domingo, 19 de fevereiro de 2012

A pele queimou? Os pés estão doloridos por causa da folia? Veja as dicas

Exagerou no Carnaval? Saiba o que fazer para não perder os dias de folia

A pele queimou? Os pés estão doloridos por causa da folia? Veja as dicas para continuar aproveitando os dias de festa

Autor: Samira Ferreira
Fonte: Gazeta Online Norte

É verdade que os dias de Carnaval não têm sido ensolarados nas praias do Norte do Estado. Mas nem por isso dá para dispensar o uso do filtro solar. Segundo a médica dermatologista Elisabeth Lima, o mormaço também queima a pele. "As nuvens deixam passar 90% da radiação solar", explica.

Mas para quem se descuidou e está sofrendo com a pele vermelha, queimada pelo sol, algumas medidas simples podem aliviar o desconforto e o ardor. A médica recomenda o uso de cremes hidratantes à base de mentol e também dá uma receita caseira que funciona: "Aplique na pele uma papinha feita com um copo de água e três colheres de amido de milho, e deixe pelo tempo que achar suficiente".

Se a pele já está descascando, a preferência deve ser pelos hidratantes à base de ureia e lactato de amônio. "E nada de puxar a pele que está soltando e insistir em voltar à praia", alerta a dermatologista. "Mas se a praia for inevitável, fique na sombra e use uma camiseta de cor clara", recomenda.

Já em casos de aparecimento de bolhas, é preciso procurar um médico. Segundo Elisabeth, as bolhas são sinais de queimadura de 2º grau e podem oferecer complicações.

Agora, se o problema for os pés doloridos por causa da folia, saiba que dá para amenizar o quadro e continuar aproveitando os dias de festa. A médica dá uma dica simples, que deve ser feita ao chegar em casa:

- Mergulhe os pés em água morna e deixe-os em repouso por 20 minutos.
- Em seguida, deite e coloque as pernas para cima por 15 minutos. As pernas devem ficar acima da altura do coração.
- Depois, faça uma massagem com algum creme ou óleo hidratante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos