quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mutirão da Limpeza percorreu os bairros Catanduvas e Vila Nogueira

                                                           

Mutirão da Limpeza percorreu os bairros Catanduvas e Vila Nogueira
Essa semana o Mutirão da Limpeza percorreu as ruas dos bairros Catanduvas e Vila Nogueira num trabalho de eliminação de possíveis focos do Aedes Aegypti - mosquito transmissor da Febre Amarela -  Dengue. Foi na segunda-feira, dia 11, através de uma inciativa do setor de combate à dengue e da vigilância ambiental, com apoio da Secretaria de Obras através da Limpeza Urbana (com máquinas, caminhões e serviços de varrição), da Secretaria de Agricultura (com máquinas e caminhões) e da Secretaria de Meio-Ambiente (com o caminhão coletor de lixo), além dos Postos de Saúde da Família e dos Conselhos Comunitários, Escolas, Creches e Pontos do Comércio dos respectivos bairros.
Seguindo as orientações dos organizadores do Mutirão, os moradores depositaram nas calçadas todo o material inservível que estava em suas casas, como móveis velhos, pneus, objetos que detém água, dentre outros.  Somente os entulhos de construção e restos de podas de árvores não foram levados. Vale destacar que nos mutirões que vêm sendo realizados, agora que a população já está mais conscientizada, tem sido retirados em bairros menores, uma média de 04 à 06 caminhões de materiais inservíveis.
Chamamos a atenção sobre os sintomas da dengue: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas pelo corpo.
Trabalho por Amostragem
Além do Mutirão o setor de combate à dengue em conjunto com a vigilância ambiental, vem desenvolvendo periodicamente, amostragens referentes ao Aedes Aegypti, através de seus Agentes de Controle de Endemias, mantendo a cidade sob controle e realizando permanentemente ações de combate à este mosquito transmissor da dengue e conscientização de forma geral, em todos os aspectos, em nosso município.

 Fique Atento
             Em caso de febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas pelo corpo procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
Previna-se
*Limpe e tampe as caixas d’ água,
*Limpe as calhas,
*Descarte corretamente o lixo,
*Tampe galões, tonéis, poços, latões e tambores,
*Cubra e seque pneus que não estão sendo utilizados,
*Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado,
*Limpe e seque as bandejas de geladeira,
*Mantenha os vasos de plantas sem pratinhos ou colocar areia nos mesmos.
*Não deixe acumular água em bromélias e outras plantas,
*Feche vasos sanitários que não são usados constantemente,
*Vire os baldes e garrafas com a boca para baixo,
*Estique lonas de cobertura para não formar poças de água,
*Sempre trate a água de piscinas e fontes.
Lembre-se
Seja inverno ou verão, faça chuva ou faça sol, a dengue nos ameaça o ano inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos