Considerações acerca da matéria “Varginha é referência negativa em educação
pública, revela estudo”.
De acordo com o Plano Municipal
de Assistência Social de Varginha 2014 a 2016, os dados utilizados para a
elaboração do diagnóstico foram baseados na comparação entre Varginha e “27
municípios mineiros de porte similar” [1].
Uma análise mais criteriosa e apurada dos dados é capaz de demonstrar como os
municípios utilizados nesta amostragem não podem ser considerados como
“similares”, principalmente se confrontarmos os dados relativos à economia
local (PIB), qualidade de vida (IDH), número de habitantes, número de
matrículas na Educação Pública e IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica.
O estado de Minas Gerais possui
853 municípios. Para a amostragem, foi utilizado um recorte de 28 municípios,
correspondentes a apenas 3,28% do total. Embora todos sejam considerados pelo
IBGE como municípios de ‘Grande Porte’, observa-se que 12 municípios têm
população maior que 100 mil habitantes, 07 municípios têm população entre 200
mil e 290 mil habitantes, 02 municípios têm entre 361 mil e 378 mil habitantes,
1 município tem aproximadamente 516 mil habitantes e os outros 2 restantes têm
aproximadamente 603 mil habitantes.
As diferenças continuam presentes
nos dados relativos à Rede Pública de Ensino destes municípios. A Rede Pública
de Ensino compreende as escolas das redes federal, estadual e municipal de
ensino. O número de escolas públicas entre esses municípios varia entre 40
escolas (Passos) e 187 escolas (Uberlândia). Importante destacar que apenas 17
municípios desta amostragem possuem escolas da rede federal.
De acordo com o Censo 2010
(IBGE), o PIB per capita destes municípios varia entre R$ 74.950,56 (Betim) e
R$ 6.499,24 (Ribeirão das Neves), e o IDH varia entre 0,789 (Uberlândia) e
0,684 (Ribeirão das Neves). Varginha é o terceiro colocado entre esses municípios,
com o PIB de R$ 32.133,82 e IDH de 0,778.
Considerando que os dados
analisados foram retirados de um pequeno recorte de 28 municípios do estado,
dentro do universo total de 853 municípios mineiros, a afirmação de que “Varginha é referência negativa em educação pública, diz estudo” na
matéria publicada no Jornal Gazeta de Varginha nº 9.017, de 01 de julho de
2014, foi baseada numa leitura descontextualizada dos dados apresentados no
Diagnóstico Social do Município de Varginha. A construção da matéria partiu do
pressuposto de que apenas estes dados apresentados são os parâmetros de qualidade
na Educação Pública. O corpo da matéria é composto de alguns recortes do texto
contido no Plano de Assistência Social, apresentados de forma desconexa ao
assunto central da matéria. Destaca-se ainda que a informação apresentada na
chamada “Varginha é referência negativa
em educação pública, diz estudo”
não consta nem no Diagnóstico Social, nem no Plano Municipal de Assistência
Social.
Para dirimir quaisquer dúvidas
sobre um Referencial na Educação Pública, faz-se necessária uma leitura mais
apurada deste documento o qual, juntamente com o conhecimento dos parâmetros de
qualidade na Educação, da realidade educacional do município, bem como a
contextualização dos mesmos dentro da realidade do Estado de Minas Gerais, tornará
possível, então, a emissão de um parecer tão conclusivo sobre a Educação
Pública de Varginha.
De acordo com o Plano Municipal
de Assistência Social de Varginha, alguns indicadores foram tomados como
parâmetros para a priorização de ações da Assistência Social. Esses foram,
então, organizados em um quadro, contendo a pontuação de cada um. O próprio
documento nos apresenta a seguinte informação sobre o quadro com as pontuações:
“Este quadro não representa uma ‘avaliação’ absoluta das questões abordadas, mas
fornece indicações dos temas em que é
possível e necessário avançar mais.” [2]
Ainda, de acordo com o documento:
“Os indicadores de saúde, educação, trabalho, violência etc. são determinados por um conjunto de fatores que
não ficam restritos à um [sic] única
área de política pública. Para tomar como
exemplo o abandono escolar, ele pode ocorrer em parte não somente em função da qualidade da escola, mas também por
razões de trabalho de crianças e adolescentes, conflitos familiares,
envolvimento com substâncias psicoativas, entre outros. Esses
condicionantes só poderão ser claramente identificados a partir do conhecimento
do território – pois as causas de um
mesmo problema podem variar de uma região para outra.”[3]
Com base nestas informações,
compreende-se de forma clara que os dados apresentados no documento não devem
ser interpretados de forma descontextualizada, nem tomados como uma avaliação
absoluta dos indicadores, devido aos inúmeros fatores que estão implicados de
forma intersetorial em cada um deles.
Assim, visando esclarecer alguns pontos, segue-se uma apresentação mais
detalhada dos dados educacionais do nosso município.
A Rede Pública de Ensino de Varginha/MG
A Rede Pública de Ensino do
município de Varginha é constituída de 49 escolas de Educação Básica, sendo:
·
01 escola da Rede Federal (Ensino Médio-
Educação Profissional Tecnológica/ 1º ao 3º ano);
·
13
escolas da Rede Estadual (Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano e
Anos Finais/6º ao 9º ano, e Ensino Médio);
·
35 escolas da Rede Municipal:
o
08 escolas urbanas de Ensino Fundamental – Anos
Iniciais/1º ao 5º ano e Anos Finais/6º ao 9º ano;
o
02
escolas urbanas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais/1º ao 5º ano;
o
16 escolas urbanas de Educação Infantil – 0 a 5
anos;
o
01 escola urbana de Educação de Jovens e Adultos
– Anos Finais/6º ao 9º ano e Ensino Médio;
o
08 escolas rurais de Ensino Fundamental – Anos
Iniciais/1º ao 5º ano).
De acordo com os dados do Censo
Escolar 2013, verificamos que a educação
pública municipal apresenta índices
superiores aos índices estaduais e nacionais. Numa análise da trajetória
educacional, verifica-se uma elevação nos índices municipais e estaduais. Esta
trajetória exitosa, por si só, configura-se como essencial para que o município
mantenha as políticas públicas propostas no Plano Municipal de Educação, para
que as metas propostas sejam atingidas e mantidas.
A seguir, seguem alguns dados
educacionais atualizados do município[4]:
1- APRENDIZAGEM
I.
Português – Proporção de alunos que aprenderam o
adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano –
quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e
do Brasil:
5º
ano
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
55% (950 alunos)
|
57% (578 alunos)
|
52% (371 alunos)
|
Minas
Gerais
|
37%
|
35%
|
40%
|
Brasil
|
51%
|
50%
|
53%
|
II.
Português – Proporção de alunos que aprenderam o
adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano –
quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e
do Brasil:
5º
ano
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
37% (516 alunos)
|
40% (262 alunos)
|
34% (253 alunos)
|
Minas
Gerais
|
22%
|
20%
|
23%
|
Brasil
|
33%
|
33%
|
33%
|
III.
Matemática – Proporção de alunos que aprenderam
o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano – quadro
comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e do
Brasil:
5º
ano
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
54% (938 alunos)
|
55% (557 alunos)
|
53% (380 alunos)
|
Minas
Gerais
|
33%
|
31%
|
36%
|
Brasil
|
50%
|
49%
|
51%
|
IV.
Matemática – Proporção de alunos que aprenderam
o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano nas redes –
quadro comparativo entre os índices do município de Varginha, de Minas Gerais e
do Brasil:
5º
ano
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
26% (363 alunos)
|
31% (197 alunos)
|
23% (165 alunos)
|
Minas
Gerais
|
12%
|
11%
|
12%
|
Brasil
|
22%
|
22%
|
22%
|
V.
IDEB – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
|
IDEB
do Município de Varginha
|
Metas
(Projeção)
|
||||||
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
|
Estadual
|
4,5
|
5,0
|
5,6
|
5,9
|
4,5
|
4,8
|
5,2
|
5,5
|
Municipal
|
4,6
|
5,0
|
5,4
|
5,8
|
4,6
|
5,0
|
5,4
|
5,6
|
Total
|
4,5
|
5,0
|
5,5
|
5,9
|
4,6
|
4,9
|
5,3
|
5,6
|
VI.
IDEB – Anos Finais (6º ao 9º ano)
|
IDEB
do Município de Varginha
|
Metas
(Projeção)
|
||||||
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
|
Estadual
|
3,5
|
3,8
|
4,2
|
4,2
|
3,5
|
3,7
|
4,0
|
4,4
|
Municipal
|
4,4
|
4,7
|
4,7
|
5,2
|
4,4
|
4,6
|
4,9
|
5,2
|
Total
|
3,9
|
4,2
|
4,4
|
4,7
|
3,9
|
4,0
|
4,3
|
4,7
|
VII.
Aprovação, Reprovação e Abandono – Rede
Municipal de Ensino (Censo 2013)
|
Número
de matrículas na Rede Pública Municipal
|
|||
Aprovados
|
Reprovados
|
Abandono
|
Falecidos
|
|
Anos
Iniciais
|
3.871 alunos
|
211 alunos
|
13 alunos
|
01 aluno
|
Anos
Finais
|
2.420 alunos
|
238 alunos
|
13 alunos
|
-
|
Em Minas Gerais, os maiores
índices de Abandono Escolar encontram-se nos municípios de Cantagalo: 7,5% no
Ensino Fundamental, e Toledo: 29,3% no Ensino Médio. Varginha tem 1,4% no
Ensino Fundamental, e 8,7% no Ensino Médio. O maior índice de reprovação no
estado é de 22,1%, no município de Santa Cruz de Minas. Varginha possui 9% no
índice de reprovação.
VIII.
Distorção Idade-Série (Censo 2013)
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Anos
Iniciais
|
10%
|
11%
|
6%
|
Anos
Finais
|
29%
|
24%
|
32%
|
Ensino
Médio
|
28%
|
-
|
29%
|
Em Minas Gerais, os maiores
índices de Distorção Idade-Série encontram-se no município de Santana do
Deserto: 43,6% nos Anos Iniciais, e 69,2% nos Anos Finais.
2- INFRAESTRUTURA:
I.
Laboratório de Informática
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
55% (27 escolas)
|
46% (16 escolas)
|
77% (10 escolas)
|
Minas
Gerais
|
53%
|
39%
|
88%
|
Brasil
|
44%
|
34%
|
82%
|
II.
Acesso à Internet
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
61% (30 escolas)
|
46% (16 escolas)
|
100% (13 escolas)
|
Minas
Gerais
|
62%
|
47%
|
98%
|
Brasil
|
50%
|
40%
|
87%
|
Na Rede Municipal de Ensino, o
total considerado pelo Censo Escolar 2013 contempla as 35 unidades de Educação
Infantil e Ensino Fundamental. No início de 2014, mais 04 escolas rurais e 02
escolas de Educação Infantil receberam acesso à Internet. A empresa responsável
já recebeu Autorização de Fornecimento para efetivar a ligação nas 13 unidades
de Educação Infantil restantes. Apenas 01 escola municipal rural não terá
acesso à Internet, por motivo de inviabilidade técnica.
III.
Bibliotecas
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
55% (27 escolas)
|
40% (14 escolas)
|
92% (12 escolas)
|
Minas
Gerais
|
57%
|
42%
|
93%
|
Brasil
|
29%
|
20%
|
61%
|
IV.
Acessibilidade
|
Rede
Pública (Estadual e Municipal)
|
Rede
Municipal
|
Rede
Estadual
|
Varginha
|
16% (8 escolas)
|
17% (6 escolas)
|
15% (2 escolas)
|
Minas
Gerais
|
24%
|
19%
|
37%
|
Brasil
|
19%
|
15%
|
34%
|
Em 2013, 22 escolas municipais
passaram por adequações arquitetônicas de acessibilidade (construção de rampas
de acesso e banheiros acessíveis, colocação de corrimãos etc.). Assim, hoje a
rede municipal de Varginha conta com 28 escolas com acessibilidade, ou seja,
80% da rede pública municipal. Considerando que a acessibilidade arquitetônica,
por si só, não é garantia de condições educacionais igualitárias aos alunos com
necessidades educacionais especiais, a educação pública municipal tem
assegurada em suas políticas públicas o direito à educação especial através do
atendimento educacional especializado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Educação Pública Municipal de
Varginha desenvolve um trabalho sério, com comprometimento, vinculado aos
princípios estabelecidos na Legislação Educacional, buscando sempre garantir a
qualidade social da educação: acesso, permanência e sucesso do aluno da escola.
Os docentes estão em constante aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas,
através de estudos, planos de intervenção pedagógica e formação continuada de
professores.
É possível verificar que, através
da análise da trajetória educacional do município e da comparação destes dados
com os dados e metas do Estado e do País, estamos num patamar de qualidade
satisfatório. Entretanto, isso não nos exime de buscar avançar ainda mais para
que tenhamos resultados cada vez melhores. Este compromisso está assegurado no
Plano Municipal de Educação, através da melhoria contínua dos índices da
Educação Pública.
O rótulo de “referência negativa
na Educação Pública” poderia, em tese, ser atribuído a um município cuja
totalidade de indicadores educacionais estivesse muito abaixo dos parâmetros de
referência nacionais – o que não é o caso de nosso município. Mesmo nos
municípios onde algum índice encontra-se abaixo dos parâmetros nacionais, que
são os referenciais para a Educação Básica, esta alcunha desqualificante não é
utilizada, em respeito às especificidades de cada comunidade, neste país de
proporções continentais. Talvez seja este o motivo pelo qual nem mesmo o
Ministério da Educação, autoridade máxima da Educação em nosso país, não
utilize termos pejorativos para classificar estes municípios. Em vez disso,
após ser dada a devida transparência aos dados coletados, fornece toda a
assistência técnica e financeira para que estes municípios efetivem as ações
pactuadas para a melhoria dos seus indicadores educacionais.
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