segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Homens, atenção: hora do check-up ocular


O avanço tecnológico da medicina e as soluções disponíveis no mercado já permitem escolher óculos e lentes totalmente personalizados

Hábitos nem sempre saudáveis e o avanço da idade estão entre os fatores que podem complicar a saúde dos olhos masculinos. Ainda assim, há motivos para ficarem um pouco aliviados, pois pesquisas recentes apontaram que as mulheres estão mais suscetíveis aos problemas com a visão do que os homens. A menopausa, o uso de maquiagem de qualidade duvidosa, as dietas repentinas, estão entre os fatores que as põem em luz de atenção ainda maior.

Isso não é motivo para a ala masculina se descuidar, porque, em contrapartida, acidentes de trabalho estão entre as causas de sérios problemas oculares para os homens e, por isso, é sempre imprescindível equipamentos de proteção individual. Sobretudo, especialistas indicam que uma consulta anual já é ideal e para aqueles que não notaram diferenças para ir ao médico, os sinais podem já estar evidentes, como enrugar a testa para ler ou para ver as coisas mais distantes ou de perto; dificuldade para identificar pequenos objetos e até tontura ou dor de cabeça podem estar associados aos erros de refração, já indicando que é hora de ir ao oftalmologista.

“O principal relato no consultório é a dificuldade para enxergar de longe ou perto, para dirigir à noite ou também para ler, principalmente, àqueles na faixa dos 40 anos. Os pacientes também se queixam com frequência de cansaço visual, ardor, lacrimejamento e vermelhidão ocular. Muitos desses problemas podem ter relação direta com o ambiente de trabalho, fechado e com ar condicionado, que prejudica a saúde ocular por manter baixa umidade do ar”, explica Dr. Adamo Lui Netto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

A dica do médico para melhorar os sintomas é a cada período de aproximadamente uma hora, dar um descanso para os olhos, lavando-os com água fria, além do alerta àqueles que precisam usar óculos e não se adaptaram, ainda: “os erros de refração podem diminuir a visão, além de intensificar os sintomas, para um mal-estar geral, inclusive, com indisposição gástrica. A correção óptica é imprescindível e obrigatória”, aponta o especialista. Consultar o médico, ter o receituário em mãos e escolher lentes que mais se adaptam ao perfil são fatores indispensáveis no uso dos óculos. A ZEISS está entre as companhias que oferecem lentes que trazem tecnologia de última geração, incluindo as lentes oftalmológicas, com acabamento específico contra raios UV (solares), ampliando o escopo de utilização das lentes. Além disso, os modelos progressivos oferecem altos índices de personalização atualmente, com amplitude variável para perto e intermediário, de acordo com o perfil; percepção espacial 3D e equilíbrio binocular, proporcionando mais conforto visual; e simetria horizontal, que possibilita impressões visuais idênticas nos ângulos oblíquos e diretos, entre outras características. Vale lembrar que essas lentes presentes no portfolio da companhia, com fotossensibilidade ou que combinam aspectos para uso solar com os de refração, podem ser também ideais para atletas ou adeptos de práticas esportivas.

Dr. Adamo afirma que os homens levam um intervalo menor para passarem a utilizar os óculos, quando os problemas são constatados. Pelos critérios de praticidade, conforto e usabilidade, preferem as lentes progressivas. “Com os modelos de última geração, os pacientes já preferem também as lentes com fotossensibilidade, próprios para trocas de ambientes, inclusive, sob o sol. Essa tendência é seguida ainda mais pelos homens a partir dos 35 anos”, conta e, ainda de acordo com o médico, antes dessa faixa, eles estão ainda mais ligados à moda, preferindo suas lentes solares à parte.

Com especial atenção para a presbiopia – vista cansada – que acomete homens e mulheres, com mais frequência a partir dos 40 anos, vale a pena não deixar de agendar a consulta com o oftalmologista porque, além dos riscos apontados, outras doenças como o glaucoma (alteração na pressão intraocular) e a catarata (perda da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos) estão entre as doenças que podem acometer os homens e só são detectadas com a realização de exames diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos