sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pela primeira vez no Brasil, a mostra “Civilização Romana”

Pela primeira vez no Brasil, a mostra “Civilização Romana” permite aos visitantes explorar e vivenciar os utensílios, tecnologias e as poderosas máquinas da época

A civilização romana foi a que formou um dos maiores Impérios que o mundo já viu. Muitas das tecnologias antigas que conhecemos e utilizamos hoje só se propagaram e preservaram graças às condições socioeconômicas criadas durante o Império Romano e a seletiva adaptação dos romanos de tal conhecimento. E muitas vezes nem somos capazes de imaginar o quanto essas tecnologias estão presentes no nosso cotidiano. Se fosse possível voltar no tempo e visitar Roma Antiga, ficaríamos muito surpresos de ver em quantos aspectos a nossa sociedade lembra aquela de 2000 anos atrás.

E dessas heranças deixadas por este grande Império que é formada a exposição “Civilização Romana”. Uma iniciativa do Centro Educacional Leonardo da Vinci em parceria com o Parkshopping, a mostra vem à Brasília em comemoração ao aniversário da instituição, que neste ano completou 44 anos desde sua inauguração e, mais uma vez, comemora presenteando a cidade com cultura e conhecimento.

No período de 15 de setembro a 15 de outubro de 2013, pessoas de todas as idades poderão conferir gratuitamente, na praça central do shopping, a mostra inédita no Brasil. A exposição, que nasceu do desejo de recriar esse fascinante período histórico o mais real possível, permite aos visitantes explorar e vivenciar os utensílios, as tecnologias e as poderosas máquinas, todas fielmente reconstruídas pelo artesão florentino Gabriele Niccolai, da empresa Niccolai SNC.

“A grande paixão pela história e a engenharia junto às técnicas desenvolvidas no nosso laboratório nos levou à criação de réplicas de máquinas e ferramentas antigas projetadas por mestres como Leonardo da Vinci e Vitruvio”, explica Niccolai. Segundo o artesão, a reconstrução dessas peças só foi possível por meio de um estudo meticuloso do De Architectura de Vitruvio, renomado arquiteto e engenheiro romano do primeiro século a.C.. Todas as peças são meticulosamente reproduzidas com materiais disponíveis na época, tais como madeira, ferro, tecido e bronze.

Grande parte das peças que serão expostas são máquinas funcionais que irão propor um alto nível de interatividade com as invenções que marcaram época. A história do Império Romano também será contada por meio de painéis bibliográficos, e pela descrição das máquinas expostas. Os visitantes, neste mergulho na história, poderão conhecer peças como o relógio de água, que graças a alguns tanques com torneiras reguláveis, indicam o decorrer do tempo; a réplica do Coliseu, o maior anfiteatro já construído no Império Romano, capaz de acomodar até 80.000 espectadores; o bate-pau romano, utilizado para fincar paus em solos molhados; e a catapulta, um dos mais antigos instrumentos de guerra, utilizada pelos romanos para sitiar cidades guarnecidas de muralhas, dentre outros objetos.

Além das grandes máquinas, a mostra exibirá outras três seções temáticas: Gênio Militar, Construindo Roma e Estilo de Vida e Entretenimento. “Civilização Romana“ já foi exposta na Itália, Austrália, Nova Zelândia, Macau, Hong Kong, Coréia do Sul e China.

Serviço:
Civilização Romana - De 15 de setembro a 15 de outubro de 2013, na praça central do ParkShopping. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 22h. Entrada Gratuita. Classificação indicativa: LIVRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos