sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Com a avó atrás do toco.

Com a avó atrás do toco.

 Não sei como começou esta Expressão, apenas sei que é antiga e que eu a uso para definir quando amanheço com alguma coisa me incomodando. E falo amanheceu com a avó atrás do toco. Minha filha de 19 anos tem dias que reclama mãe não sei o que fala que é isto?
 Eu diria conflito de gerações linguagem e valores diferentes. Quando minha geração acabar, vai também uma parte da memória. Canções, historias e expressões.
Até mesmo receitas. Tantas já se perderam. Medicamentos e ervas estes então quase não conhecem. Relacionamentos de pais e filhos se modificaram rapidamente com a internete mesmo eu tendo acesso e entrando em canais como facebook, twitter e Orkut, esta complicado. Valores mudam?
 Sim valores mudam e rápido. O que era ruim ontem tornou se bom hoje.  O que era errado hoje é comum. Não é só a política que mudou. Hábitos mudaram. Hoje o jovem sai no horário que já tínhamos que estar em casa. Falam de ir embora morar em seu próprio Ap. E não gostam que queiramos saber o que fazem. Não gostam que os pais entrem em seu desarmado quarto porque vão atrapalhar o atrapalhado
. Mesmo sendo politicamente corretos os jovens estão mudando de opinião, valores que eram corretos hoje são caretas. Graças a Deus minha filha é        ainda muito parecida comigo, embora tenha atitudes lindas, é diferente. Mas nem sempre é fácil entender e com prender este mundo novo. Vi mudar de tudo um pouco desde política e a religião. Religião muda? Sim muda, muda até a forma de celebrar uma missa, antes latim, roupas dos sacerdotes e maneiras de ser.  Mesmo os evangélicos mudaram novas igrejas mulheres sendo pastoras, enfim tudo mudou. Até as abelhas mudaram, elas vem comer açúcar em vez de polem nas florestas. Adaptação do reino animal e o vegetal com novas formulam transgênicos. O mundo que eu nasci já não existe a roça mudou
 Os agricultores compram verduras no mercado.  Sinto nostalgia e até mesmo tristeza de não ver o mundo como cresci. Lembro-me de     mil andorinhas cruzando o céu e enchendo os fios elétricos do alegre e cansado bando. As maritacas que superlotavam as mangueiras e jabuticabeiras e tantos outros bichos que      passavam. Vagalumes e pirilampos acendendo sua mágica luz e os morcegos sobrevoando a luz do luar.
As comidas no fogão de lenha demoradas e saborosas. Os doces nas safras das frutas, pamonhas quando era [época de milho e curau
 .  Rapaduras e puxa na porta da escola. O padeiro com seu pão cheiroso e gostoso que já não existe mais.  As historias dos mais velhos à noite e os amigos ao redor, bandos de primos levados enchendo os dias de algazarras e espertezas.  Meninas brincando de roda mais de 20. A escola, os amigos. Tempo bom onde éramos livres e protegidos.  Hoje só um computador e uma consciência coletiva sem muita diferença. Globalização... Roupas iguais, e apatia.  Musicas estrangeira e valores de outras nações.  Que saudade de mim.
Dione Fonseca

Um comentário:

  1. I like what уou guys tend tο be uр too. This tурe of сlevеr work and гeporting!
    Keep up the gooԁ ωorks guys І've included you guys to blogroll.

    Feel free to visit my homepage :: home depot garden center

    ResponderExcluir

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos