sexta-feira, 19 de junho de 2015

"O governo brasileiro tem que mostrar de que lado está", diz Aécio Neves sobre as violações à democracia na Venezuela

 
"O governo brasileiro tem que mostrar de que lado está", diz Aécio Neves sobre as violações à democracia na Venezuela 
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, cobrou uma ação imediata do governo brasileiro em resposta aos episódios de violência ocorridos na Venezuela nesta quinta-feira (18). "O governo brasileiro precisa mostrar de que lado está: se do lado da democracia, de seus representantes, ou do lado do autoritarismo daquele país", declarou. 

"Nós vamos exigir é uma posição dura do governo brasileiro. Se não [ocorrer], nós vamos, do ponto de vista político, dentro do Congresso, fazer as retaliações necessárias em defesa da democracia. O que ocorreu hoje não atinge aos senadores que estão aqui; atinge a dignidade do povo brasileiro", destacou Aécio, que chegou ao Brasil na madrugada desta sexta-feira (19). 

Aécio, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e outros parlamentares participaram da comitiva de senadores brasileiros que foi nesta quinta-feira (18) a Caracas para se reunir com presos políticos da Venezuela, mas acabou impedida e vítima de agressões por parte de apoiadores do regime de Nicolás Maduro.
"Nós fomos recebidos pela intolerância de um regime que não aceita o contraditório", disse Aécio, que acrescentou: "Se havia alguma dúvida de que ocorre uma escalada autoritária naquele país, voltamos sem dúvidas". 

Organismos internacionais 
Aloysio Nunes lembrou que Brasil e Venezuela são signatários de acordos que preveem o respeito à democracia nos dois países, e que por isso a gestão de Dilma Rousseff pode exigir o cumprimento dos direitos humanos pelo regimede Caracas.
"O governo brasileiro tem o dever de reagir à essa provocação. Tomar providências nos âmbitos de OEA, Unasul e Mercosul", disse. 

O tucano ressaltou que "a visita começa agora", e que o testemunho dos senadores que participaram da comitiva contribuirá para que o Brasil conheça melhor a realidade venezuelana. 

Plenário 
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, falou que os parlamentares da oposição promoverão uma reunião na manhã desta sexta-feira e, em seguida, irão ao Plenário para expor o que viram na Venezuela. 

"O nosso objetivo era uma visita humanitária a presos políticos e a reafirmação de nosso compromisso com a democracia. Estaremos, todos nós, fazendo o relato dos episódios que testemunhamos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos