem, foi utilizado um recorte de 28 municípios, correspondentes a apenas 3,28% do total. Embora todos sejam considerados pelo IBGE como municípios de ‘Grande Porte’, observa-se que 12 municípios têm população maior que 100 mil habitantes, 07 municípios têm população entre 200 mil e 290 mil habitantes, 02 municípios têm entre 361 mil e 378 mil habitantes, 1 município tem aproximadamente 516 mil habitantes e os outros 2 restantes têm aproximadamente 603 mil habitantes.
As diferenças continuam presentes nos dados relativos à Rede Pública de Ensino destes municípios. A Rede Pública de Ensino compreende as escolas das redes federal, estadual e municipal de ensino. O número de escolas públicas entre esses municípios varia entre 40 escolas (Passos) e 187 escolas (Uberlândia). Importante destacar que apenas 17 municípios desta amostragem possuem escolas da rede federal.
De acordo com o Censo 2010 (IBGE), o PIB per capita destes municípios varia entre R$ 74.950,56 (Betim) e R$ 6.499,24 (Ribeirão das Neves), e o IDH varia entre 0,789 (Uberlândia) e 0,684 (Ribeirão das Neves). Varginha é o terceiro colocado entre esses municípios, com o PIB de R$ 32.133,82 e IDH de 0,778.
Considerando que os dados analisados foram retirados de um pequeno recorte de 28 municípios do estado, dentro do universo total de 853 municípios mineiros, a afirmação de que “Varginha é referência negativa em educação pública, diz estudo” na matéria publicada no Jornal Gazeta de Varginha nº 9.017, de 01 de julho de 2014, foi baseada numa leitura descontextualizada dos dados apresentados no Diagnóstico Social do Município de Varginha. A construção da matéria partiu do pressuposto de que apenas estes dados apresentados são os parâmetros de qualidade na Educação Pública. O corpo da matéria é composto de alguns recortes do texto contido no Plano de Assistência Social, apresentados de forma desconexa ao assunto central da matéria. Destaca-se ainda que a informação apresentada na chamada “Varginha é referência negativa em educação pública, diz estudo” não consta nem no Diagnóstico Social, nem no Plano Municipal de Assistência Social.
Para dirimir quaisquer dúvidas sobre um Referencial na Educação Pública, faz-se necessária uma leitura mais apurada deste documento o qual, juntamente com o conhecimento dos parâmetros de qualidade na Educação, da realidade educacional do município, bem como a contextualização dos mesmos dentro da realidade do Estado de Minas Gerais, tornará possível, então, a emissão de um parecer tão conclusivo sobre a Educação Pública de Varginha.
De acordo com o Plano Municipal de Assistência Social de Varginha, alguns indicadores foram tomados como parâmetros para a priorização de ações da Assistência Social. Esses foram, então, organizados em um quadro, contendo a pontuação de cada um. O próprio documento nos apresenta a seguinte informação sobre o quadro com as pontuações:
“Este quadro não representa uma ‘avaliação’ absoluta das questões abordadas, mas fornece indicações dos temas em que é possível e necessário avançar mais.” [2]
Ainda, de acordo com o documento:
Os indicadores de saúde, educação, trabalho, violência etc. são determinados por um conjunto de fatores que não ficam restritos à um [sic]  única área de política pública. Para tomar como exemplo o abandono escolar, ele pode ocorrer em parte não somente em função da qualidade da escola, mas também por razões de trabalho de crianças e adolescentes, conflitos familiares, envolvimento com substâncias psicoativas, entre outros. Esses condicionantes só poderão ser claramente identificados a partir do conhecimento do território – pois as causas de um mesmo problema podem variar de uma região para outra.”[3]

Com base nestas informações, compreende-se de forma clara que os dados apresentados no documento não devem ser interpretados de forma descontextualizada, nem tomados como uma avaliação absoluta dos indicadores, devido aos inúmeros fatores que estão implicados de forma intersetorial em cada um deles.  Assim, visando esclarecer alguns pontos, segue-se uma apresentação mais detalhada dos dados educacionais do nosso município.

A Rede Pública de Ensino de Varginha/MG


A Rede Pública de Ensino do município de Varginha é constituída de 49 escolas de Educação Básica, sendo:
·         01 escola da Rede Federal (Ensino Médio- Educação Profissional Tecnológica/ 1º ao 3º ano);
·          13 escolas da Rede Estadual (Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano e Anos Finais/6º ao 9º ano, e Ensino Médio);
·         35 escolas da Rede Municipal:
o   08 escolas urbanas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano e Anos Finais/6º ao 9º ano;
o    02 escolas urbanas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano;
o   16 escolas urbanas de Educação Infantil – 0 a 5 anos;
o   01 escola urbana de Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais/6º ao 9º ano e Ensino Médio;
o   08 escolas rurais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano).
De acordo com os dados do Censo Escolar 2013, verificamos que a educação pública municipal apresenta índices superiores aos índices estaduais e nacionais. Numa análise da trajetória educacional, verifica-se uma elevação nos índices municipais e estaduais. Esta trajetória exitosa, por si só, configura-se como essencial para que o município mantenha as políticas públicas propostas no Plano Municipal de Educação, para que as metas propostas sejam atingidas e mantidas.
A seguir, seguem alguns dados educacionais atualizados do município[4]:

1- APRENDIZAGEM

I.                    Português – Proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano – quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e do Brasil:
5º ano
Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
55% (950 alunos)
57% (578 alunos)
52% (371 alunos)
Minas Gerais
37%
35%
40%
Brasil
51%
50%
53%

II.                  Português – Proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano – quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e do Brasil:
5º ano
Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
37% (516 alunos)
40% (262 alunos)
34% (253 alunos)
Minas Gerais
22%
20%
23%
Brasil
33%
33%
33%

III.                Matemática – Proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano – quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e do Brasil:
5º ano
Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
54% (938 alunos)
55% (557 alunos)
53% (380 alunos)
Minas Gerais
33%
31%
36%
Brasil
50%
49%
51%

IV.                Matemática – Proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano nas redes – quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e do Brasil:
5º ano
Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
26% (363 alunos)
31% (197 alunos)
23% (165 alunos)
Minas Gerais
12%
11%
12%
Brasil
22%
22%
22%

V.                  IDEB – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)

IDEB do Município de Varginha
Metas (Projeção)
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
Estadual
4,5
5,0
5,6
5,9
4,5
4,8
5,2
5,5
Municipal
4,6
5,0
5,4
5,8
4,6
5,0
5,4
5,6
Total
4,5
5,0
5,5
5,9
4,6
4,9
5,3
5,6

VI.                IDEB – Anos Finais (6º ao 9º ano)

IDEB do Município de Varginha
Metas (Projeção)
2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
Estadual
3,5
3,8
4,2
4,2
3,5
3,7
4,0
4,4
Municipal
4,4
4,7
4,7
5,2
4,4
4,6
4,9
5,2
Total
3,9
4,2
4,4
4,7
3,9
4,0
4,3
4,7

VII.              Aprovação, Reprovação e Abandono – Rede Municipal de Ensino (Censo 2013)

Número de matrículas na Rede Pública Municipal
Aprovados
Reprovados
Abandono
Falecidos
Anos Iniciais
3.871 alunos
211 alunos
13 alunos
01 aluno
Anos Finais
2.420 alunos
238 alunos
13 alunos
-

Em Minas Gerais, os maiores índices de Abandono Escolar encontram-se nos municípios de Cantagalo: 7,5% no Ensino Fundamental, e Toledo: 29,3% no Ensino Médio. Varginha tem 1,4% no Ensino Fundamental, e 8,7% no Ensino Médio. O maior índice de reprovação no estado é de 22,1%, no município de Santa Cruz de Minas. Varginha possui 9% no índice de reprovação.

VIII.            Distorção Idade-Série (Censo 2013)

Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Anos Iniciais
10%
11%
6%
Anos Finais
29%
24%
32%
Ensino Médio
28%
-
29%

Em Minas Gerais, os maiores índices de Distorção Idade-Série encontram-se no município de Santana do Deserto: 43,6% nos Anos Iniciais, e 69,2% nos Anos Finais.

2- INFRAESTRUTURA:
I.                    Laboratório de Informática


Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
55% (27 escolas)
46% (16 escolas)
77% (10 escolas)
Minas Gerais
53%
39%
88%
Brasil
44%
34%
82%

II.                  Acesso à Internet


Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
61% (30 escolas)
46% (16 escolas)
100% (13 escolas)
Minas Gerais
62%
47%
98%
Brasil
50%
40%
87%

Na Rede Municipal de Ensino, o total considerado pelo Censo Escolar 2013 contempla as 35 unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. No início de 2014, mais 04 escolas rurais e 02 escolas de Educação Infantil receberam acesso à Internet. A empresa responsável já recebeu Autorização de Fornecimento para efetivar a ligação nas 13 unidades de Educação Infantil restantes. Apenas 01 escola municipal rural não terá acesso à Internet, por motivo de inviabilidade técnica.
III.                Bibliotecas

Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
55% (27 escolas)
40% (14 escolas)
92% (12 escolas)
Minas Gerais
57%
42%
93%
Brasil
29%
20%
61%

IV.                Acessibilidade

Rede Pública (Estadual e Municipal)
Rede Municipal
Rede Estadual
Varginha
16% (8 escolas)
17% (6 escolas)
15% (2 escolas)
Minas Gerais
24%
19%
37%
Brasil
19%
15%
34%

Em 2013, 22 escolas municipais passaram por adequações arquitetônicas de acessibilidade (construção de rampas de acesso e banheiros acessíveis, colocação de corrimãos etc.). Assim, hoje a rede municipal de Varginha conta com 28 escolas com acessibilidade, ou seja, 80% da rede pública municipal. Considerando que a acessibilidade arquitetônica, por si só, não é garantia de condições educacionais igualitárias aos alunos com necessidades educacionais especiais, a educação pública municipal tem assegurada em suas políticas públicas o direito à educação especial através do atendimento educacional especializado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


A Educação Pública Municipal de Varginha desenvolve um trabalho sério, com comprometimento, vinculado aos princípios estabelecidos na Legislação Educacional, buscando sempre garantir a qualidade social da educação: acesso, permanência e sucesso do aluno da escola. Os docentes estão em constante aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas, através de estudos, planos de intervenção pedagógica e formação continuada de professores.
É possível verificar que, através da análise da trajetória educacional do município e da comparação destes dados com os dados e metas do Estado e do País, estamos num patamar de qualidade satisfatório. Entretanto, isso não nos exime de buscar avançar ainda mais para que tenhamos resultados cada vez melhores. Este compromisso está assegurado no Plano Municipal de Educação, através da melhoria contínua dos índices da Educação Pública. 
O rótulo de “referência negativa na Educação Pública” poderia, em tese, ser atribuído a um município cuja totalidade de indicadores educacionais estivesse muito abaixo dos parâmetros de referência nacionais – o que não é o caso de nosso município. Mesmo nos municípios onde algum índice encontra-se abaixo dos parâmetros nacionais, que são os referenciais para a Educação Básica, esta alcunha desqualificante não é utilizada, em respeito às especificidades de cada comunidade, neste país de proporções continentais. Talvez seja este o motivo pelo qual nem mesmo o Ministério da Educação, autoridade máxima da Educação em nosso país, não utilize termos pejorativos para classificar estes municípios. Em vez disso, após ser dada a devida transparência aos dados coletados, fornece toda a assistência técnica e financeira para que estes municípios efetivem as ações pactuadas para a melhoria dos seus indicadores educacionais.







[1] Plano Municipal de Assistência Social de Varginha 2014 a 2016 – p.09.
[2] Plano Municipal de Assistência Social de Varginha 2014 a 2016 – p.09.

[3] Plano Municipal de Assistência Social de Varginha 2014 a 2016 – p.10.

[4] Fonte: Censo Escolar 2013 (Educacenso 2013/INEP).

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